Agricultura e Meio Ambiente

Com incentivos, três gerações permanecem na propriedade

Famílias apostam na criação de aves para aumentar a renda e jovens continuar no meio rural

Em Picada May, a família Gross, Brum e Keil são um dos exemplos de quando a Administração Municipal cria projetos para estimular o empreendedorismo, todos ganham e o município se desenvolve.

O casal Ari e Gelsi Gross, a lado das filhas Ângela e Angélica, dos genros Paulo Gilberto Brum e Aldemir Keil e dos netos Willian e Felipe, há seis anos iniciam um projeto de construção de três aviários no modelo Dark House para garantir uma renda fixa e melhorar a qualidade de vida no interior. São 140 mil aves alojadas.

Agora, com incentivos da Secretaria Municipal de Obras e Agricultura, a família Brum iniciou a preparação do terreno para erguer mais duas estruturas para alojar 106 mil aves por lote. O investimento passa de R$ 2,8 milhões.

Vamos ter três gerações trabalhando juntas na propriedade. É algo muito gratificante para nós. A ajuda da prefeitura é essencial para este sonho virar realidade e conseguirmos crescer, aumentar o nosso rendimento e produzir mais alimentos”, destaca Paulo.

O filho Willian está contente e já se prepara para administrar o empreendimento no futuro. “Aqui me sinto um dos donos e posso contribuir para tornar a atividade cada vez mais rentável. Na cidade seria apenas um empregado, com salário fixo e poucas perspectivas de crescimento dependendo da área que iria atuar.”

Emprego e renda

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o Secretário Municipal da Agricultura, Diego Bazzo, visitaram as obras. “Trabalho, renda, emprego e sucessão. Aqui sentimos orgulho de dizer o quanto nosso projeto ajuda no desenvolvimento do interior e reflete na cidade. Para investir é preciso criar condições e este é o nosso compromisso com cada empreendedor que queira ampliar suas atividades”, afirma Mertz.

Desde 2021 foram construídos 16 galpões para alojar frangos de corte e com capacidade de alojar 852.210 aves. A produção registrou aumento de 38%.

Foto Giovane Weber/FW Comunicação