Curso amplia qualificação para cuidadores de idosos

Secretaria da Saúde em parceria com o Senac Lajeado entregou o diploma para 15 alunas

O curso cuidador de idoso é uma formação que tem se tornado cada vez mais valorizada e necessária, diante do envelhecimento da população e da crescente demanda por profissionais capacitados para cuidar dos idosos. 

Segundo o vice-prefeito e Secretário da Saúde, Lairton Heineck (Republicanos), a primeira turma recebeu o diploma esta semana. Ao todo 15 alunas se inscreveram para participar da formação que visa capacitar profissionais para cuidar de idosos, tanto em casa quanto em instituições especializadas.

Para Heineck, a ideia surgiu devido ao aumento do número de pessoas idosas e a falta de profissionais qualificados para auxiliar. “A população cresce cada dia mais. O município conta com mais de 1,8 mil idosos acima dos 65 anos. Este projeto é fundamental para garantir uma formação de qualidade e ampliar as oportunidades de trabalho.”

Durante o curso, aprendem técnicas de cuidado, como higiene pessoal, alimentação, medicação, acompanhamento de atividades físicas e de lazer, entre outras. A capacitação foi realizada em parceria com o Senac Lajeado, sob coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em breve, o município deve anunciar uma nova parceria com o Senac Lajeado e iniciar a formação da segunda turma.

 

Responsabilidade

Iliane Stumm foi uma das primeiras a fazer a inscrição. “Cuido de pessoas idosas no hospital há três anos e sempre buscava uma qualificação para ter mais conhecimento. No curso aprendemos muita coisa, como por exemplo, a fornecer a comida correta, oxigênio, sonda, medir a pressão, o pulso entre outros procedimentos importantes para cuidar com responsabilidade.”

 

As formandas

 

Maria Clair Garcia

Aqueles Zenatti

Elaine Giovanella

Claudete Pereira Souza

Lovarda Maria Both

Cleidiane Maria Lazzaron

Ângela Regina da Fonseca

Inês Cardoso

Treiceli Oliveira

Denise Seidel Rother

Vanderleia da Silva Santos

Luisa Barbieri

Iliane Stumm

Eliane Dhein

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Otelio Debres apresenta trajetória, experiências e lições

O município recebeu na noite de ontem o empresário e fundador da rede de lojas Lebes, Otélio Drebes, com a palestra show: “Você sempre pode ir além.”

Cerca de 200 participaram do evento no Salão da União Centenária, no Centro. Com 88 anos, Otelio apresentou o case de sucesso como empresário, sua trajetória e lições de vida, a experiência e os segredos para quem empreende.

“Gosto de viver o agora, com vontade da descoberta, me reinventando com alegria e simplicidade. Como faz uma criança: sempre intensa e verdadeira. Hoje desbravo o mundo das palestras. Sinto-me um vitorioso. Pleno, cheio de vontade de viver.”

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), a história de vida, experiências e desafios são incentivos motivadores para todos.

“Como ele mesmo nos ensinou, o segredo do sucesso é a persistência. Não podemos desistir nunca. Temos que ser os primeiros a chegar e não pensar pequeno. É preciso ser diferente das demais pessoas e sempre que pudermos, fazer algo além do que nos foi solicitado”, destacaram.

Além da palestra, os participantes foram brindados com um jantar oferecido por Drebes. O único investimento foi um quilo de alimento.

 

Confira mais do evento no álbum:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.758997442902076&type=3

 

Fotos Vídeo Versa Produções e texto Giovane Weber/FW Comunicação 

 

Leia mais

Definidas as atrações da 8ª Exposição de Orquídeas e Feira de Artesanato

Shows musicais, exposição de carros antigos, orquídeas, artesanato, feira do turismo e da agroindústrias integram programação

Organizada pela Associação de Artesãos e Núcleo de Orquidófilos em parceria com a Emater/RS-Ascar e apoio da Administração Municipal, a 8ª Exposição Regional de Orquídeas e Feira de Artesanato definiu a programação do evento.

Segundo as organizadoras, Rosângela Simonetti e Karina Kaiser, o evento ocorre nas dependências da União centenária, OASE, Praça Adolfo Laufer, Rua Getúlio Vargas e 24 de Maio.

Entre as atrações confirmadas está a exposição de artesanato, orquídeas, flores, Feira de Agroindústrias, feira do Turismo, confeitarias, padarias, exposição de carros antigos sob organização do Clube do Fusca de Marques de Souza, brinquedos infláveis gratuitos, campanha de coleta de lixo eletrônico, ação solidária com doação de 1kg de alimento não perecível, shows culturais e musicais e praça de alimentação.

No sábado, às 14h, será apresentada a proposta de criação de uma rota turística envolvendo municípios do Vale do Taquari e do Alto da Serra do Botucaraí.

 

Festa de negócios

O prefeito Fábio Mertz (PP), destaca a importância do evento para fortalecer a economia e evidenciar as potencialidades de todos os setores do município. “Será uma festa de negócios. É uma forma de gerar novas oportunidades, emprego e renda.”

 

Patrocinadores

O evento tem o patrocínio de Rabaioli Compagnoni Materiais de Construção e Sicredi Integração RS/MG (Ouro); Certel (Prata); Disafe e STR Supermercados (Bronze). Apoio da Prefeitura Municipal de Marques de Souza e Emater/RS-Ascar. Informações pelo telefone (51) 99817-8547 (encontro de carros antigos - Luis Paulo Gross); (51) 9.9817-5699 (Rosângela Simonetti) ou (51) 9.9353-2771 (Karina Kaiser).

 

Programação

Dia 25 (sexta-feira)

13h - Julgamento das orquídeas

14h - Abertura da feira de para visitação

14h30min – Reunião da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) no CTG Caminhos da Serra

Encontro das primeiras damas (Pedra d'Mim Centro Ecológico)

16h30min – Chegada da Centelha da Chama Crioula

17h - Abertura da Exposição de Orquídeas para visitação

17h30min - Cerimônia oficial de abertura da 8ª Exposição de Orquídeas e Feira de Artesanato

20h – Encerramento da feira e Show com Banda Alma Nova

22h - DJ Tampinha (Flash Dance)

 

Dia 26 (sábado)

9h - Abertura da feira

9h30min – Apresentação de programas de rádio ao vivo

13h30min - Baile com a Bandda Genial e abertura da exposição de carros antigos (valor das inscrições por veículo será de R$ 40,00 e R$ 35,00 com doação de 1kg de alimento não perecível)

14h – Apresentação da proposta de criação de uma rota turística envolvendo os municípios do Vale do Taquari e do Alto da Serra do Botucaraí

15h - Encontro regional de soberanas  

16h – Baile com a Banda Arpejo

20h – Show com a Banda Eletro Rádio

21h – Encerramento da feira  

22h - DJ Tampinha (Flash Dance)

 

Dia 27 (Domingo)

9h - Abertura da feira e abertura da exposição de carros antigos

9h30min – Apresentação de talentos regionais  

11h - Orquestra Municipal de Travesseiro

13h – Baile com a Banda Os Hermanos

16h – Baile com a banda La Montanara

18h – Encerramento da feira - DJ Tampinha (Flash Dance)

 

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Colaboradores transformam Praça Adolfo Laufer

Os colaboradores da agência Sicredi Região Centro RS/MG realizaram uma ação social alusiva ao Dia de Cooperar ou “Dia C” no último sábado. 

Este é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

O trabalho consistiu na revitalização da Praça Adolfo Laufer, localizada ao lado da sede da cooperativa, na área central. Este foi realizado pelos colaboradores Nicole Stacke, Daniele Closs, Milena Bauer, Anderson Southier, Diego Scherer e Felipe Rempel.

“Esta ação e tantas outras realizadas pelos nossos colaboradores e associados, são materialização de nossa crença de que, juntos, podemos contribuir para a construção de um mundo melhor e mais próspero” afirmam.

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Doação de roupas beneficia famílias carentes

A Secretaria Municipal da Assistência Social em parceria com a Defesa Civil, organizou uma ação de distribuição de roupas e agasalhos na Praça Recanto Livre, no Centro. O objetivo foi beneficiar as famílias mais carentes para enfrentar os dias mais frios e de chuva.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) também recebe doações (roupas masculinas e femininas de todos os tamanhos e faixas etárias, sapatos, roupas de cama, fronha, travesseiros e cobertores).

Os interessados em auxiliar podem fazer a entrega diariamente, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min, na Rua Carlos Jaeger, número 591, no Centro. Informações pelo telefone (51) 3705-1145.  

Além do CRAS, existem pontos de coleta nas escolas municipais, prefeitura, Posto de Saúde e Supermercado do STR.

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Festa da Laranja é marcada por reencontros e gastronomia

Mais de mil pessoas prestigiaram o evento organizado pela Comunidade Católica São José, de Vasco Bandeira

Marlete Datsch veio de Lajeado para reencontrar amigos e reviver um momento especial. “Em 2007 minha filha foi boneca da festa e foi emocionante ver o quadro dela na parede, passa um filme na nossa cabeça. Aproveitei para levar umas laranjas, abraçar velhos amigos e recordar este dia maravilhoso.”

