Saúde e Assistência Social

Mutirão de cirurgia eletiva quer reduzir filas

Em torno de 80 pacientes serão atendidos nos próximos meses pela Secretaria da Saúde e Assistência Social

Para atender uma demanda antiga no município e reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas, a Secretaria da Saúde e Assistência Social anunciou um mutirão de procedimentos.

Conforme o secretário Lairton Heineck, o atendimento aos pacientes será através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa – VRT), sendo os procedimentos realizados na Associação Hospitalar Marques de Souza, Hospital Ouro Branco de Teutônia e no Hospital de Estrela.  

“Temos pacientes na fila desde 2017. A meta é atender cinco pessoas por mês. Sabemos do sofrimento, da dor e muitas vezes da angústia na espera por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde e por isso queremos auxiliar. Tudo será pago com recursos de emendas parlamentares e recursos próprios."

Serão realizadas cirurgia de hérnia, lipoma e vesícula. Os pacientes serão chamados por ordem crescente para realização de exames e consultas preparatórias.

As pessoas que serão contempladas serão contatadas pela secretaria e não há a necessidade de irem ao posto. “Em casos de urgência, estes são encaminhados para o Hospital Bruno Born, de Lajeado, com o qual também temos convênio.”

Segundo Heineck, o número de pessoas com esta necessidade aumentou muito em função da pandemia, quando as instituições conveniadas pararam de atender, formando uma fila de espera maior que hoje chega a 80 pessoas.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação