Família mantém tradição em produzir tijolos.

Olaria emprega 13 funcionários e fabrica mais de 400 mil unidades por mês, destinadas para a construção civil do RS

No Distrito de Bela Vista do Fão uma das atividades econômicas em franco crescimento é a fabricação de tijolos. Referência no setor, a família Rabaiolli trabalha no setor desde 1975.

Conforme Nei, tudo começou com o seu avô, o qual começou a produzir tijolos de forma artesanal e bem rústica. “Tudo era feito a mão, sem máquinas e muito sacrifício. Era uma renda extra para se manter na agricultura, que também era de subsistência. Depois os filhos e netos começaram a profissionalizar a atividade e hoje nos tornamos uma referência em todo Rio Grande do Sul.”

A olaria, na qual trabalha ao lado do filho Alex, futuro sucessor dos negócios, emprega 13 funcionários e produz por mês mais de 400 mil unidades, vendidas para o ramo da construção civil.

Nei fala da paixão que é cultivada por décadas pela profissão. “Produzir tijolos é nossa vida. Não sabemos fazer outra coisa. Somos reconhecidos pela qualidade, preço justo e atendimento diferenciado.”

Mais tecnologia

Com ajuda de máquinas em todo processo, desde a retirada da argila até a produção, armazenagem e carregamento, o trabalho ficou mais fácil e ágil. “Antigamente era muito judiado. Tudo era feito a mão. Agora, a tecnologia, além de trazer mais facilidade, ajuda a aumentar a produtividade e a qualidade do produto final.”

A secagem também foi aprimorada. Após serem produzidos, os tijolos descansam por um mês e depois são colocados nos fornos para secar. São quatro horas com temperaturas de até 80 graus e mais oito com o termômetro marcando 700 graus.

“A madeira foi substituída por serragem e as fornalhas são alimentadas com máquinas. Temos apenas o trabalho de cuidar e controlar a temperatura.”

Asfalto

O prefeito Fábio Mertz (PP), visitou o empreendimento e elogiou a estrutura. “Somos parceiros de empreendedores como a família Rabaiolli. Em breve devemos iniciar as obras de pavimentação entre a área central e onde está localizada a Olaria. Além de melhorar a trafegabilidade, reduz custos com manutenção dos caminhões.”

As obras devem iniciar assim que o governo estadual liberar o dinheiro pelo Programa Pavimenta. No total serão investidos mais de R$ 1,1 milhão no asfaltamento de um quilômetro em direção à divisa com a cidade de Progresso. “É uma das obras mais esperadas por toda a comunidade. Será o início de um novo ciclo, de desenvolvimento e progresso”, destaca Nei.

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação