Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoAdministração - 12/02/2026
Defesa Civil aprimora conhecimento sobre monitoramento das estações de alerta
Os coordenadores da Defesa Civil Municipal, Ricardo Kich e Airton Lamm, realizaram uma visita ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, em Porto Alegre. Eles foram recebidos pelo coordenador do Sistemas de Alertas, Francisco Fernando Noronha Marcuzzo e sua equipe.
O órgão, que atua em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), é responsável pelo monitoramento das estações instaladas em diversos municípios, incluindo Marques de Souza.
A visita teve como principal objetivo buscar orientações e aprofundar o entendimento sobre o funcionamento dos equipamentos, possibilitando uma análise mais precisa das informações geradas pela estação instalada no município e garantindo respostas mais rápidas diante dos dados emitidos.
Além de Marques de Souza, diversas estações foram implantadas em municípios vizinhos, como Travesseiro, Pouso Novo, São José do Herval, Fontoura Xavier e Soledade. Segundo Ricardo, se têm acesso aos dados dessas estações, porém, em determinados momentos, as informações não são transmitidas conforme o previsto.
Fortalecer diálogo
Durante o encontro em Porto Alegre, a equipe buscou compreender os motivos pelos quais, em algumas situações, as atualizações não ocorrem no intervalo padrão de 15 em 15 minutos, além de entender melhor o sistema de monitoramento e fortalecer o diálogo com os profissionais responsáveis pelo acompanhamento técnico.
Para Kich, o encontro foi considerado muito produtivo, proporcionando aprendizado, troca de experiências e alinhamento de informações entre quem atua no monitoramento remoto e quem está diretamente em campo.
“Com o estreitamento dessa comunicação, quando houver necessidade de manutenção ou suporte técnico, o contato será mais ágil, contribuindo para respostas mais rápidas e eficientes.”
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

