Reunião discute Programa RS Qualificação

O prefeito em exercício, Lairton Heineck, recebeu no gabinete o assessor especial da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gabriel Quevedo. Durante a reunião foram discutidas ações a serem implementadas com o desenvolvimento do Programa RS Qualificação. 

Conforme Heineck, um programa de qualificação de mão de obra é de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade, ao ajudar a melhorar as habilidades e a empregabilidade dos cidadãos.

“Esse tipo de iniciativa pode contribuir significativamente para o crescimento econômico local, atrair investimentos e gerar mais oportunidades de emprego. Além disso, a qualificação profissional pode elevar o padrão de vida da população e fortalecer a competitividade da região no mercado de trabalho.”

A iniciativa prevê a oferta de qualificação e capacitação nas áreas de indústria, serviços e empreendedorismo, para aumentar a empregabilidade e o faturamento de pequenos negócios.

Cursos de soldagem, elétrica predial, robótica, construção em alvenaria, técnicas básicas para o cuidado com o idoso e informática serão oferecidos, em parceria com o Sistema S. Quase 100 pessoas serão qualificadas. Ainda participou do encontro o vereador Beto Giovanella.

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Inscrições para concurso abrem dia 17

A prefeitura abre as inscrições para concurso público e formação de Cadastro Reserva do Quadro Geral dos Servidores e do Quadro do Magistério, com a execução técnico-administrativa da empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas Ltda, no dia 17, próxima quarta-feira.

As vagas abertas são para: Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Controlador Interno, Farmacêutico, Médico da Família – 20h, Médico da Família – 40h, Merendeira, Monitor Educacional, Motorista, Operador de Máquinas, Operário Especializado, Pedreiro, Professor de Arte, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Música, Professor de Português, Professor de Séries Iniciais, Psicólogo – 20h, Servente e Técnico em Informática.

A carga horária será de 20h a 40h semanais. Os vencimentos variam entre R$ 1.497,32 a R$ 18.030,28. As inscrições encerram no dia 14 de fevereiro e podem ser feitas somente no site: www.legalleconcursos.com.br.

A aplicação da prova Teórico-Objetiva será no dia 24 de março. Já a Prova de Títulos ocorre entre os dias 26 e 30 de abril e a prova prática, no dia 4 de maio. A homologação dos resultados finais está prevista para o dia 10 de maio.

Confira o edital completo no site: https://marquesdesouza.rs.gov.br/share/edital-no-001-abre-inscricoes-para-concurso-publico

 

Foto Daniel Storck e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Arborização torna ambiente mais agradável

A arborização do parque municipal é de extrema importância para a qualidade de vida da população, pois as árvores ajudam a purificar o ar, reduzem a poluição sonora, oferecem sombra e contribuem para a beleza e harmonia do espaço.

Conforme o prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck, as áreas verdes são essenciais para o bem-estar físico e mental das pessoas, proporcionando um local para atividades físicas, lazer e convívio social.

“Esta é uma das nossas prioridades, pois reconhecemos a importância das áreas verdes para a qualidade de vida da população. Estamos trabalhando para garantir um ambiente saudável e agradável para os munícipes, investindo em projetos de arborização e manutenção das árvores já existentes. Queremos um parque cada vez mais bonito e acolhedor para que as pessoas possam desfrutar de momentos de lazer e convívio social em um ambiente seguro.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Prefeito viaja a Brasília em busca de recursos

Fábio Mertz esteve na capital federal em busca de recursos para diversas áreas de investimento no município, como saúde, turismo, educação e infraestrutura.

Segundo ele, foram várias as audiências com deputados, senadores e ministérios para apresentar os projetos e verificar o andamento das demandas posteriormente encaminhadas. Para Mertz, o contato com os parlamentares em Brasília é muito importante para garantir apoio e destinação de recursos, que ajudam a desenvolver e colocar em prática ações no município.

“Entregamos importantes pautas para que possam, em breve, tornarem-se realidade. Foram inúmeras agendas com parlamentares e representantes dos ministérios, que certamente trarão significativos retornos para a população.”

Entre os gabinetes visitados estão o do deputado Ubiratan Sanderson Deputado Federal (PL/RS); Afonso Hamm (PP/RS); Giovani Cherini (PL/RS); Bibo Nunes (PL/RS); Pedro Westphalen (PP/RS); Carlos Gomes (Republicanos/RS); senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) entre outros.

Outro ponto acompanhado foi o andamento do projeto de reforma tributária junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). “Precisamos participar e ajudar a apontar as mudanças que precisam ser feitas no texto durante as discussões. Somente vamos evitar perdas de arrecadação no futuro.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Revelados os ganhadores do Dia dos Pais

A Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) realizou o quarto sorteio de prêmios da Campanha Nota da Sorte, na loja Aquarela. Os vales-compras podem ser retirados na loja CR. O próximo sorteio ocorre no dia 14 de outubro.

O consumidor tem direito a uma cautela a cada R$ 100,00 em compras no comércio local. Quem adquirir nos empreendimentos não associados, deve fazer a troca na Loja CR, Da Moto ou Joalheira Libra.

 

Sortudos

 

Um vale-compras de R$ 2 mil

Bruna C. Hofle - Travesseiro - cautela Benoit

 

Dois vales-compras de R$ 1 mil

Aniceto Heineck- Cidade d'água - cautela Gluck Pub

Henrique Fuchs - Picada May - cautela STR

 

Oito vales-compras de R$ 500,00

Cristian Dalmoro - Bela Vista do Fão - cautela Armazém moda e estilo

Voni Scherer - Felipe Essig - Travesseiro - cautela STR

Clarice Meyer - Cidade d'água - cautela Certel

Claudemir Hofle - Centro de Marques de Souza - cautela Acimas

Rodrigo M. Britto - Centro de Marques de Souza - cautela Associação Hospitalar

Nelsi Baum - Centro de Marques de Souza - cautela Bella Marques

Lucia Batista Pereira- Centro de Marques de Souza - cautela Associação Hospitalar

Roberta Cristina Saenger - Vila Esperança - Marques de Souza - Cautela STR

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Otelio Debres apresenta trajetória, experiências e lições

O município recebeu na noite de ontem o empresário e fundador da rede de lojas Lebes, Otélio Drebes, com a palestra show: “Você sempre pode ir além.”

Cerca de 200 participaram do evento no Salão da União Centenária, no Centro. Com 88 anos, Otelio apresentou o case de sucesso como empresário, sua trajetória e lições de vida, a experiência e os segredos para quem empreende.

“Gosto de viver o agora, com vontade da descoberta, me reinventando com alegria e simplicidade. Como faz uma criança: sempre intensa e verdadeira. Hoje desbravo o mundo das palestras. Sinto-me um vitorioso. Pleno, cheio de vontade de viver.”

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), a história de vida, experiências e desafios são incentivos motivadores para todos.

“Como ele mesmo nos ensinou, o segredo do sucesso é a persistência. Não podemos desistir nunca. Temos que ser os primeiros a chegar e não pensar pequeno. É preciso ser diferente das demais pessoas e sempre que pudermos, fazer algo além do que nos foi solicitado”, destacaram.

Além da palestra, os participantes foram brindados com um jantar oferecido por Drebes. O único investimento foi um quilo de alimento.

 

Confira mais do evento no álbum:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.758997442902076&type=3

 

Fotos Vídeo Versa Produções e texto Giovane Weber/FW Comunicação 

 

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Colaboradores transformam Praça Adolfo Laufer

Os colaboradores da agência Sicredi Região Centro RS/MG realizaram uma ação social alusiva ao Dia de Cooperar ou “Dia C” no último sábado. 

Este é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas, com o irrestrito apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

O trabalho consistiu na revitalização da Praça Adolfo Laufer, localizada ao lado da sede da cooperativa, na área central. Este foi realizado pelos colaboradores Nicole Stacke, Daniele Closs, Milena Bauer, Anderson Southier, Diego Scherer e Felipe Rempel.

“Esta ação e tantas outras realizadas pelos nossos colaboradores e associados, são materialização de nossa crença de que, juntos, podemos contribuir para a construção de um mundo melhor e mais próspero” afirmam.

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Reunião com ANTT busca alterações em projeto

Comitiva esteve reunida com agentes da CCR ViaSul para apresentar as melhorias necessárias ao longo da rodovia

Com o objetivo de garantir mais segurança e fluidez ao longo do trecho a ser duplicado, entre Lajeado até o trevo de acesso à cidade, uma comitiva de autoridades esteve reunida novamente em Santa Catarina, na Regional Sul da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além do prefeito Fábio Mertz (PP), estiveram presentes o assessor jurídico Evandro Muliterno de Quadros, o engenheiro civil Samir Battisti, o vereador Amenófis Stacke, a diretora de engenharia da CCR Rodovias, Thaís Caroline Borges e representantes do órgão federal.

Durante o encontro, Mertz apresentou as demandas necessárias para tornar o trecho mais seguro em vários pontos, a exemplo do trevo de acesso e as vias laterais.

“Precisamos asfaltar o entorno, reforçar a sinalização por debaixo das duas pontes, fazer a drenagem para evitar o alagamento da área em dias de chuva intensa e assim ficarmos isolados, sem ter acesso à BR, fora outras tantas melhorias ao longo da via. Precisamos fazer estas alterações para facilitar o trânsito e evitar tragédias, o quanto antes.”

 

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Promotor destaca ações da Central de Práticas Restaurativas

Durante a tarde desta sexta-feira todos os funcionários, secretários municipais e vereadores participaram de um encontro com o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, de Lajeado, no CTG Caminhos da Serra. Ele destacou o trabalho realizado na Central de Práticas Restaurativas, inaugurada em agosto de 2022.

A prática é aplicada em infrações de menor e maior potencial ofensivo. Consiste em reuniões mediadas por um facilitador entre vítima, ofensor e comunidade. 

Para Diefenbach, a Justiça Restaurativa tem um olhar diferenciado. Ela atua sobre três aspectos principais: a vítima, que tem um protagonismo dentro do processo, o ofensor, que será responsabilizado pelo ato que cometeu, e a comunidade.

“Trata-se de uma construção coletiva, que precisa da participação de cada um, com a compreensão da necessidade de fazer diferente. Há muito tempo que as promotorias vêm se integrando em um movimento de Justiça restaurativa, de construção de paz.”

 

Novo olhar

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), destacaram a importância do evento para construção de novas políticas públicas na cidade. “Precisamos ter um novo olhar para o ser humano, para o conflito e para a sociedade. A justiça restaurativa traz o indivíduo à sua essência. Queremos agradecer ao promotor pelos esclarecimentos prestados.”

 

 

Fotos Divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Junta de Serviço Militar recebe visita de orientação técnica

A Junta de Serviço Militar (JSM) recebeu a visita de orientação técnica do delegado de Serviço Militar do Posto de Recrutamento e Mobilização 03/001, o 1º Tenente Oseias Freire de Oliveira Silva, de Porto Alegre. A autoridade militar foi recebida pelo prefeito Fábio Mertz (PP), o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos) e a coordenadora da Junta de Serviço Militar, Daniela Wiland.

O Juramento à Bandeira pelos jovens inscritos será feito no dia 25 de julho. Conforme Silva, o objetivo da visita foi conferir os trabalhos realizados pela JSM, avaliar o desempenho e as condições de trabalho da coordenadora, orientar para haver uma padronização de normas, documentos, procedimentos e diretrizes e sanar eventuais dúvidas sobre o processo.

Ainda foram discutidos assuntos como as cobranças de taxas e multas referente ao serviço militar, documentação mensal que deverá ser enviada ao Posto de Recrutamento e Mobilização, procedimentos para elaboração de processos em geral e novos procedimentos para o envio de processos de Certificado de Dispensa de Incorporação pelo Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar.

“Aqui tudo está bem organizado e temos um trabalho exemplar da Junta.” Mertz e Heineck agradeceram pela visita e prometeram retribuir em breve.

 

Prazo

Os jovens que completam 18 anos devem fazer o alistamento militar até o dia 30. A Junta atende somente nas sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, na prefeitura. O cadastro pode ser feito de forma online no site: alistamento.eb.mil.br com a carteira de identidade e CPF em mãos e preencher os dados necessários. Informações pelo telefone (51) 3705-1122.

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

 

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Novo modelo de Ouvidoria dá mais voz ao cidadão

As Ouvidorias sempre foram canais de comunicação entre o cidadão e a Administração Municipal. No entanto, a partir de um novo modelo difundido pela Controladoria-Geral da União, o cidadão passará a ter mais voz nesse processo. Atendendo à Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, as Ouvidorias Municipais em todo o país estão adotando o Modelo de Maturidade em Ouvidorias (MMOuP).

O MMOuP tem o objetivo de proporcionar ao cidadão a participação na gestão pública. Diferente do modelo atual, em que a Ouvidoria é um agente passivo na relação com o cidadão, agora o órgão passará a atender às necessidades da população de forma ativa. Isso significa que os usuários dos serviços públicos serão pesquisados em relação a sua satisfação com a Administração Municipal. Além disso, o novo modelo possibilitará uma gestão focada no real interesse das pessoas, com a participação do cidadão na definição de políticas públicas do Município, através do Conselho Virtual de Usuários dos Serviços Públicos.

Para adotar esta nova forma de comunicação com o cidadão, o Governo Federal disponibilizou recursos aos Municípios para a implantação do Programa de Maturidade em Ouvidorias Públicas, tanto na área da Saúde como na Administração em geral.  Dessa forma, a Ouvidoria torna-se, de fato, a porta de entrada para as necessidades da população e a Prefeitura deixará de simplesmente trabalhar “apagando fogo”, podendo agir de forma muito mais efetiva, assertiva e estratégica, a partir de dados precisos fornecidos pela população.

A médio e longo prazo, o Programa também deverá ser uma ferramenta aliada dos Gestores Municipais para o desenvolvimento de políticas públicas e planejamentos voltados ao interesse da população, com o melhor aproveitamento dos recursos.

 

O que faz a Ouvidoria Municipal

A disponibilização de uma Ouvidoria é obrigatória aos órgãos públicos. Elas possibilitam a participação e o controle efetivo da gestão nas Prefeituras, pela população, recebendo reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais situações dos usuários que buscam a prestação de serviços públicos ou que contenham informações a respeito da conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização desses serviços, resultando na promoção da democracia e na garantia dos direitos dos cidadãos.

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Audiência discute alterações no projeto de duplicação

Uma comitiva composta pelo prefeito Fábio Mertz (PP), o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), o procurador jurídico Evandro Muliterno de Quadros e o engenheiro civil, Samir Batisti estiverem reunidos com o coordenador da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Região Sul, em Florianópolis.

O titular Gilmar Cardoso recebeu as demandas e pedidos tanto da Administração Municipal como de empresários, moradores e usuários da via, principalmente em torno do trevo de acesso, discutidos em audiência na Câmara de Vereadores na última semana. 

“Buscamos soluções, principalmente, para as alças das vias de acesso, diferente do que foi executado no projeto original. Temos agora que protocolar as nossas intenções para posterior análise da ANTT em Brasília. Após estas mudanças serão repassadas e discutidas com a CCR Viasul para estudar a viabilidade. Foram nos passados os caminhos. Tivemos uma luz no fim do túnel e pedimos um pouco de paciência aos envolvidos. Estamos atentos e alertas a tudo que pode acontecer. Quem mais quer a solução somos nós e todos que passam por lá diariamente e temos urgência nisso”, destacam Mertz e Heineck.

Uma nova audiência com vereadores e a comunidade deve ser agendada para apresentar os avanços e discutir as próximas ações.

 

Para saber

No trecho entre Marques de Souza e Lajeado são 20,3 quilômetros para duplicação e faltam ainda 6 quilômetros, que correspondem ao alargamento no município de Forquetinha. Entre Estrela e Lajeado, são 5,1 quilômetros para a construção da terceira pista em cada sentido.

As obras foram iniciadas no dia 1º de julho de 2021. A expectativa era que o trecho entre Marques de Souza e Lajeado ficasse pronto até o final do primeiro semestre deste ano, porém a CCR não conseguirá cumprir o prazo previsto em contrato.

A concessionária pretende duplicar, até 2030, 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios.

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

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Vice-prefeito e vereadores encaminham projetos

Durante três dias o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos) e os vereadores Amenófis Stacke (Republicanos) e Roberto Kremer (PTB) estiveram na capital federal para encaminhar projetos e indicação de emendas em ministérios junto aos deputados e senadores.  

Conforme Heineck, foram realizadas diversas visitas para encaminhamento de propostas e a liberação de verbas para as mais diversas áreas, entre elas agricultura, saúde, educação, infraestrutura e turismo.

“Voltamos muito confiantes e em breve teremos boas notícias. O contato com os parlamentares em Brasília é muito importante para garantir apoio e destinação de recursos ao nosso município. O segredo da administração pública está em sair um pouco de dentro do gabinete e estreitar esses relacionamentos. Assim teremos como impulsionar o desenvolvimento do município e garantir mais qualidade de vida para a população.”

 

Foto Divulgação

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Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Administração Municipal realiza audiência pública para discutir a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e atualização, adequação e inclusão do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Marques de Souza (PMGIRS).

A reunião ocorre no dia 22, na Câmara de Vereadores (Rua Getúlio Vargas, número  937), com início às 15h. 

 

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Defesa Civil e Secretaria de Obras auxiliam famílias

Ventos fortes causaram destelhamento de casas e galpões no Distrito de Alto Tamanduá e Picada Serra, na divisa com o município de Progresso. O temporal ocorreu ontem de tarde por volta das 14h30min e durou cerca de 15 minutos, acompanhado também de granizo.

Airton Lamm, coordenador da Defesa Civil , acionou a equipe logo após o sinistro. A distribuição de lonas foi feita para mais 50 famílias que tiveram parte do telhado arrancada pelo vento.

“Caso tenham seguro, precisam acionar. E em caso de falta de energia elétrica, precisam ligar para o 0800 510 6300 (WhatsApp), pelo aplicativo Certel Energia ou pela Agência Virtual.”

Ao todo foram distribuídos mais de 800 metros quadrados de lona para atender os atingidos. Na manhã de hoje máquinas da Secretaria Municipal de Obras continuaram os trabalhos para retirar galhos de árvores que obstruíram a via.

“Felizmente ninguém se feriu. Foram apenas danos materiais. O levantamento dos prejuízos ainda está em andamento, mas acreditamos que até amanhã tudo esteja reconstruído”, destacam o secretário Marcelo Stoll e o coordenador Airton.

Em caso de emergência, moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone (51) 9.9625-8663.

 

Foto Divulgação

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CCR ViaSul promove alteração no trevo de acesso em Marques de Souza

Ao longo desta semana, a CCR ViaSul inicia as intervenções de adequação no trevo de acesso ao município de Marques de Souza, na altura do km 325 da pista Norte da BR-386. As medidas atendem às exigências de adaptação do dispositivo às obras de duplicação da rodovia.

Dessa forma, equipes da Concessionária estarão realizando a sinalização e orientação dos motoristas que passarem pelo local sobre como o acesso passará a ser feito.

Motoristas que saem de Marques de Souza e desejam seguir pela pista Sul, sentido Porto Alegre, deverão utilizar a via marginal, passando por baixo da ponte do Arroio Tigrinho, retornando pela marginal oposta, para, em seguida, acessar à rodovia.

Já quem segue pela pista Norte (sentido interior) e quer acessar a cidade, deverá utilizar a marginal ao lado da rodovia, passando sob a ponte da Várzea Marques de Souza I e acessando a marginal oposta, para posterior acesso ao município.

Com isso, deixa de existir a travessia em nível no local, contribuindo ainda mais com a segurança dos usuários e fluidez ao tráfego.

Entre outras ações a serem feitas pela CCR ViaSul também estão a implantação de gradis próximos à passarela, canaletas de drenagem, além de gramado e nova sinalização.

Transformação da BR-386

Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.

Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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Horário de expediente!

A Prefeitura Municipal, secretarias e demais repartições públicas atendem das 7h às 13h nesta sexta-feira, dia 23, véspera de Natal. O horário foi estabelecido pelo decreto número 2.085, de 21 de dezembro.

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Senhoras mantêm tradição de produzir bolachas de Natal

Mulheres integrantes da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), pertencentes à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), do Distrito de Tamanduá, mantêm a tradição de produzir artesanalmente bolachas de Natal.

Além disso, as senhoras responsáveis pela ação acrescentam também um ingrediente extra na iniciativa: a solidariedade. Conforme a presidente Loveli Kayser as bolachas são distribuídas para os moradores.

“Ficamos quase dois anos sem podermos nos reunir e agora, após a pandemia, convidamos as mulheres de nossa comunidade que abraçaram a ideia e estão conosco nessa ação tão gratificante, que resgata uma antiga tradição herdada de nossos pais e avós e que podemos compartilhar com aos moradores”, destaca.

Já a moradora Sueli Kohlrausch, que participou da equipe que produziu as bolachas, se diz impressionada. “Uma emoção muito grande, porque nos remete aos tempos de antigamente, quando fazíamos os doces com as mães e avós e agora podemos reviver tudo isso e ainda repartirmos com nossos vizinhos.”

Confira no canal do youtube da Rádio Independente a receita para a produção das bolachas de natal.

 

Fotos Alício de Assunção

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Disafe se consolida como referência em segurança e prevenção

Atua na fabricação e fornecimento de barras antipânico, molas aéreas, ferragens para porta corta-fogo e sistema de controle de chaves

A Disafe é uma empresa referência no mercado de segurança e prevenção contra incêndio há mais de 15 anos. Atua na fabricação e fornecimento de barras antipânico, molas aéreas, ferragens para porta corta-fogo e sistema de controle de chaves.

Iniciou suas atividades em Porto Alegre com importação e revenda. Em 2015 começou o processo de desenvolvimento da Barra Antipânico Durati (marca própria), cuja fabricação teve seu “start” em Lajeado no segundo semestre de 2017. Após 3 anos, veio o lançamento das ferragens para porta corta-fogo com as dobradiças e fechaduras de sobrepor.

A empresa é administrada por Allan F. Car, Fabiano Morais, Jéferson Lopes, Jorge Alex Morais e Tarcísio Morais. Tem como norteadores a inovação, geração de valor compartilhado, colaboração, o fazer de forma simples, e o crescimento responsável e leva isso em consideração nas tomadas de decisão e planejamentos futuros, buscando sempre parcerias saudáveis.

Tem 40 colaboradores na fábrica em Marques de Souza. Além disso, conta com parte do setor administrativo em Porto Alegre, com um Centro de Distribuição em São Paulo e outro em Recife, o que acaba sendo potencializador para atingir todo o Brasil.

Os principais clientes são fabricantes de portas, revendedores, construtoras, redes supermercadistas, hotéis e empresas de instalação de produtos de segurança.

Para 2023 a empresa investirá na ampliação da capacidade de produção e também portfólio de produtos, para isso investirá em maquinários, em melhoria de processos, aumento no quadro e qualificação dos colaboradores. Tem já definido em seu escopo o lançamento das fechaduras de embutir para portas corta-fogo.

Recentemente os vereadores, acompanhados do prefeito Fábio Mertz (PP) e vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), visitaram a empresa para conhecer o processo de produção.

 

Agradecimento                       

“De forma geral queremos agradecer à comunidade de Marques de Souza, que nos recebeu muito bem. A empresa veio de outras cidades e hoje podemos dizer que o município é nossa casa. Além, é claro, de agradecer aos colaboradores que vestem a camisa e crescem junto conosco. Um ótimo fim de ano a todos e um excelente 2023”.

Allan F. Car, Fabiano Morais, Jéferson Lopes, Jorge Alex Morais e Tarcísio Morais, diretores

 

Produtos fabricados

Barras Antipânico;

Fechaduras de Sobrepor para Portas Corta-fogo;

Dobradiças para Portas Corta-fogo.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Segunda etapa de calçamento da Rua 4 de Setembro

Com a liberação do recurso de R$ 250 mil, intermediada pelo parlamentar Maurício Dziedricki  (Podemos), a Rua 4 de Setembro terá continuidade no seu calçamento em breve com blocos de concreto. O contrato com a empresa vencedora da licitação foi assinado pelo prefeito Fábio Mertz (PP). No total serão aplicados R$  556.400,68.

A primeira etapa está concluída e foi realizada com recursos de uma emenda parlamentar de R$ 238,7 mil, de autoria do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) e contrapartida da prefeitura.

“Esta via tem movimento intenso de veículos, pois é uma das principais ligações de quem vem do Loteamento Brisas do Forqueta. A poeira incomodava os moradores e agora terá um fim.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Leitura da água passa a ser digital

Sistema traz mais transparência e ajuda a diminuir a perda de água por vazamentos

Os usuários do serviço de abastecimento de água do município recebem as contas por meio de um novo sistema. Trata-se de um formato digital que permite a leitura de maneira rápida e a impressão dos dados na frente do consumidor que terá a possibilidade de conferir as informações relacionadas ao consumo.

Pelo modelo antigo, cada unidade consumidora recebia, primeiramente, a visita do leiturista, que levantava os dados de maneira manual e os entregava ao Setor de Tributação. E apenas depois de impressa, a conta era disponibilizada aos usuários.

De acordo com o prefeito Fábio Mertz (PP), além da redução do tempo e da economia para realizar esse serviço, o Executivo oportuniza maior transparência na relação com a comunidade.

“O proprietário ou responsável pelo imóvel receberá a conta em casa logo nos primeiros dias do mês e poderá efetuar o pagamento em todas as agências e correspondentes bancários do município.”

O sistema digital também ajuda a diminuir a perda de água por vazamentos na rede de abastecimento da cidade, considerando que os usuários terão um contato maior com os dados da conta.

 

Para saber

Hoje, em torno de 450 pontos de água estão cadastrados na prefeitura, nas comunidades de Linha Atalho, Tigrinho, Picada Flor, Picada Flor Alto, Nova Esperança, Distrito de Bela Vista do Fão e Tamanduá.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

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Pontilhão facilita passagem de veículos e pedestres

Obra em andamento no Distrito de Tamanduá atende reivindicação de comunidade

“Hoje nosso acesso, quando o fluxo de água do arroio aumenta, fica interrompido. Esta obra sem dúvida é uma grande conquista para todos”, destaca o empresário Júnior Compagnoni.

Assim como ele, outras famílias serão beneficiadas com a construção de um pontilhão no Distrito de Tamanduá. A empresa vencedora da licitação iniciou as obras nas últimas semanas.

O prefeito Fábio Mertz (PP), em visita ao local, destacou a importância do projeto para garantir mais segurança aos usuários. “A estiva instalada faz mais de 20 anos estava em precárias condições e quando o nível da água subia, impedia a passagem de máquinas agrícolas, escoamento da produção agrícola e veículos para transporte da produção de tijolos de uma olaria instalada no outro lado do arroio. Em breve este problema estará solucionado.”

Segundo ele, a obra também vai estimular o aumento da produção na empresa, anúncio feito pelos empreendedores quando o projeto foi apresentado.  “Vem de encontro ao nosso propósito de criar mais empregos e renda. Os investimentos são possíveis pela gestão enxuta, com foco no aumento da arrecadação e geração de riquezas em todas as áreas.”

Mertz enaltece o desenvolvimento verificado desde o início 2021 com auxílio da Administração Municipal, seja no campo onde novos empreendimentos garantem a sucessão e o aumento da produção, na instalação de novas empresas ou com os trabalhos de duplicação da BR-386.

“Nosso trabalho é tudo que a comunidade anseia, ter mais oportunidades para crescer, investir e melhorar cada vez mais a qualidade de vida.”

 

A estrutura

O pontilhão terá 4 metros de largura e um comprimento total de 17,45m. A pista de rodagem será protegida lateralmente em toda sua extensão por guarda corpo em aço galvanizado. O valor aplicado chega a R$ 204 mil, com recursos próprios.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

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Concessão de licença para serviços de táxi

A Prefeitura Municipal abriu as inscrições para os interessados em explorar o serviço de concessão de táxi. 2.1 A licença será concedida pelo prazo de cinco anos, podendo o prazo ser renovado por igual período, a critério da Administração.

Entre os critérios, o interessado deve ter um veículo de, no mínimo, quatro portas, com capacidade para transportar até sete passageiros, incluído o condutor. Mais informações pelo telefone (51) 3705-1122 ou diretamente na prefeitura.

 

Pontos disponíveis

  • Bairro Centro e Bairro Cidade d’Agua – Marques de Souza
  • Área urbana do Distrito de Tamanduá
  • Área rural do Distrito de Tamanduá
  • Área rural do Distrito de Bela Vista do Fão
  • Linha Perau
  • Picada Flor
  • Linha Orlando
  • Linha Bastos
  • Picada Serra e Picada May
  • Vasco Bandeira
  • Alto Picada Flor e Alto Linha Tigrinho

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Novas pistas de caminhada são finalizadas no parque

Prefeitura anuncia construção de banheiros e playground para melhorar ainda mais infraestrutura aos frequentadores

A Administração Municipal segue o cronograma de obras para melhorar a infraestrutura no Parque Municipal, um complexo de lazer com 12 hectares às margens do Rio Forqueta.

Entre as ações está a finalização das novas pistas de caminhada, totalizando mais de 2 mil metros para prática de exercícios físicos. O prefeito Fábio Mertz (PP) e o secretário Marcelo Stoll acompanharam os trabalhos.

“São duas pistas que interligam a BR-386 até a ponte na divisa com o município de Travesseiro, às margens do nosso majestoso Rio Forqueta, com toda sua imponência e beleza. Um espaço para praticar corrida, caminhada ou mesmo andar de bicicleta. As obras melhoram a qualidade de vida e a convivência das famílias”, destaca Mertz.

Outro investimento que deve iniciar nas próximas semanas é a construção de banheiros públicos. Para Stoll, esta estrutura era necessária para atrair mais pessoas para o parque.

“É um pedido dos frequentadores e graças a economia e boa gestão dos recursos públicos conseguimos iniciar mais este projeto com recursos próprios.” Em breve será instalado um novo playground com ampla diversidade de brinquedos para as crianças.

O complexo também recebeu a instalação de 37 postes e 64 lâmpadas de LED. Até o momento já foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões através de recursos próprios e emendas parlamentares.

 

Mais sombra

A arborização de todo parque está programada para começar em 2023. O objetivo é garantir um espaço com mais sombra e confortável para as famílias passarem o tempo com seus filhos e amigos enquanto descansam e contemplam a natureza.

 

Belvedere

O belvedere construído às margens do Rio Forqueta é outra atração turística. Segundo Mertz, a obra destaca as belezas naturais e a visão privilegiada para atrair mais visitantes ao município.

“Os investimentos em infraestrutura continuarão a ser feitos por etapas para oferecer à comunidade um espaço completo para lazer e entretenimento”, finaliza.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação e Divulgação

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De pai para filho, produção de queijos atravessa gerações

Agroindústria processa 3,2 mil litros de leite por dia. Diferencial é o sabor, a textura e a qualidade

A tradição em beneficiar o leite e transformar em queijo remonta ao ano de 1950. Na época o avô de Fábio Kich, atual proprietário da agroindústria, decidiu empreender e agregar valor ao produto in natura.

“Meu pai Marino casou com Yara Biehl e fez curso em laticínios em Pelotas. Conduziu os trabalhos na indústria por mais de 40 anos.” E o negócio passou de pai para filho. Em 1992, Fábio assumiu a função de gerente e muita coisa mudou.

Depois de fazer vários cursos em Minas Gerais e Montenegro, a produção foi diversificada.  “A gente produzia dois tipos de queijos e passamos a fazer 18, além de bebida láctea.”

O que não mudou foi a tradição e a qualidade. As receitas herdadas por gerações permaneceram vivas e sendo colocadas em prática, sempre respeitando todas as exigências sanitárias. “Modernizamos o processo, mas mantivemos o sabor artesanal e único em cada tipo produzido.”

 

Nova estrutura

Em 2006 surgiu a ideia de montar uma agroindústria. Fábio utilizou o conhecimento adquirido em anos de trabalho em várias empresas da região para montar o novo empreendimento. Entre os tipos produzidos hoje, destaca as variedades colonial, lanche, coalho e nata.

Por dia são industrializados 3,2 mil litros adquiridos de famílias de Marques de Souza, Pouso Novo e Travesseiro. Deste montante, 600 litros são do plantel próprio mantido pela família.

“O nosso grande diferencial é o sabor, a textura e a qualidade. A gente mantém o processo artesanal e conseguimos assim fabricar produtos de acordo com a necessidade do cliente.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Estátua de Nossa Senhora da Montanha será atrativo turístico

Projeto foi apresentado pela família Degasperi. Construção será no mirante situado à 465 metros de altitude em relação ao nível do mar

O turismo religioso em breve terá mais um atrativo turístico. Trata-se da imagem de Nossa Senhora da Montanha, a ser instalada no mirante da família Degasperi, em Picada Serra, num local situado à 465 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Conforme os empresários Claudir e Leonildo (filho e pai), a estátua poderá ter até 50 metros de altura. Para viabilizar o projeto, a meta é captar recursos na iniciativa privada e estimular o turismo religioso e rural nos municípios próximos e em todo o Vale do Taquari. O valor está estimado em R$ 3,5 milhões.

O mirante está localizado a 4,5 km da BR 386 e 45 quilômetros do Cristo Protetor de Encantado, com uma visão de 360 graus, rodeada de 12 cascatas e com a visualização de áreas de 14 cidades.

“No entorno estão belvederes, pinguelas, igrejas e um verdadeiro paraíso em meio a natureza e a vinda de turistas para esse novo atrativo deverá beneficiar uma ampla região, através de pousadas, campings, hotéis, restaurantes e comércio em geral”, projeta Claudir.

Outro atrativo do local é o encontro das águas dos rios Fão e Forqueta, sob a ponte em curva da BR-386 no início da serra de Pouso Novo. Para Leonildo, o ponto onde a santa será colocada é de devoção e fé, um símbolo para toda família.

“Inclusive no trajeto já construímos um Capitel em homenagem a Santo Antônio tendo em vista uma graça alcançada.” A antiga residência deverá se transformar num museu particular.

 

Incremento na economia

O prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz (PP) apoia a iniciativa. “O município dará todo o apoio para a consolidação desse projeto, pois o turismo chega como um grande incremento a nossa economia.”

Mertz destaca a possibilidade de no futuro a região receber outros investimentos no entorno como pousadas, hotéis, restaurantes e melhorias na infraestrutura para garantir acesso facilitado aos turistas. “Com o projeto vindo a ser executado, precisaremos fazer o alargamento das estradas e inclusive pavimentação da principal via de acesso ao monumento. Vamos dar todo apoio possível.”

 

Foto Divulgação

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Rua Coberta é inaugurada com show da Banda Barbarella

A estrutura foi erguida na Rua Getúlio Vargas, em frente à Praça Recanto Livre

A Administração Municipal fez a entrega oficial da Rua Coberta na noite de ontem, dia 11. O projeto foi executado com recursos próprios e alcançou um investimento de R$ 461.836,21.

A estrutura foi erguida na Rua Getúlio Vargas, em frente à Praça Recanto Livre, seguindo uma enquete realizada com os empresários. Conforme o prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), esta é mais uma obra que a atual gestão se comprometeu em fazer, atendendo um requerimento dos vereadores e de toda comunidade.

“Por pelos menos 15 anos este projeto estava em discussão e nós conseguimos realizar ele agora. Além de um novo ponto turístico, teremos um espaço mais amplo, confortável e acolhedor para realizar nossos eventos, exposições, feiras do produtor e a tradicional Rua do Lazer, sem necessidade de precisar transferir para outros espaços ou mesmo cancelar quando chover.”

Na noite houve a apresentação da Orquestrinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, distribuição de brinquedos do Motogrupo Parazitas em parceria com a Eurovias e baile com a Banda Barbarella.

 

Mais investimentos

Mertz e Heineck destacaram os demais investimentos e projetos em andamento como a pavimentação asfáltica em Bela Vista do Fão, a construção de pistas de caminhada no parque municipal, a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e a compra de mais uma retroescavadeira nova.

Em breve deve iniciar o asfaltamento da estrada velha (liga o Centro a Picada Flor), a construção de banheiros no parque municipal, a continuidade aos incentivos no setor primário, pavimentação de rua no centro e ampliação da Escola de Educação Infantil Brilho de Infância.

“Isso só é possível graças à gestão enxuta que realizamos, tendo uma das folhas de pagamento mais baixas da região, com apenas 25,58%. A cidade vive um novo ciclo de desenvolvimento e precisamos estar preparados para aproveitar esta oportunidade, fazendo jus ao nosso compromisso de gerar emprego e renda, com mais qualidade de vida para todos”, finalizou Mertz.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

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Rua Coberta será inaugurada com show da Banda Barbarella

A cerimônia vai ocorrer no dia 11. Investimento supera os R$ 461 mil em recursos próprios

Na próxima terça-feira, véspera de feriado do Dia das Crianças, a Administração Municipal fará a inauguração oficial da Rua Coberta. O projeto foi executado com recursos próprios e alcançou um investimento de R$ 461.836,21.

A estrutura foi erguida na Rua Getúlio Vargas, em frente à praça Recanto Livre, seguindo uma enquete realizada com os empresários. Conforme o prefeito Fábio Mertz (PP), esta é mais uma obra que a atual gestão se comprometeu em fazer, atendendo um requerimento dos vereadores e de toda comunidade.

“Além de um novo ponto turístico, teremos um espaço mais amplo, confortável e acolhedor para realizar nossos eventos, exposições, feiras do produtor e a tradicional Rua do Lazer, sem necessidade de precisar transferir para outros espaços ou mesmo cancelar quando chover.”

Mertz afirma que por pelo menos 15 anos o projeto era discutido e agora, graças à boa gestão e aplicação dos recursos, a obra foi concretizada. Agradeceu ao empenho de toda equipe de engenharia pela elaboração do projeto arquitetônico e a fiscalização para que oferecesse também toda segurança aos usuários.

 

Atrações

As festividades iniciam às 19h30min com apresentação da Orquestrinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, seguido do pronunciamento das autoridades às 20h e depois a Banda Barbarella anima o baile.

De acordo com o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), a Rua Coberta foi criada para ser um espaço público de todos. “A obra vai dar segurança aos frequentadores e organizadores de eventos, que antes ficavam angustiados com a previsão de chuva e até tinham que transferir as programações. Ainda será um ponto turístico e de visitação.”

 

Programação

19h30min – Show da Orquestrinha da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes;

20h – Pronunciamento de autoridades e entrega oficial da obra;

21h – Show com a Banda Barbarella (sem cobrança de ingresso).  

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Comitiva participa do lançamento do Caminhos do Vale

Praça interativa pública está sendo construída junto ao 386 Business Park, empreendimento da Richter Gruppe, em Estrela

O prefeito Fábio Mertz (PP), o Secretário da Administração Ricardo Kich e a representante do roteiro turístico Janelas do Interior, Reny Rother, participaram do lançamento do Caminhos do Vale.

Trata-se de uma praça interativa pública que está sendo construída junto ao 386 Business Park, empreendimento da Richter Gruppe, em Estrela. O ponto tem como objetivo reunir as informações turísticas do Vale do Taquari em um único local a fim de facilitar o passeio do turista.

Isso ocorrerá por meio de um totem interativo que estará disponível na praça.  Com isso, visa-se diminuir a distância e aproximar destinos, recebendo o visitante com receptividade, acolhimento e informação, unindo o Vale do Taquari e conectando ele com outras regiões do estado, servindo de modelo a todos que aqui virão.

O espaço foi projetado para receber miniaturas turísticas dos 36 municípios que compõem a região. Os três pilares que sustentam o propósito turístico regional da praça interativa Caminhos do Vale são: Caminhos do Vale, Círculo da Fé e o Anfiteatro Multicultural.

A praça é uma iniciativa do governo de Estrela junto com o governo do Estado do RS e apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

 

União

Para Mertz, a proposta busca unir os municípios em prol do turismo, dos negócios envolvendo o segmento e valorizar os atrativos. “É uma forma de incentivar e incrementar a vinda de mais pessoas para conhecer o nosso Vale. Vai gerar mais oportunidades, empregos, aumentar a renda das famílias e empreendedores, além de fortalecer a economia. Auxilia para que o visitante tenha a melhor experiência ao nos visitar e queria sempre voltar.”

 

Para saber

Os investimentos da praça interativa Caminhos do Vale foram feitos pela iniciativa privada e pública.  A equipe da Richter Gruppe, idealizadora do 386 Business Park, elaborou a concepção do projeto junto ao escritório de arquitetura Ana Julia Horn.

Demais investimentos serão do governo de Estrela e do Governo Estadual. Isso tudo para fomentar e contribuir com o turismo regional.

 

Fotos Divulgação

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Famílias e prefeitura criam espaço de lazer

Nos próximos meses a intenção do Executivo é fazer a regularização da área para novos investimentos

As famílias da Rua General Osório, Centro, possuem uma área exclusiva para o lazer e diversão. O espaço localizado nas esquinas da Rua Arnaldo Sbaraini e Adolina Hagemann, ao lado da Paróquia Evangélica Luterana Santiago (IELB) foi idealizado pelo aposentado Ari Berghahn que mobilizou empresários e o poder público para construir a praça em um terreno ocioso.

O local foi escolhido pela ótima localização e fácil acesso. Segundo Ari, muitas crianças já usavam o terreno para brincar devido a facilidade e para evitar a ida ao Parque Nova Berlim da Forqueta que exigia uma travessia perigosa pela Avenida Benjamin Dorr.

“Procuramos alguns empresários e a prefeitura. Fizemos um espaço mais próximo para as crianças e famílias se divertirem e descansarem”.

Para o prefeito Fábio Alex Mertz (PP), a iniciativa serve de exemplo para outras áreas do município, onde a comunidade dispõe a montar um espaço adequado para o lazer. “Dessa forma os moradores têm um cuidado maior, seja na manutenção ou nas melhorias”, destaca.

Nos próximos meses a intenção do Executivo é fazer a regularização da área de lazer, o que permite investimentos com dinheiro público. De acordo com Mertz, existe o projeto para a instalação de novos brinquedos e o cerceamento do local para garantir mais segurança às crianças.

 

Para saber

Com a regularização da área junto a prefeitura o local terá a nomeação de Armindo Kramer (In memoriam) que foi proprietário do terreno e morador da rua.

Além da prefeitura municipal, também contribuíram para a construção do espaço as empresa Rabaioli Compagnoni Materiais de Construção, as famílias Baldissera, pastor Dilson Krahn, Acacio Müller, Hélio Arend, Márcio Pereira e Erna Klein.

 

Fotos Edson Seidel

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Comissão acompanha obras na BR-386

O avanço das obras de duplicação e a necessidade de adequações no projeto estão diariamente sob a análise da Comissão de Representação, composta pelos vereadores Amenófis Stacke (Republicanos), Sandra Scherer (PP) e Roberto Kremer (PTB). O objetivo é buscar, em reuniões mensais com a CCR ViaSul, soluções para alguns gargalos causados no trecho de 20 quilômetros entre Lajeado e Marques de Souza.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o Secretário de Obras, Marcelo Stoll, também participaram das visitas. “É a maior obra de infraestrutura da história e precisamos fiscalizar, ajustar e assim todos terão mais segurança e benefícios”, destaca Mertz.

Segundo Stacke, este diálogo permite várias melhorias em vários pontos, onde foi aumentada a segurança e assim evitar acidentes. “Como o plano de concessão permite uma revisão a cada cinco anos, as adequações maiores, as quais não serão executadas agora, buscaremos em 2024.” As visitas são acompanhadas por Fábio Hirsch, coordenador de engenharia da CCR ViaSul. 

 

CALI 4 Rodas

Em caso de dúvidas, a população pode acionar também o CALI 4 Rodas. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h e, aos sábados, das 8h às 11h. Para saber o local onde o CALI está parado, entre em contato pelo telefone (51) 9.9761-2846.

Para outras informações da CCR ViaSul, acesse www.ccrviasul.com.br, ligue para o Disque CCR ViaSul pelo 0800 000 0290, nos chame no WhatsApp no (51) 3303-3858 ou ainda pelo aplicativo ‘CCR Rodovias Sul’, gratuitamente para iOS e Android.

 

Para saber

Até 2036, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação.

 

Foto Divulgação

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Prefeitura vai construir Rua Coberta no Centro

Estrutura receberá investimento de R$ 400 mil e possibilita um local adequado para realização de eventos e feiras  

Em breve devem iniciar as obras de construção da rua coberta, na área central. O projeto receberá um investimento superior a R$ 400 mil, com recursos próprios. A estrutura será erguida na Rua Getúlio Vargas, em frente à praça Recanto Livre.

Conforme o prefeito em exercício Lairton Heineck (Republicanos) o objetivo é construir um espaço coberto e mais seguro para a comunidade realizar eventos, a feira do produtor, atrações artísticas, manifestações religiosas e atos cívicos, assim como a Rua do Lazer.

Além disso, a obra será mais um ponto turístico do município, tendo em vista a fácil localização e proximidade com estabelecimentos comerciais.

“Era uma antiga reivindicação da comunidade e por sugestão do vereador Amenófis Stacke vamos juntos realizar o projeto. A obra vai dar segurança aos frequentadores e organizadores de eventos, que antes ficavam angustiados com a previsão de chuva e até precisavam transferir as programações. Ainda será um ponto turístico e de visitação.”

O projeto arquitetônico, estrutural, elétrico e orçamentário foi elaborado pela equipe de engenharia da prefeitura. Já a escolha do local, levou em conta a escolha popular após uma enquete realizada com os empresários.

 

Lugar para eventos

A proposta foi encaminhada pelo vereador e líder de governo do Republicanos, Amenófis Stacke, em janeiro de 2021. De acordo com ele, a proposta foi baseada em um projeto de Arroio do Meio e leva conta o pedido dos agricultores que utilizam até hoje, de forma improvisada, a parte lateral da Rua Getúlio Vargas para realização da feira do produtor.

Também pode ser aproveitada para a realização de eventos como a Rua do Lazer, exposições, festas e demais eventos do município. “A sugestão era de construir um espaço na Rua General Osório em frente a União Centenária e a Igreja Evangélica. Mas este local onde será erguida também é excelente, pois oferece mais segurança aos feirantes e não causa impacto aos moradores do entorno”, aprova.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação e Divulgação

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Acimas realiza sorteio de prêmios

A campanha Nota da Sorte, promovida Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) e a Prefeitura Municipal, realizou o primeiro sorteio no sábado, alusivo ao Dia dos Namorados.

Foram R$ 10 mil em prêmios. Conforme o presidente Clério Röhrig, nesta primeira etapa já foram entregues mais de 10 mil cautelas. Participaram do ato o prefeito em exercício Lairton Heineck (Republicanos), o secretário da Administração Ricardo Kich, o vereador Wilkins Gross (PTB) e demais associados da Acimas.  

O próximo sorteio ocorre no dia 13 de agosto (Dia dos Pais), com o sorteio de um prêmio de R$ 2,5 mil; 4 de R$ 1 mil e mais 7 de R$ 500,00, totalizando R$ 10 mil.

“A cada R$ 100,00 em compras no comércio local o cliente pode trocar a nota fiscal por uma cautela.” Quem comprar em empreendimentos não associados à Acimas, tendo o cupom fiscal, é possível fazer a troca na loja CR, Joalheria Libra, e Oficina da Moto. Este ano a prefeitura repassou R$ 60 mil para a Acimas organizar a campanha.

 

Ganhadores

 

Prêmio de R$ 2.500,00

Dirlei Espich - Centro – STR

 

Prêmios de R$ 1.000,00

Elson Griesang - Linha Perau - STR

Ilse Bettio - Centro - Loja CR

Dilson Krahn  - Centro - STR

Irani Deicke - Linha Bastos - Loja CR

 

Prêmios de R$ 500,00

Deonilda simonetti - Centro - STR

Junior Rodrigo Seltenreich - Linha Perau - Benoit

Roseli Sbardeletto - Picada Flor - Comercial AC

Guido Nied - Linha Bastos - STR

Anelise Kehl - Linha Atalho - Armazém da Moda

Camila Duarte - Cidade D'Água - Aquarela Kids        

Keila Eliz Paludo - Centro - Benoit

 

Foto Ricardo Kich

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Prefeito recebe visita de deputada

Franciane Bayer, Deputada Estadual pelo Republicanos, visitou o prefeito em exercício Lairton Heineck. Durante a conversa, ela colocou o gabinete à disposição do município para auxiliar nas demandas da prefeitura e da população.

“Aproveitamos a oportunidade para agradecer pelos recursos liberados para nosso hospital, fundamentais para manter o serviço de qualidade e a estrutura aos pacientes de toda região. Ficamos felizes em poder contar com o apoio e interlocução da deputada na Assembleia”, finaliza Heineck.

 

Foto Divulgação

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Campanha sorteia R$ 10 mil em prêmios

A cada R$ 100,00 em compras no comércio local, o cliente terá direito a uma cautela

Aline Agostini, funcionária de uma loja de calçados e acessórios no Centro, estima boas vendas no Dia dos Namorados.

Acredita que a campanha Nota da Sorte, promovida Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) e a Prefeitura Municipal, estimule as pessoas a comprar no comércio da cidade. “O sorteio de prêmios é sempre uma forma de atrair os clientes.”

Criada para fortalecer o comércio e aumentar a arrecadação, a campanha realiza o primeiro sorteio no próximo sábado, dia 11. Conforme o presidente da Acimas, Clério Röhrig, será sorteado um prêmio de R$ 2,5 mil; 4 de R$ 1 mil e mais 7 de R$ 500,00, totalizando R$ 10 mil.

“A cada R$ 100,00 em compras, o cliente terá direito a uma cautela.” As notas fiscais devem ser trocadas nas lojas participantes da campanha. Já quem comprar em empreendimentos não associados à Acimas, tendo o cupom fiscal, é possível fazer a troca na loja CR, Joalheria Libra, e Oficina da Moto.

 

Maior arrecadação

Segundo o prefeito em exercício, Lairton Heineck (Republicanos), este ano a prefeitura repassou R$ 60 mil para a Acimas organizar a campanha. “Com esse auxílio, além de estimular a compra no nosso comércio, ainda iremos promover a arrecadação fiscal.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Ações buscam um trânsito mais seguro

O Maio Amarelo é um movimento de conscientização a respeito dos altos índices de acidentes e de mortes no trânsito. Em 2022, o lema do Maio Amarelo é “Juntos salvamos vidas”.

Para envolver a comunidade no tema, o Departamento de Trânsito, coordenado por Daniela Wiland, realiza várias ações.

Entre elas, a recepção de alunos do 1º Ano A, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, na Sala do Trânsito, localizada no Subsolo da prefeitura.

“É um momento de fundamental importância onde todos podem refletir sobre os riscos que existem e como estes podem ser reduzidos. Realizamos palestras, rodas de conversa, entregamos folders e orientamos para um comportamento mais seguro e pacífico com objetivo de reduzir a acidentalidade.”

 

Conscientização

O vice-prefeito Lairton Heineck acompanhou as atividades. Para ele, além de despertar a conscientização das ações e cuidados da sociedade no trânsito, é muito importante que o tema seja inserido no meio pedagógico.

“As crianças não são apenas o nosso futuro, no trânsito, elas representam a parte da sociedade mais vulnerável. É um aprendizado que levam pra vida e ainda orientam os adultos.”

Os trabalhos também são acompanhados pelos integrantes da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), João Jung, Ricardo Kich e Davi Musskopf.

 

Fotos Divulgação 

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Compra da escavadeira hidráulica é discutida em reunião

Os prefeitos que integram o CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 voltaram a se reunir ontem, quinta-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores de Marques de Souza. Dentre os temas debatidos, esteve a evolução dos casos de Covid-19 e o processo de compra da nova escavadeira hidráulica.

A licitação e o projeto para a aquisição do maquinário estão sendo conduzidos pelo município de Progresso. Após a finalização desta etapa o projeto será encaminhado para votação na câmara de vereadores dos oito municípios. Parte do valor para a compra o G-8 já possui em caixa e o restante será dividido de forma igual entre as administrações.

Na ocasião, também foi debatido sobre a evolução dos casos de Covid-19, que voltaram a ser registrados em alguns municípios. No entendimento dos prefeitos, a situação não preocupa num primeiro momento. No entanto, algumas medidas como o uso de máscaras em ambientes de saúde podem ser adotadas caso o número de positivos continue aumentando.

Os representantes municipais ainda esclareceram algumas dúvidas sobre o processo para a aquisição de banco de preços. Para a compra do equipamento, serão utilizados R$ 350 mil do caixa da entidade. O restante será pago pelas cidades conveniadas. Cada uma pagará cerca de R$ 60 mil. A máquina fica 40 dias em cada município que integra o consórcio.

Por fim, também trocaram informações sobre uma estratégia de divulgação dos pontos turísticos de cada cidade.

 

Próximo encontro

Os prefeitos voltam a se reunir novamente no dia 14 de julho, em Cruzeiro do Sul. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Começa a elaboração do Plano Diretor

O prefeito Fábio Mertz (PP), juntamente com o engenheiro civil Samir Battisti, o secretário da Educação Jurandir Brenner e jurídico Evandro Muliterno de Quadros, iniciou a elaboração do Plano Diretor da cidade.

Segundo Mertz, o projeto é uma importante ferramenta de desenvolvimento urbano e busca orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses da população e garantir de forma justa os benefícios da urbanização.

“Queremos assegurar o bem estar geral, de modo a preservar o meio ambiente, promover qualidade de vida para a população e garantir desenvolvimento urbano sustentável para a cidade.”

Frisa a importância de a comunidade participar do processo para identificar as melhorias necessárias.

 

Foto Divulgação

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Comitiva busca recursos para pavimentação

Meta é iniciar o asfaltamento de um trecho de 12 km até o Distrito de Bela Vista do Fão

O prefeito Fábio Mertz (PP), o vereador Osmar Finatto (Republicanos) e os empresários Júnior Compagnoni e Vendelino Rabaioli, de Bela Vista do Fão, estiveram em audiência com o deputado estadual Juvir Costella (MDB), em Porto Alegre.

O objetivo foi buscar apoio político para conseguir a liberação de recursos e iniciar a pavimentação da estrada entre a rodovia BR-386 e o Distrito. Costella sugeriu montar um projeto executivo com todos os custos da obra e depois estabelecer um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

“Somos parceiros e vamos ajudar a concretizar este projeto. Sabemos da importância que o asfalto tem para o desenvolvimento do município e da comunidade.” Vendelino e Júnior destacam que esta seria uma saída para manter e atrair novos investimentos para o Distrito.

“Este asfalto seria uma das maiores conquistas da nossa história. Representa menos custos e a possiblidade dos jovens ficarem e até empreenderem. Esta é uma luta de muitas décadas e com a ajuda da administração temos a certeza de conseguir alcançar o objetivo”, afirmam.

 

Projetos encaminhados  

O município aguarda pela liberação de recursos do Governo Estadual por meio do Programa Pavimenta. No total serão investidos mais de R$ 1,1 milhão no asfaltamento de um quilômetro em direção à divisa com a cidade de Progresso.

O projeto permite o avanço do asfalto já existente na comunidade até um belvedere, ponto turístico para apreciação do rio Fão. “Ao longo do mandato faremos mais trechos de asfalto.”

O único ponto asfaltado na comunidade foi conquistado quando o distrito pertencia a Lajeado. A obra foi uma promessa de campanha do ex-prefeito Leopoldo Feldens, que ocupou o cargo entre 1993 e 1997.

A localidade fica distante 12 quilômetros da rodovia BR-386 e 25 quilômetros da área central.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

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Acimas lança campanha do Dia das Mães

Nas compras acima de R$ 100,00, cliente terá direito a uma cautela

A Associação Comercial e Industrial de Marques de Souza (Acimas) lançou esta semana mais uma edição da Campanha do Dia das Mães.

Conforme o presidente Clério Rohrig, este ano a associação vai sortear 12 vale-compras entre os clientes, totalizando R$ 4 mil. “Para ter direito a uma cautela, é preciso comprar no valor acima de R$ 100,00. Temos 28 lojas conveniadas.”

A expectativa quanto às vendas é boa. Clério destaca a diversidade, facilidade no pagamento, atendimento e qualidade dos produtos como fatores para incentivar as pessoas a comprar no comércio local e assim fortalecer o setor.

“Preparamos grandes ofertas e muitos lançamentos para agradar todas as mães e para que nenhuma fique sem presente nesta data tão importante.” O sorteio ocorre no dia 7 de maio.

 

Prêmios

1 vale-compras de R$ 750,00

2 vale-compras de R$ 500,00

9 vale-compras de R$ 250,00

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

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Brigada Militar ganha arma de condução elétrica e pistolas

Novos equipamentos ajudam a fortalecer a segurança na comunidade

Marques de Souza - Com recursos repassados pela rede de Supermercados STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado) para o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), o qual permite compensação de ICMS, foram adquiridas e repassadas para a Brigada Militar quatro novas pistolas calibre 9mm e uma Spark (arma de condução elétrica).

A entrega foi oficializada na tarde de ontem na Câmara de Vereadores. Segundo o presidente do STR de Lajeado, Lauro Baum, o PISEG possibilita destinar até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra de itens como veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, rádios comunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de videomonitoramento.

“Além disso, destinamos mais um percentual do imposto para auxiliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).”

O comandante do 22° Batalhão de Polícia Ostensiva de Lajeado, Tenente Coronel Alessandro Augusto Bernardes dos Santos, destaca a importância das doações para fortalecer a segurança regional e equipar ainda mais a Brigada Militar. “Com esta ajuda conseguimos reduzir os índices de criminalidade.”

 

Cidade mais segura

O prefeito Fábio Mertz (PP) aproveitou o momento para parabenizar a corporação pelo excelente trabalho realizado no município e região. “Somos parceiros da nossa Brigada Militar. Precisamos nos unir para ter uma cidade cada vez mais segura.”

De acordo com o comandante da Brigada Militar de Marques de Souza, Márcio José da Silva Canto, a doação de armas está avaliada em mais de R$ 12 mil. “É um auxílio importante para conseguirmos realizar um trabalho cada vez melhor e assim assegurar que toda comunidade está bem protegida.”

Ainda participaram do ato de entrega do armamento o presidente da Câmara de Vereadores Rudi Heid (PTB), o vereador Rubem Heineck (Republicanos) e representando a comunidade, Edvino Class.

 

Saiba mais

Até o dia 2 de março deste ano, o total recolhido desde o início do lançamento do PISEG, em outubro de 2019, soma R$ 56.417.469,50. Com parte do valor, já foram encaminhadas as aquisições de 133 viaturas, 1.467 armamentos, 37 itens de comunicação e 281 equipamentos de proteção individual (EPIs), como coletes balísticos e capacetes.

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Nota oficial da prefeitura de Marques de Souza

A Administração Municipal de Marques de Souza expressa sua solidariedade com a família e amigos da vítima do acidente na manhã de hoje, no km 325, no trevo de acesso a cidade. Queremos reiterar que em duas oportunidades, em reunião com a Concessionária CCR Viasul, responsável pela concessão da rodovia e as obras de duplicação, solicitamos com urgência a liberação da passarela, visto o intenso movimento de veículos e pedestres no local e a possibilidade de acidentes, inclusive mortes como ocorreu nesta segunda-feira, dia 18.

Apesar de não obtermos êxito, voltamos a cobrar a liberação nesta manhã. No entanto, mais uma vez a concessionária, através de nota oficial, comunicou que, embora a parte estrutural esteja construída, a passarela continua em obras, com os seguintes serviços em andamento: construção dos acessos, das calçadas, sinalização, pontos de paradas de ônibus, bem como pistas de aceleração e desaceleração dos ônibus.

Reiteramos que todos devem redobrar os cuidados ao atravessar a rodovia, pedestres e motoristas. Orientamos fazer este trajeto por debaixo das pontes, localizadas nas imediações do trevo de acesso, entendemos ser este um caminho mais seguro. Também reforçamos com a Polícia Rodoviária Federal que aumente a fiscalização para coibir possíveis excessos, tanto de pedestres como motoristas. Também cobramos agilidade por parte da CCR Viasul para liberação das obras o mais breve possível. 

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Sem expediente na quinta-feira de tarde!

Em razão de dedetização, higienização e manutenção interna, a Unidade Básica de Saúde no Centro e a prefeitura não terão atendimento na quinta-feira de tarde. Na sexta-feira, feriado de Sexta-feira Santa, todas as repartições estarão fechadas. O atendimento volta ao normal na segunda-feira, dia 18. Casos de urgência e emergência devem ser encaminhados para a Associação Hospital Marques de Souza. 

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Município abre inscrições para concurso

A prefeitura abre hoje as inscrições para concurso público e formação de Cadastro Reserva do Quadro Geral dos Servidores, com a execução técnico-administrativa da empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas Ltda.

As vagas abertas são para Auxiliar Administrativo, Controlador Interno, Engenheiro, Monitor Educacional, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Operário Especializado, Pedreiro e Servente. As inscrições encerram no dia 4 de maio e podem ser feitas somente no site: https://legalleconcursos.com.br/

A prova Teórico-Objetiva será aplicada no dia 29 de maio e a prática em 19 de junho. A homologação dos resultados finais está prevista para o dia 24 de junho.

Também serão selecionados Agente Comunitário de Saúde – ESF 01 – Microárea 01; Agente Comunitário de Saúde – ESF 02 – Microárea 04 e Agente de Combate a Endemias.

As inscrições também podem ser feitas somente no site: https://legalleconcursos.com.br/ entre os dias 7 de abril e 4 de maio. A aplicação da Prova Teórico-Objetiva será no dia 29 de maio e os resultados divulgados no dia 13 de junho.

 

Foto Edson Seidel

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Alistamento Militar encerra dia 30 de junho

Os jovens que completam 18 anos em 2022 devem fazer o alistamento militar neste ano. Para realizar o cadastro, é necessário acessar o site alistamento.eb.mil.br com a carteira de identidade e CPF em mãos e preencher os dados necessários. O prazo de inscrição vai até 30 de junho de 2022.

O cadastro também pode ser feito de forma presencial na Junta Militar, localizada no Subsolo da Prefeitura. Conforme a secretária Daniela Wiland, os jovens que já completaram 18 anos e ainda não se alistaram podem fazer o processo portando CPF, carteira de identidade, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (51) 3705-1122.

 

Foto Divulgação

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Desconto de 15% no IPTU encerra em abril.

Parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, sendo a primeira cota dia 13 de maio

Marques de Souza – A aposentada Zelinda Barbieri, do Centro, foi uma das primeiras a retirar a guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele pretende aproveitar o desconto de 15% que encerra no dia 14 de abril.

“São R$ 70 a menos. Já consigo pagar uma outra conta com esse dinheiro. Sempre é bom ganhar um desconto e acho que estimula o contribuinte a pagar de forma integral.”

As guias podem ser geradas diretamente no site da prefeitura pelo endereço: https://marquesdesouza.rs.gov.br/. Ou ainda podem ser retiradas no setor de tributação. Ainda estão a disposição as guias do Alvará Sanitário e Licença.

 

Mais informações pelo telefone (51) 3705-1122 com a Fiscal Cilene Willig.

 

Formas de pagamento 

 

IPTU - Até dia 14 de abril com 15% de desconto

Parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, sendo a primeira cota dia 13 de maio

Alvará Sanitário - Pagamento até 29 de abril, sem desconto

Taxa de Licença - Até dia 14 de abril com 15% de desconto

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação  

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Família mantém tradição em produzir tijolos.

Olaria emprega 13 funcionários e fabrica mais de 400 mil unidades por mês, destinadas para a construção civil do RS

No Distrito de Bela Vista do Fão uma das atividades econômicas em franco crescimento é a fabricação de tijolos. Referência no setor, a família Rabaiolli trabalha no setor desde 1975.

Conforme Nei, tudo começou com o seu avô, o qual começou a produzir tijolos de forma artesanal e bem rústica. “Tudo era feito a mão, sem máquinas e muito sacrifício. Era uma renda extra para se manter na agricultura, que também era de subsistência. Depois os filhos e netos começaram a profissionalizar a atividade e hoje nos tornamos uma referência em todo Rio Grande do Sul.”

A olaria, na qual trabalha ao lado do filho Alex, futuro sucessor dos negócios, emprega 13 funcionários e produz por mês mais de 400 mil unidades, vendidas para o ramo da construção civil.

Nei fala da paixão que é cultivada por décadas pela profissão. “Produzir tijolos é nossa vida. Não sabemos fazer outra coisa. Somos reconhecidos pela qualidade, preço justo e atendimento diferenciado.”

 

Mais tecnologia

Com ajuda de máquinas em todo processo, desde a retirada da argila até a produção, armazenagem e carregamento, o trabalho ficou mais fácil e ágil. “Antigamente era muito judiado. Tudo era feito a mão. Agora, a tecnologia, além de trazer mais facilidade, ajuda a aumentar a produtividade e a qualidade do produto final.”

A secagem também foi aprimorada. Após serem produzidos, os tijolos descansam por um mês e depois são colocados nos fornos para secar. São quatro horas com temperaturas de até 80 graus e mais oito com o termômetro marcando 700 graus.

“A madeira foi substituída por serragem e as fornalhas são alimentadas com máquinas. Temos apenas o trabalho de cuidar e controlar a temperatura.”

 

Asfalto

O prefeito Fábio Mertz (PP), visitou o empreendimento e elogiou a estrutura. “Somos parceiros de empreendedores como a família Rabaiolli. Em breve devemos iniciar as obras de pavimentação entre a área central e onde está localizada a Olaria. Além de melhorar a trafegabilidade, reduz custos com manutenção dos caminhões.”

As obras devem iniciar assim que o governo estadual liberar o dinheiro pelo Programa Pavimenta. No total serão investidos mais de R$ 1,1 milhão no asfaltamento de um quilômetro em direção à divisa com a cidade de Progresso. “É uma das obras mais esperadas por toda a comunidade. Será o início de um novo ciclo, de desenvolvimento e progresso”, destaca Nei.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

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Servidores participam de curso sobre nova lei de licitações

Porto Alegre - Entre os dias 27 e 29 de setembro, os servidores do município de Marques de Souza, Catiele Barkert, Daniel Storck e Marcel Pinheiro, estiveram realizando capacitação sobre a nova lei de licitações (Lei 14.133/2021), sancionada em abril deste ano. 

A nova lei traz mais transparência às licitações, eficácia e agilidade na execução dos contratos e eficiência no combate a desvios de recursos públicos.

O curso teve como objetivo capacitar e instruir os servidores para as principais mudanças e regulamentações que a nova lei traz, uma vez que o município se prepara para a transição da lei.

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