Saúde e Assistência Social

“Esta obra é fruto do envolvimento comunitário”

Estrutura será administrada pela Associação Hospitalar Marques de Souza e terá capacidade para 26 hóspedes

Na presença de autoridades regionais e comunidade em geral a Associação Hospitalar Marques de Souza fez a entrega do Lar geriátrico Dona Dora. A casa está instalada na antiga residência dos médicos, localizada ao lado da farmácia e do hospital.

A estrutura tem capacidade para atender 26 hóspedes e tem  690,05 metros quadrados. São oito suítes, todas adaptadas às normas e exigências da Secretaria Estadual da Saúde. A estrutura conta ainda com sala de convivência, de oficinas terapêuticas, de jogos, refeitório, espaço de recreação e jardim.

O projeto foi iniciado em 2018. O atendimento será prestado por profissionais de saúde de diversas áreas como médicos, enfermeiras, cuidadores, nutricionistas e técnicas em enfermagem.

Para o presidente Marco Aurélio Lima Trindade, a vocação da entidade é cuidar de pessoas. “Verificamos que o município não tinha uma estrutura dessas e por isso investimos na área. Este projeto foi realizado com ajuda da comunidade e do poder público. É uma obra feita a muitas mãos, numa demonstração de que podemos trabalhar em conjunto para o bem-estar de todos”.

Segundo o administrador da instituição, Joel Zanella, os recursos oriundos do lar serão aplicados no equilíbrio das finanças do hospital. “É um espaço de excelência com toda a estrutura clínica e de acompanhamento, com localização estratégica.”

 

Momento histórico

Para o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos), a concretização do projeto é um momento histórico. No município possui mais de 1,3 mil idosos com idade acima de 65 anos e este número vai dobrar na próxima década, segundo estatísticas estaduais e nacionais.

“A palavra geriatria passará a fazer parte da vida, saúde e assistência dos pequenos municípios. Em parceria com o hospital e com aprovação da Câmara de Vereadores destinamos R$ 200 mil e ainda todo aporte com serviços de horas máquinas para tornar este sonho realidade. Esta obra somente foi possível pelo envolvimento comunitário, característico da nossa cidade e região em prol do hospital”, destaca Heineck.

O prefeito Fábio Mertz (PP) reforçou a importância de oferecer aos que têm necessidades, um espaço moderno e com profissionais treinados para dar toda assistência, com segurança, bem-estar e foco na garantia de qualidade de vida na melhor idade.

 

A estrutura

Enfermagem 24h

Atividades recreativas

Localização privilegiada (próximo ao hospital e farmácia)

Leitos com banheiro

Climatização

Monitoramento 24h

Piso porcelanato e antiderrapante nas áreas exigidas

Médico

Nutricionista

Sala de jogos

Chamada de emergência

Internet

Contato com a natureza

Hospedagem integral, temporária, reabilitação pós-cirúrgica, recuperação de traumas e recuperação pós-alta hospitalar  

 

Jantar e sorteio de prêmios

Para o próximo sábado, dia 8, está programado um jantar beneficente para a instituição no Salão da União Centenária. Na noite serão sorteados os 29 prêmios da rifa beneficente, entre eles uma moto Honda CG 160. Os cartões estão sendo vendidos apenas de forma antecipada. Mais informações pelos telefones (51) 3705-1080 ou (51) 9.8608-0949.

 

Quem foi Dona Dora

Dona Dora nasceu no dia 13 de outubro de 1903. Para gerenciar e administrar o hospital chegou em Marques de Souza em 1945, vindo de Mata, cuja função exerceu até 1976, com muita competência e dedicação.

As dificuldades eram muitas, enfrentou todas com coragem, superando diversas crises financeiras e se hoje a instituição permanece em funcionamento, muito deve a ela. Solteira, residia na casa de saúde e tinha como companhia seu cachorrinho fox e um papagaio.

Encontrava na pescaria do rio Forqueta, jogo de cartas com amigos e viagens em família a forma de se descontrair. Faleceu em 7 de maio de 1993, sendo sepultada no Cemitério Evangélico de Marques de Souza.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Município supera meta de vacinação

Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social abre Posto no dia 8 de outubro  

Os pais ou responsáveis com crianças, cuja idade é inferior a cinco anos, têm até o dia 30 para tomar a dose de reforço contra a Poliomielite. Conforme a responsável pela aplicação das doses, Maristela Fleck, a meta era aplicar 146 vacinas.