Já Salete Vettorazzi se dividiu entre o trabalho e as brincadeiras, como o concurso de descascar laranja, na qual ela foi a vencedora. “Esta festa é um dos eventos mais esperados da comunidade. Fico emocionada em ver todos empenhados em trabalhar, servir bem os convidados e manter viva esta tradição.”

A 38ª Festa da Laranja, organizada pela Comunidade Católica São José, de Vasco Bandeira, foi sucesso de público. O presidente José Costa fez questão de agradecer por toda ajuda recebida.

“Este evento é retrato da união e do esforço comunitário. Nem a gente acreditou que seria tão grande, mas foi bom rever amigos e juntos festejar mais uma edição que com certeza ficará marcada na memória de cada participante.”

O prefeito Fábio Mertz (PP) destacou a importância do espírito comunitário para fortalecer as entidades. “Motivar o sentimento coletivo e incentivar o senso de pertencimento cidadão é um processo que envolve vários atores sociais. Cada um tem um papel fundamental. É um processo de empoderamento. As pessoas devem se sentir importantes neste processo e aqui percebemos isso. Parabéns.”

A festa iniciou com alvorada festiva, missa, concurso da motosserra, escolha dos melhores conjuntos de laranja (variedades de Comum, Umbigo e Valência), dos melhores derivados – cuca, bolo, pudim e rocambole, seguido de almoço, escolha da boneca da festa (Emanuelle Vettorazzi e Luísa e Elisa Baldissera), e baile com a banda Sonho Musical.

 

Ganhadores

Bolo

1 – Antenor Vettorazzi

2 – Mari Lurdes Spinelli

3 – Angela rabaiolli

 

Rocambole

1 – Mari Lurdes Spinelli

2 – Rosane Vettorazzi

3 – Maria Vettorazzi

 

Pudim

1 – Edina Spinelli

2 – Maria Wommer

3 – Adriana Petrini Colleti 

 

Cuca

1 – Merlin Mocellin

2 – Venilde Machado

3 – Josefina Petrini

 

Variedades de laranja

 

Comum

1 – Nelciani Barbieri

2 – João Vitor Petrini Kollet

3 – Geni Petrini

 

Valência

1 – Caroline Petrini

2 – Adolfo Dalmoro

3 – Pâmela Zago D’Mello

 

Umbigo

1 – Caroline Petrini

2 – Neide Grana

3 – Rosane Vettorazzi

 

https://fb.watch/lHXsIDudBf/

https://www.youtube.com/watch?v=_zv8NkhliRQ

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Reunião com ANTT busca alterações em projeto

Comitiva esteve reunida com agentes da CCR ViaSul para apresentar as melhorias necessárias ao longo da rodovia

Com o objetivo de garantir mais segurança e fluidez ao longo do trecho a ser duplicado, entre Lajeado até o trevo de acesso à cidade, uma comitiva de autoridades esteve reunida novamente em Santa Catarina, na Regional Sul da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além do prefeito Fábio Mertz (PP), estiveram presentes o assessor jurídico Evandro Muliterno de Quadros, o engenheiro civil Samir Battisti, o vereador Amenófis Stacke, a diretora de engenharia da CCR Rodovias, Thaís Caroline Borges e representantes do órgão federal.

Durante o encontro, Mertz apresentou as demandas necessárias para tornar o trecho mais seguro em vários pontos, a exemplo do trevo de acesso e as vias laterais.

“Precisamos asfaltar o entorno, reforçar a sinalização por debaixo das duas pontes, fazer a drenagem para evitar o alagamento da área em dias de chuva intensa e assim ficarmos isolados, sem ter acesso à BR, fora outras tantas melhorias ao longo da via. Precisamos fazer estas alterações para facilitar o trânsito e evitar tragédias, o quanto antes.”

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Posto de Saúde fechado para troca de telhado

A Unidade Básica de Saúde, do Distrito de Tamanduá está em obras. Entre as melhorias em andamento está a troca do telhado, cuja estrutura estava bem comprometida. O investimento chega a R$ 124 mil, com recursos próprios.

“Iremos qualificar, otimizar e readequar os serviços da atenção primária, investindo na infraestrutura, equipamentos, recursos humanos e serviços. Vamos oferecer um atendimento qualificado e digno. Bem como melhores condições aos nossos colaboradores, diretos e indiretos”, destaca.

Enquanto as obras prosseguem, o atendimento é feito na Sede. Informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

“Estas obras trazem mais desenvolvimento, acessibilidade e segurança”

Projeto de calçamento da Rua 4 de Setembro recebeu mais de R$ 920 mil em investimentos

Na presença de autoridades e moradores, a Administração Municipal fez a entrega oficial do calçamento da Rua 4 de Setembro, no Loteamento Brisas do Forqueta. Entre recursos de emendas parlamentares, liberadas pelos deputados federais Elvino Bohn Gass (PT) e Maurício Dziedricki  (Podemos) e recursos próprios, o investimento passou de R$ 920 mil.