“Até o momento já vacinamos 159 crianças. A vacina da Poliomielite, dose extra, é exclusiva a menores de 5 anos e obrigatória a todos.”

Além da aplicação no Posto, estão sendo feitas visitas nas escolas do município para fazer a avaliação das carteirinhas para atualizar quando do atraso ou falta de alguma dose. Na terça-feira, dia 27, na parte da tarde, será visitada a Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer, em Linha Atalho.

 

Sem cura

O surgimento de um caso nos Estados Unidos, no Condado de Rockland, no subúrbio da cidade colocou as autoridades de saúde em alerta.

“A poliomielite não tem cura. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas”, afirma o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck.

No Brasil, a doença é considerada erradicada desde 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a vacinação no país, não há circulação do vírus desde 1990.

 

Multivacinação

Esta campanha busca atualizar as cadernetas aos menores de 15 anos, e deixar em dia a imunização contra outras possíveis doenças, aplicando entre elas vacinas do HPV, Meningo ACWY (meningite), Febre Amarela e Antitetânica (tétano). As duas principais: Meningo ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos até junho/2023; HPV de 9 a 14 anos, agora na mesma faixa etária para meninas e meninos.

A Tetra Viral, Febre Amarela e a Tríplice Viral são aplicadas sempre às sextas-feiras, das 8h às 16h.

 

Covid-19

As doses são aplicadas nas quartas-feiras para adolescentes com idade acima de 12 anos e adultos acima de 18 anos. Já para crianças com idade entre 3 e 11 anos será feito um mutirão no dia 8 de outubro, na Unidade Básica de Saúde do Centro, entre às 8h e 11h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3705-1051.

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

CRAS realiza integração em Bela Vista do Fão

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza encontros mensais com pessoas idosas. Em Bela Vista do Fão o tema desde ano foi alusivo aos festejos farroupilhas com muita música, dança e comida típica.

As reuniões são organizadas pela coordenadora Liane Nardino Parise, a assistente social Ana Caroline Schneider e o professor de música Glauco Rodrigues. “Tivemos a presença de cavaleiros, alunos da Escola Estadual Frei Antônio que realizaram apresentação de danças e depois servimos um lanche. Foram momentos de muita alegria para mantermos vivas as tradições, a cultura e costumes gauchescos”, destaca Liane.

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Vice-prefeito e secretário está em Brasília

Lairton Heineck (Republicanos), vice-prefeito e secretário da Saúde e Assistência Social, está na capital federal para acompanhar projetos em andamento em diversas áreas do município, com agendas específicas no Ministério da Saúde.

Também esteve em audiência com Danylo Vilaça, responsável pelo Departamento de Estratégia da Saúde da Família (DESF) e na Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS).

“Buscamos a habilitação em novos programas, resolver uma inconsistência de dados do E-SUS, além do credenciamento e habilitação de saúde bucal e Programa de Estratégia de Saúde da Família.”

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Mutirão de cirurgia eletiva quer reduzir filas

Em torno de 80 pacientes serão atendidos nos próximos meses pela Secretaria da Saúde e Assistência Social

Para atender uma demanda antiga no município e reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, a Secretaria da Saúde e Assistência Social anunciou um mutirão de procedimentos.

Conforme o secretário Lairton Heineck, o atendimento aos pacientes será através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa – VRT), sendo os procedimentos realizados na Associação Hospitalar Marques de Souza, Hospital Ouro Branco de Teutônia e no Hospital de Estrela.  

“Temos pacientes na fila desde 2017. A meta é atender cinco pessoas por mês. Sabemos do sofrimento, da dor e muitas vezes da angústia na espera por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde e por isso queremos auxiliar. Tudo será pago com recursos de emendas parlamentares e recursos próprios."

Serão realizadas cirurgia de hérnia, lipoma e vesícula. Os pacientes serão chamados por ordem crescente para realização de exames e consultas preparatórias.

As pessoas que serão contempladas serão contatadas pela secretaria e não há a necessidade de irem ao posto. “Em casos de urgência, estes são encaminhados para o Hospital Bruno Born, de Lajeado, com o qual também temos convênio.”

Segundo Heineck, o número de pessoas com esta necessidade aumentou muito em função da pandemia, quando as instituições conveniadas pararam de atender, formando uma fila de espera maior que hoje chega a 80 pessoas.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Arraial do CRAS integra grupos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu um grande arraial na tarde de ontem no Salão da Oase. Segundo a coordenadora Liane Parise Nardino, foi um encontro muito bonito, com muita dança, música com o professor Glauco Rodrigues, pescaria e muita comida típica.

“Foi contagiante ver a alegria de todos. São momentos marcantes que ficam na memória e ajudam a aumentar a autoestima e a promover a integração.” O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Saúde e Assistência Social.

 

Oficinas

Os encontros presenciais ocorrem na sede e comunidades do interior sempre acompanhados de assistente social, professor de música e a oficineira Dejanira Bianchetti.

São atendidos grupos de idosos, integrantes do Bolsa Família, PCD's, crianças e adolescentes. 

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Visitas levam música, alegria e autoestima

O Programa “Cras em minha casa” leva alegria, muita música e eleva a autoestima de pessoas idosas e com deficiência. Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Liane Parise Nardino, as visitas são acompanhadas pelo professor Glauco Rodrigues.

“Levamos uma palavra de conforto, relembramos momentos de antigamente e tudo regado a muita música e boas risadas. São encontros maravilhosos.”

Os encontros presenciais na sede da entidade também foram retomados e ocorrem quinzenalmente  acompanhados pela assistente social, professor de música e oficineira Dejanira Bianchetti.

São atendidos grupos de idosos, integrantes do Bolsa Família, PCD's, crianças e adolescentes. O trabalho também é desenvolvido nas comunidades do interior.

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Prefeito participa de inauguração de UTI

A nova ala com 10 leitos pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões

Secretário de Saúde e Assistência Social e prefeito em exercício, Lairton Heineck (Republicanos), participou ontem, na presença do governador Ranolfo Vieira Júnior e da secretária da Saúde, Arita Bergmann, da inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica Lázaro José Dresch Kamphorst, no Hospital Bruno Born, em Lajeado.

Feita com recursos estaduais da primeira fase do programa Avançar na Saúde, a nova ala com 10 leitos de UTI pediátricos representou um investimento no valor de R$ 3,3 milhões.

A UTI pediátrica começará a prestar serviços à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) na próxima segunda-feira, dia 13. Essa será a única UTI dedicada ao atendimento de crianças do Vale do Taquari.

A unidade recebeu o nome em homenagem ao menino Lázaro José Dresch Kamphorst, que foi internado no hospital desde o nascimento até os quatro anos, quando faleceu.

Diretor Administrativo do Hospital Bruno Born, Cristiano Dickel comemora a conquista e destaca a importância do serviço para a região.

“O fechamento da UTI Pediátrica, no ano passado, causou grande apreensão e nos deixou em uma situação delicada. Felizmente, com o apoio do governo estadual, da Secretaria da Saúde e da administração municipal, conseguimos contornar a situação e, em dezembro, dar início às obras da nova ala”, relembra.

Destaca que a partir da reabertura o hospital volta a oferecer, para estes pacientes, um serviço fundamental e de extrema qualidade, com ambientes novos, equipamentos de última geração e equipe capacitada para o atendimento médico pediátrico intensivo.

 

Momento histórico

Para Heineck, a entrega é um momento histórico para a saúde do Vale do Taquari. “A dificuldade de disponibilidade de leitos de UTI pediátrica é enorme em todo o Estado, e agora, celebramos a entrega de 10 leitos, com um atendimento humanizado, pensado em cada detalhe e sob coordenação de profissionais altamente qualificados. É gratificante!.”

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, as conselheiras tutelares Michele Busch, Roselaine Wiland da Costa , Caroline Los e Sara Primom realizaram visitas para buscar engajar a comunidade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual.

Em visita ao prefeito Fábio Mertz (PP), ressaltaram que todos tem como dever garantir para as crianças e os adolescentes o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida. “Os pais e responsáveis devem ficar alertas aos possíveis sinais de abuso e evitar expor as crianças e adolescentes ao risco. Em  qualquer suspeita é preciso fazer a denúncia”, enfatizam. O número do disque direitos humanos é 100. 

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Conselheiros Tutelares debatem Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

As conselheiras Michele Busch, Roselaine Wiland da Costa , Caroline Los e Sara Primom participaram de um encontro regional para debater estratégias voltadas ao combate da violência infantil, na Prefeitura de Lajeado.

Segundo elas, o evento foi importante para definir estratégias de como evitar estas situações, formas de denunciar e identificar possíveis casos e oferecer ajuda aos envolvidos. Os trabalhos foram coordenados pelo promotor do Ministério Público, Sérgio Diefenbach e pela delegada Márcia Bernini.

Os municípios representados foram  Lajeado, Marques De Souza, Cruzeiro Do Sul, Sério, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Canudos Do Vale, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Arroio Do Meio, Teutônia e Estrela.

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Cras desenvolve Projeto Saberes

O Centro de Referência da Assistência Social desenvolve diversas oficinas com os grupos atendidos, entre os integrantes do Bolsa Família. Segundo a coordenadora Liane Nardino, com elas a equipe desenvolve o projeto Saberes.

“Realizamos trabalhos manuais para despertar a criatividade, a socialização, a interação e melhorar a sua comunicação. São momentos de aprendizado e lazer.” Participam das atividades todas as famílias cadastradas no município. 

 

Foto Divulgação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Sábado tem Dia D da Vacinação no Posto do Centro

A secretaria de Saúde promove neste sábado, dia 30, o Dia D da Vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários. No dia também será feita a aplicação de vacinas para o Sarampo e Covid adulto e infantil.

A ação ocorre no Posto de Saúde Central das 8h às 11h30min, sem fechar ao meio-dia. É necessário ter em mãos a carteira de vacinação e o documento.

Amanhã, dia 29, as vacinas contra Covid (crianças de 5 a 11 anos), gripe e sarampo (crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias), serão aplicadas no Posto de Saúde do Centro até às 15h.

 

Farmácia

A Farmácia localizada na Unidade Básica de Saúde terá atendimento alterado nesta sexta-feira, dia 29. A mudança ocorre em função da necessidade de fazer a atualização do estoque de medicamentos e remédios. Por isso, o funcionamento será até às 10h da manhã.

O atendimento clínico também sofre alteração em função da reunião de equipe, sempre realizada na última sexta-feira do mês. O expediente encerra às 15h.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Município recebeu o apoio do CEVS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde(CEVS), representado pelos agentes Elson Rezende da Silva e Elismar Taschetto estiveram no município acompanhando a equipe municipal em ações de controle e combate a Dengue.

O secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, reforça a importância de toda população auxiliar no combate e assim impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da dengue.

“É importante evitar água parada em pratos e vasos de plantas, pneus, tampinhas e qualquer recipiente que possa acumular água parada. Também prestar atenção aos bebedouros de animais domésticos e aves, cuja água deve ser sempre substituída com frequência.”

 

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Barreira alerta sobre violência contra a mulher.

A Brigada Militar, juntamente com as agentes de saúde, realizaram uma barreira policial de conscientização sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha e ocorrências de feminicídio.

O secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck destaca a necessidade de encorajar e sensibilizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de risco e os mecanismos de denúncia existentes.

"Com essas ações, queremos mostrar a importância de as mulheres terem direitos e políticas públicas e que elas podem contar com as instituições municipais para terem o acesso ao que precisam nas diversas áreas de atuação, seja em cidadania, saúde, educação, cultura e política, por exemplo", destacou.

Leia mais
Saúde e Assistência Social

Marques de Souza flexibiliza o uso da máscara.

O município publicou nesta sexta-feira, o DECRETO Nº 1984, DE 18 DE MARÇO DE 2022 que retira parcialmente a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra o coronavírus em ambientes abertos públicos e privados.

Conforme o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, a decisão leva em conta o número de casos ativos de COVID-19 no município, os quais estão reduzindo de forma consistente desde o dia 1º de fevereiro e a imunização com segunda dose da população adulta a qual já chega a 90%.

“E também o baixo número de pacientes hospitalizados ou em observação por COVID-19. Mas, é preciso manter todos os cuidados e em caso de contágio, ficar isolado e caso for necessário, procurar atendimento médico.”

A partir do decreto ficou facultativo o uso de máscara de proteção individual em ruas, praças, indústrias, comércios, bares, restaurantes, etc. Nas escolas, a opção do uso de máscara pelas crianças ficará a critério dos pais ou responsáveis. “A sua utilização ainda continuará a ser obrigatória nos serviços de saúde e transporte público.”

Em caso de sintomas respiratórios, a Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas utilizem máscara de proteção e que busquem atendimento médico.

Leia mais