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP), é mais uma importante obra de infraestrutura que transformará a vida de dezenas de moradores, além de proporcionar mais acessibilidade, bem-estar e valorização dos imóveis.

“Estamos felizes por conseguir oferecer esta melhoria sem custos aos moradores e ainda valorizar seus imóveis. Aqui teremos mais segurança e acessibilidade para todos. Vamos pavimentar outras ruas, entre elas a Arno Becker, onde aguardamos a liberação de recursos.”

Mertz ainda das demais obras em andamento como a reforma do Posto de Saúde no Distrito de Tamanduá, construção do novo prédio para a Brigada Militar, ampliação da Escola de Educação Infantil Brilho de Infância, o asfaltamento da Estrada Pastor Berthold Engelhardt entre outros projetos.  

 

Política de resultados

O vereador Wilkyns Gross, responsável em intermediar um recurso de R$ 250 mil, destacou a importância da obra. “Hoje entregamos, junto com a atual gestão, uma promessa feita há cinco anos. A política séria, é a política de resultados. E este é o que vemos aqui, pois estamos preocupados em fazer o melhor para a população.”

Segundo a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Scherer, o desafio é sempre fazer melhor em todas as áreas. “Agora não precisamos mais conviver com a poeira e conseguimos padronizar a infraestrutura. Traz qualidade de vida e atende uma reivindicação dos moradores.”

 

Valorização dos imóveis

Carlos Busch elogia o empenho do Executivo em proporcionar melhorias em todas as áreas. Além da valorização dos imóveis, destaca a melhora na qualidade de vida, na segurança e na acessibilidade. “É um dia histórico, de felicidade sem tamanho. Precisamos manter este trabalho, respeito e boa aplicação dos recursos.”

Rui Juchum possui um terreno na rua e está feliz em ver o imóvel mais valorizado com a obra. “É o fim da poeira e do barro. Precisamos agradecer pela conquista, sem ter gasto nenhum valor por isso.”

Logo após os pronunciamentos, foi servido um coquetel aos presentes.

 

Fotos Daniel Storck (aérea) e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Conferência discute políticas públicas de assistência social

O salão da OASE sediou recentemente a Conferência Municipal de Assistência Social. Com cerca de 70 participantes inscritos, nesta edição teve como tema “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos” e envolveu cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os Segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e por fim, Benefício e Transferência de Renda.

De acordo com a presidente do Conselho, Ana Caroline Schneider, as propostas discutidas e aprovadas buscam o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Foi uma ocasião propícia para compartilhar experiências, discutir propostas e elaborar estratégias que contribuam para a evolução dos projetos.”

O Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, entende que este é um momento fundamental para avaliar a efetividade das políticas e estabelecer direcionamentos para o SUAS.

“As conferências são espaços privilegiados de diálogo e participação, nos quais é possível ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções conjuntas. É uma oportunidade valiosa para fortalecer e aprimorar as políticas de assistência social em nosso município.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Distribuição de roupas e agasalhos

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) organiza para quinta-feira, dia 6, uma distribuição de roupas e agasalhos na Praça Recanto Livre, no Centro. Na parte da manhã, o grupo atende ao público das 9h às 11h30min e de tarde, das 13h às 16h.

A população também pode fazer doações de roupas de inverno, cobertores, roupas de cama e calçados em bom estado de conservação.

 

Foto divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Arraial da vacina imuniza público de todas as faixas etárias

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou na manhã deste sábado o Arraial da Vacina. Segundo o Secretário Lairton Heineck (Republicanos), o objetivo da ação foi possibilitar para o público em geral se imunizar contra a gripe, Covid 19 e atualização da caderneta com aplicação de doses de rotina para todas as faixas.

“As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos. Ficamos felizes com tantas pessoas que procuraram nossa equipe.”

Além de comes e bebes tradicionais de São João, ainda foram colocados à disposição das crianças brinquedos infláveis. As doses ainda podem ser aplicadas no Posto de Saúde.

O local está aberto das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. No ato da vacina é imprescindível portar o cartão de vacinação e documento de identidade. Informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Doses disponíveis

Vacina contra a gripe: acima de 6 meses de idade;

Vacina bivalente: adultos (acima de 18 anos) que tenham realizado pelo menos duas doses da monovalente (última dose feita há mais de 4 meses);

Vacina Covid para crianças: a partir dos 6 meses de idade e adolescentes que não realizaram, ou estão em atraso com alguma dose;

Estarão disponíveis doses de vacinas de rotina para todas as faixas etárias

 

Fotos Divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais