Educação

Caminhada alerta para um trânsito mais seguro

Inserção do tema no meio pedagógico busca ter motoristas e pedestres mais conscientes no futuro

Com destaque para o tema da Semana Nacional do Trânsito - Juntos salvamos vidas - o Departamento de Trânsito em conjunto com a Brigada Militar, Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, Escola Estadual Ensino Médio Ana Néri e Escolas de Educação Infantil Pequenos Passos e Brilho de Infância, realizaram uma caminhada pela Rua Getúlio Vargas.

De acordo com a coordenadora Daniela Wiland, o objetivo é fazer com que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizem a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito.

“Precisamos manter um compromisso constante com a segurança de todos, prevenindo acidentes, bem como promover projetos de educação e estímulo à conscientização e ao comportamento seguro de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.”

 

Meio pedagógico

Para o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), foi um momento único para despertar a conscientização sobre o trânsito, no qual todos estão diariamente envolvidos. “Inserir o tema no meio pedagógico e realizar ações como estas, irá refletir num futuro com motoristas e pedestres mais conscientes.”

De acordo com o presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), João Jung, cada um é responsável pelas próprias atitudes no cotidiano e pela segurança de todos.

 

“Proteger a própria vida e a dos demais ao nosso redor é fundamental. Quando respeitamos as leis, as regras de circulação, os limites de velocidade, não utilizamos o celular na direção ou dirigimos um veículo sob efeito de álcool, adotamos o compromisso de cada vez mais preservar vidas.”

 

Para saber

Semana Nacional de Trânsito - Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, promove por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. Deve ser o momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovam ações de educação e conscientização para a segurança dos envolvidos.

 

Fotos Prefeitura de Marques de Souza

Leia mais
Educação

Alunos realizam viagem de estudos

No último mês os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes realizaram três viagens de estudos. Conforme a diretora Emanuelle Scherer, estas saídas tem por finalidade proporcionar uma aprendizagem e vivências significativas fora dos limites da sala de aula. “Foram momentos muito proveitosos, especialmente nesse cenário pós-pandemia em que estamos retomando esse tipo de atividades.”

A Secretaria de Educação custeou o transporte e o Círculo de Pais e Mestres parte das despesas com ingressos e alimentação. No dia 16 os alunos do 3º, 4º e 5º Ano conheceram o Parque Terra Mágica Florybal, na cidade de Canela. Já a turma do 1º e 2º Ano visitou a Gruta dos Índios e o Sítio Pedagógico Paraíso, em Santa Cruz do Sul.

E no próximo dia 30, as turmas do 6º ao 9º Ano vão até Porto Alegre, onde conhecerão o Museu da PUC, a Praça da Alfândega e a Bienal do Mercosul.

 

Leia mais
Educação

Brigada Militar trabalha violência contra mulher nas escolas

Um projeto desenvolvido pela Brigada Militar em parceria com a Secretaria da Educação e escolas municipais trabalha formas de evitar a violência contra a mulher, a drogadição, o bullying entre outros.

Conforme as soldados Kelen Anversa e Angélica Devitte, o projeto orienta os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio sobre a Lei Maria da Penha, formas de violência, como denunciar e a importância disso, atos infracionais, bullying, drogas e seus riscos.

“Na oportunidade enfatizamos pontos da lei, nossa atuação, aspectos das violências física, psicológica, patrimonial e moral sofridos pelas mulheres e a importância de enfrentar e defender os direitos. As leis estão em vigor e precisam ser compridas”, destacam.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o secretário Jurandir Brenner elogiam o trabalho em andamento. “Precisamos coibir qualquer ato de violência e desrespeito contra uma mulher. É no ambiente escolar que conseguimos conscientizar e formar pessoas com mais respeito no futuro. Assim teremos uma sociedade cada vez mais igualitária e melhor de se viver.”, afirma Mertz.

Durante a visita ao gabinete, foi entregue um certificado para Anversa que também ministra as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

 

Denuncie!

Brigada Militar – 180

Polícia Civil – 197

Disque Direitos Humanos – 180

Delegacia de Polícia Especializada de Atendimento à mulher de Lajeado – (51) 3714-3309

Polícia Civil (WhatsApp) – (51) 9.8444-0606

Centro de Referência ao Atendimento à Mulher de Lajeado – (51) 3982-1460 ou (51) 9.8048-3256

Promotoria de Justiça de Lajeado – (51) 3714-2729 ou (51) 9.9971-8876 ou mplajeado@mprs.mp.br

 

Fotos Divulgação

Leia mais
Educação

Alunos implantam pomar comunitário no parque municipal

Projeto estimula hábitos saudáveis e busca aproximar as pessoas da natureza

Para tornar a estrutura mais arborizada, os alunos do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes fizeram o plantio de mais de 30 mudas frutíferas no parque municipal, compradas e doadas pela Secretaria da Educação.

O projeto idealizado pelos professores Cátia Fontana e Gabriel Nicolini, iniciou em maio com apoio da Secretaria da Educação, Obras, Agricultura e Emater. Segundo Cátia, pretende-se dar continuidade nos próximos anos, sempre cuidando das árvores já existentes e anualmente fazendo o plantio de novas mudas.

Todo trabalho foi acompanhado pelo Técnico Agrícola Michel Batistti e os extensionistas Lilian Fuchs e Diovane Cardoso. Segundo  Michel, o objetivo é que a população que estiver frequentando o espaço para suas atividades de lazer ou esporte  possam  consumir as frutas no local.

 

Papel da escola

Para Cátia e Gabriel, a presença de árvores comprovadamente transmite às pessoas a sensação de bem-estar, através da produção de oxigênio, da diminuição da temperatura, do aumento da umidade e deslocamento dos ventos.

Além disso, as plantas transmitem ao homem o sentimento de proximidade com a natureza, diminuindo a ansiedade e o estresse da rotina moderna, auxiliando, assim, na saúde física e mental das pessoas.

“A necessidade do ser humano por estes locais de recreação e descanso torna imprescindível o aumento do número de áreas vegetadas, possibilitando a expansão da função ecológica, do convívio social e da qualidade de vida da população.”

Para Cátia, é papel da escola promover hábitos saudáveis e estimular atividades de lazer ao ar livre.

 

Hábitos saudáveis

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP), a administração tem a preocupação constante de criar espaços que promovam o bem-estar, o contato com a natureza. “Com este projeto teremos no futuro um grande pomar comunitário.”

As espécies plantadas foram definidas pelos responsáveis técnicos, que também orientaram sobre o preparo do espaço, plantio, espaçamento, adubação, manejo e cuidado contra as pragas.

Entre as variedades plantadas estão pessegueiros, bergamoteiras, limoeiros, laranjeiras, abacateiro, mangueiras e jabuticabeiras. “Levou-se em consideração também termos plantas dando frutos em todas as épocas do ano”, finaliza Cátia.

 

Fotos Divulgação

Leia mais
Educação

Aberto Processo Seletivo Simplificado

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo está com processo Seletivo Simplificado aberto para preencher vaga de Assistente de Alfabetização para atuar no Programa Tempo de Aprender. Entre os critérios para preencher a vaga estão: ser brasileiro, ter idade mínima de 18 anos no ato da inscrição, ter formação mínima de Nível Médio.

A carga horária varia de 5 a 10h semanais (podendo ser apliada), tendo remuneração entre R$ 150,00 e R$ 300,00. As inscrições encerram no dia 6 de setembro e podem ser feitas diretamente na Secretaria, localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 796, das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

 

Leia mais
Educação

Ervas Medicinais e Temperos Aromáticos serão destaque na Expointer

Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer é a representante do município na feira  

O Projeto Ervas Medicinais e Temperos Aromáticos, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer, de Linha Atalho, será destaque na 45ª Expointer, em Esteio, na categoria Escola do Campo.

De acordo com a diretora Simone Zambiasi, o colégio representará a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). “O cultivo de plantas medicinais integra o projeto interdisciplinar “Práticas Sustentáveis”, que tem como objetivo oportunizar a criação e reforço de laços afetivos por parte de alunos, família e corpo docente para com o ambiente escolar, assim como renovar os sentimentos de união e troca de saberes.”

Toda comunidade foi envolvida nas ações. Além de fazer uma pesquisa sobre quais as variedades ainda são cultivadas e utilizadas como remédio no dia a dia, cada família doou mudas e raízes para ampliar a diversidade do pomar e horto da escola.

Hoje são mais de 400 mudas em desenvolvimento que serão novamente distribuídas para incrementar o plantio nas propriedades e estimular seu uso medicinal. “Ainda disponibilizamos um informativo onde destacamos formas de plantio, manejo, preparo, contraindicações e os benefícios para a saúde.”

Ainda foi realizada uma tarde de integração com a moradora Marlene Bugs para ensinar o preparo de uma receita de óleo para massagens de forma natural. Durante a feira, nos dias 27, 28 e 29, os alunos distribuirão mais de 2 mil embalagens de ervas medicinais e temperos aos visitantes. “Estes foram preparados ao longo dos últimos meses pelos alunos.”

Todo trabalho também conta com apoio da Emater/RS-Ascar. Essa é a segunda vez que a escola participa da Expointer. Em 2019, o projeto “Hortas Sustentáveis” foi selecionado.

 

Sustentabilidade em foco

A coordenadora pedagógica, Regiane Mallmannn, e a assessora pedagógica do Campo, Fabiana Loeblein, representantes da 3ª CRE, destacam a importância da escola em representar a entidade na feira.

“É uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido nas questões ambientais, com foco no desenvolvimento de habilidades dos alunos e o espírito de cooperação e sustentabilidade trabalhados dentro e fora do ambiente escolar.”

A escola mantém outras iniciativas sustentáveis, como a coleta de tampinhas de pet e lacres destinados a instituições ou ONGs e o trabalho com reciclagem de resíduos secos, incluindo coleta e armazenamento. O sistema de coleta de água permite a irrigação da horta.

 

Referência

Para o prefeito Fábio Mertz (PP), a proposta é elogiável e mostra a importância de preservar esta tradição mantida por gerações.

"Muitos dos remédios que tomamos advém de plantas. Esse projeto visa à importância da utilização das plantas medicinais como alternativa de medicamento natural, fazendo com que melhoremos a qualidade de vida da população, e o contato do aluno com o meio ambiente e também a noção de equilíbrio e sustentabilidade do meio em que estão inseridos.”

 

Para saber

A equipe da escola conta com sete professores, diretor, uma professora da rede municipal e duas funcionárias. O ensino fundamental possui 38 alunos matriculados, enquanto cinco crianças estão na Educação Infantil Municipalizada.

 

Visite!

A 45ª Expointer ocorrerá entre 27 de agosto e 4 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Os ingressos custarão R$ 16 (inteiro), R$ 8 (meia entrada), R$ 40 (estacionamento de visitantes) e R$ 400 (camping para expositores). Pedestres poderão ingressar no parque entre 8h e 20h30min pelos portões 2 e 6.

 

Fotos Divulgação

Leia mais
Educação

Novo ônibus escolar qualifica transporte

Secretaria da Educação comprou um novo veículo de 54 lugares para atender os alunos da rede municipal

A administração municipal trabalha para proporcionar uma educação de qualidade, com foco na melhora da infraestrutura, tanto das escolas como também no transporte.

A Secretaria da Educação recebeu um novo ônibus escolar de 54 lugares para atender os alunos da rede municipal. O valor aplicado foi de R$ 523 mil, com recursos próprios.

O prefeito Fábio Mertz (PP) destaca o empenho para proporcionar um transporte seguro para todos.

“O veículo anterior não comportava mais a demanda e precisávamos fazer três viagens. Agora este problema está solucionado, pois faremos apenas uma para conseguir levar todos até o colégio, de forma segura e ágil.”

 

Segurança e conforto

O secretário de Educação Jurandir Brenner explica que este novo veículo vem para atender as comunidades de Linha Bastos, Atalho e Tigrinho que atualmente estão sendo atendidas com um micro-ônibus de 23 lugares, o que impossibilita que os alunos sejam todos transportados em uma única viagem.

“De manhã tem a turma que chega  cedo na escola e tem que ficar esperando muito tempo até o início das aulas e no final das aulas tem a turma  que precisa ficar esperando a sua vez de ser levada para casa. Além de agilizar o transporte dessas crianças, o novo veículo também oferece mais itens de segurança e conforto.”

Outro aspecto positivo é o rodoar nos rodados para que em caso de algum pneu furar não ser necessário parar durante o trajeto para efetuar a troca. Também possui ar condicionado, aumentando o conforto aos estudantes.

 

Saiba mais

Atualmente o transporte escolar próprio do município desloca os alunos do Ensino Fundamental da Escola Carlos Gomes, da Escola Estadual Henrique Geiss, do Jardim e Pré-escola da Escola de Educação Infantil Pequenos Passos, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Néri e do Turno Inverso.

A secretaria também auxilia com o transporte dos integrantes da Escolinha Municipal de Futebol em torneios que ocorrem nas cidades mais próximas como Travesseiro, Progresso e Forquetinha e demais grupos em atividades culturais.

 

Leia mais
Educação

Projeto destaca talentos esportivos

Mais de 70 alunos, entre o 6º e 9º Ano participam de aulas de natação, atletismo, basquete e ginástica

A Secretaria da Educação em parceria com a Universidade do Vale do Taquari – Univates, de Lajeado, desenvolve o Programa Talentos Esportivos. São atendidos em torno de 70 alunos, do 6º ao 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes.

Conforme o secretário Jurandir Brenner, uma vez por semana eles se deslocam até a universidade para a prática de modalidades esportivas: ginástica, natação, atletismo e basquete.

“Eles têm à disposição uma estrutura modelo, com padrão internacional e com isso a chance de se aperfeiçoar, treinar e ter a oportunidade de no futuro ser um atleta profissional. O projeto permite oferecer atividades diferentes das normais executadas na sala de aula.”

O prefeito Fábio Mertz (PP) frisa a importância do esporte para a saúde. “E com essa parceria podemos descobrir novos talentos e quem sabe no futuro termos atletas profissionais de renome internacional.”

 

Orientação técnica

Realizadas na forma de rodízio e com orientação de profissionais especializados de cada área, as atividades proporcionam aos estudantes experiências em cada uma das quatro modalidades contempladas pelo projeto a cada semana.

De acordo com um dos coordenadores, Miguel Lucian e o professor Junior Simonetti, além das atividades físicas, a iniciativa também aborda orientação para alimentação saudável, trabalhada em palestras mensais com os alunos, ministradas por uma nutricionista especialista. 

Os acadêmicos dos cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, acompanhados por profissionais, também foram envolvidos nas atividades como uma maneira de aproximar o contexto da graduação com as práticas do mercado de trabalho.

“A gente desenvolve avaliações e acompanhamento dos estudantes, além de fornecer relatórios e feedback ao município sobre a evolução dos jovens na prática esportiva.”

O projeto prevê acompanhamento diferenciado aos estudantes que demonstraram evolução e aptidões à prática esportiva acima da média.

 

Oportunidade

Para a estudante Martina Musskopf é a oportunidade de aperfeiçoar sua habilidade nas modalidades de atletismo, corrida, salto em distância e arremesso de peso. “Aqui temos toda assistência técnica, estrutura para treinar e conseguir no futuro a chance de competir profissionalmente.”

Luis Felipe Richter destaca os benefícios para a saúde e o espaço para conseguir aprimorar seus treinos. “É uma atividade diferente e com excelentes professores para nos orientar. Sozinhos nunca teríamos a chance de estar num complexo destes.”

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Educação

Turno Inverso realiza gincana

Durante três semanas os alunos matriculados no projeto do Turno Inverno participaram da primeira edição da gincana. Segundo a coordenadora, professora Sandra Scherer, todos os objetivos foram alcançados.

“Conseguimos despertar o espírito de liderança, a integração, a socialização e assim qualificar o ensino. Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Envolvemos, além dos professores, os pais e toda a comunidade.”

As turmas, do 1º ao 4º Ano, foram divididas em quatro equipes. O encerramento ocorreu no CTG Caminhos da Serra com a Festa Junina. Além da revelação da grande campeã, ainda foi escolhido o líder, o mascote e a equipe destaque.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o secretário da Educação Jurandir Brenner prestigiaram o encerramento. “Ver a alegria deles nos dá a certeza da escolha certa em criar este projeto. Estamos ajudando a formar pessoas mais responsáveis para o futuro.”

 

Colocação

1 – Fênix

2 – Quebrada

3 – Minions 

4 - Caminhão Arqueado

 

Foto Divulgação

Leia mais
Educação

Proerd previne o uso de drogas entre crianças e adolescentes

Objetivo é dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias.

O projeto está em andamento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e envolve as duas turmas do 5° ano, totalizando 38 alunos.

Segundo a soldado e responsável por ministrar o curso, Kelen Anversa, o programa representa a junção de esforços entre escola, Brigada Militar,  família e comunidade com o objetivo de prevenir o uso de drogas e combater a violência.

São 10 encontros, sendo que a cada encontro é trabalhado um tema diferente, sendo disponibilizado o livro do estudante com várias atividades realizadas em sala de aula, bem como em casa com a participação dos pais.

“Todos os temas são debatidos, com a finalidade de orientar e conscientizar sobre os malefícios provocados pela dependência de substâncias químicas,  sejam elas lícitas ou ilícitas,  bem como da importância de dizer não, ser responsável, tomar boas decisões, ser bom cidadão,  como ajudar alguém em situação de Bullying,  entre outros.”

A formatura deve ocorrer ainda neste semestre, em data a ser definida.

 

Aliado dos alunos

Para a diretora Emanuele Amanda Scherer, o Proerd aproxima a escola da Brigada Militar, fazendo com que os alunos a percebam como uma aliada no combate a violência e as drogas.

“Participamos do projeto no ano passado, no qual formamos duas turmas, e nesse ano, teremos mais duas turmas formadas.”    

 

Foto Divulgação

Leia mais
Educação

Creche Brilho de Infância terá mais quatro salas

Obras foram anunciadas durante a inauguração do pátio, cujo investimento, com recursos próprios, chegou a R$ 680 mil

Janete Mann veio acompanhada dos filhos Cláudio, de 1 ano e oito meses, e o Mauro, com 7 anos para ver de perto as obras de remodelação do pátio da Escola de Educação Infantil Brilho de infância, onde o caçula está matriculado.

“Antes ele resistia em ir para a aula. Agora está difícil manter ele em casa nos fins de semana. É uma estrutura moderna, confortável e segura. Realmente agora o ensino está sendo valorizado e nós ficamos tranquilos ao ver nossos filhos tão bem cuidados.”

Também elogia as obras de ampliação da Escola de Ensino Fundamental Carlos Gomes, onde o filho mais velho estuda. “É outro projeto importante. A educação sempre precisa ser o eixo principal, pois assim formamos pessoas mais responsáveis e com maior conhecimento.”

As obras foram entregues oficialmente no sábado de manhã na presença do prefeito Fábio Mertz (PP), do vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), secretários, vereadores, direção do colégio, funcionárias e serventes, além dos pais e alunos matriculados.

“Esta obra foi realizada com recursos próprios graças a boa gestão do dinheiro público. A educação é a base de tudo e nós valorizamos muito isso. Este investimento é um dos maiores já feitos na história recente do município”, afirmou Mertz.

 

Novas salas

Mertz destacou a qualidade do ensino e a dedicação de toda equipe de educação. Na ocasião foram anunciadas novas obras no prédio atual. Nos próximos meses devem iniciar os trabalhos de construção de mais quatro salas para dar conta da demanda existente. O valor a ser aplicado chega a R$ 800 mil.

“Nossa cidade está em uma fase de transformação. As obras de duplicação trazem mais pessoas para cá. Mais empresas estão se instalando e geram empregos e renda. Por isso estes investimentos são necessários”, afirmou Mertz. 

O secretário da Educação, Jurandir Brenner, falou da importância em oferecer um espaço mais adequado para todos. “Traz mais segurança, conforto e melhora a qualidade do ensino. Tornamos este ambiente mais prazeroso e pedagógico.”

A diretora Lidéte Legramanti elogiou o investimento e agradeceu a administração por investir na educação. “Atende a um pedido da comunidade escolar e de todo equipe que aqui trabalha. Agora teremos um espaço adequado para todos aproveitar bem o seu dia aqui no colégio.” No espaço são atendidas 65 crianças.

Por ano, a administração investe cerca de R$ 5,9 milhões na Educação, o equivalente a 26,09% do orçamento.  

 

O que foi feito

- Construção de um mini campo de futebol com grama sintética

- Playground com piso emborrachado

- Área de estacionamento

- Paisagismo com jardim

- Cobertura para proteger da chuva e sol

- Instalação de bancos e brinquedos temáticos

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação e Divulgação

Leia mais
Educação

Escolinha de Futebol integra atletas

A Escolinha Municipal de Futebol retomou as atividades em 2021 e hoje envolve em torno de 90 atletas, com idades entre 5 anos e 16 anos. As atividades ocorrem no campo do Esporte Clube Brasil (futebol de campo) aos sábados de manhã e no ginásio da comunidade de Picada Flor (futsal) às segundas-feiras à noite.

Os estudantes são divididos por categorias. Além dos treinos, eles participam de competições na região. Interessados em participar dos treinos devem procurar o professor Leandro Schneider, o popular Xavero para fazer a inscrição.

O prefeito Fábio Mertz (PP) participou dos treinos e falou da importância do projeto. “Muito bom ver o sorriso no rosto de cada uma dessas crianças. Assumimos a prefeitura com foco em uma gestão humana e empreendedora e estamos buscando promover ações que fortaleçam a nossa comunidade.”

 

Desenvolvimento sadio

Conforme o secretário de Educação, Jurandir Brenner, de um modo geral, os jovens têm a tecnologia como companheira dos seus momentos de lazer. No entanto, o esporte para crianças e adolescentes deve ser estimulado, especialmente por todos os benefícios que proporciona.

“Além do desenvolvimento motor e cognitivo, a convivência com outras pessoas e a consciência social são altamente estimuladas. Não restam dúvidas de quanto os exercícios físicos são essenciais para nos manter saudáveis.”

 

Fotos Edson Seidel

Leia mais
Educação

Pátio da EMEI Brilho de Infância será inaugurado

Obra recebeu investimento de R$ 680 mil, em recursos próprios da prefeitura  

Marques de Souza - No próximo sábado, dia 9, a partir das 9h, toda comunidade escolar está convidada a participar da inauguração das obras de reformulação do pátio da Escola Municipal de Educação Infantil Brilho de Infância. O investimento, com recursos próprios, chegou a R$ 680 mil.

Segundo a secretária da Educação, Jurandir Brenner, entre as intervenções feitas está a construção de um mini campo de futebol com grama sintética, playground com piso emborrachado, área de estacionamento, paisagismo, jardim, cobertura, bancos e instalação de brinquedos temáticos. “Estamos felizes em poder executar esta obra tão importante. Construímos novos ambientes para as crianças poderem aproveitar melhor seu tempo.”

Espaço mais adequado

A diretora Lidéte Legramanti destaca o amplo espaço pedagógico criado com as obras de remodelação do pátio. “Atende a um pedido da comunidade escolar e proporciona aos alunos mais opções para aproveitar bem o seu dia aqui no colégio. Agradecemos à administração e convidamos todos para participar, teremos várias atrações, entre elas a chegada o coelho da Páscoa.”

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), visitaram o local e enalteceram a melhora na infraestrutura. “Qualifica o atendimento, o ensino, traz mais segurança, conforto e bem-estar para todos”, destacam.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Educação

Escola recebe laboratório de informática.

Espaço ajuda a qualificar processo de aprendizagem dos alunos na Carlos Gomes

Marques de Souza – Foi instalado recentemente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes um laboratório de informática com 15 computadores. O investimento com a montagem e preparação da sala, parte elétrica, bancada, internet e um ar condicionado de 18.000 BTU chegou próximo a R$ 100 mil.

Conforme o secretário da Educação, Jurandir Brenner, o espaço é utilizado por alunos do 1º ao 9º Ano. “Podemos dizer que vivemos em um mundo digital, quanto mais oportunidades de acesso e de aprendizado os alunos tiverem, em maiores condições de igualdade eles estarão para enfrentar futuros desafios fora da escola, onde a competição por espaço acontece.”

Para o prefeito Fábio Mertz (PP) a tecnologia está fazendo parte da educação de forma remota e presencial, considerada essencial nos dias atuais. “Servirá aos alunos e professores desenvolverem as atividades pedagógicas, não só da disciplina de informática, mas de todas as outras.”

De acordo com Mertz, o laboratório era um pedido antigo da comunidade escolar. “Temos um espaço todo mobiliado e confortável para garantir um ensino de mais qualidade.”

 

Mais conhecimento

 

Segundo a diretora Emanuele Scherer, é um investimento importante, sendo cada vez mais necessário usar a tecnologia em sala de aula para desenvolver melhor o conhecimento dos alunos. Cita que a maioria das famílias têm acesso à internet por meio do celular, no entanto, o computador passa a ser um grande aliado no aprendizado.

“Através de uma internet de qualidade e infraestrutura completa eles podem adquirir mais conhecimento, criar, construir e compartilhar nas suas redes sociais e com os colegas. Por meio do laboratório eles terão autonomia para fazer pesquisas, vídeos, documentários, artigos e matérias dos mais diversos assuntos.”

 

“Melhor que o celular”

Um dos primeiros alunos a utilizar o espaço foi Luis Felipe Richter, de Linha Perau, 14, matriculado no 9º Ano. Ele não possui computador em casa e as tarefas são executadas na tela do celular.

“É uma grande oportunidade para aprender, pois a tela é maior e fica melhor de trabalhar do que no celular. Além disso, temos o acompanhamento do professor para esclarecer qualquer dúvida.”

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais
Educação

Convênio permite atender Educação Infantil

O município fez um convênio com o Governo do Estado para ampliar o atendimento na Educação Infantil. Este é feito na Escola Estadual de Ensino Fundamental Henrique Geiss, de Tamanduá, Severino Freiner, de Linha Atalho e Frei Antônio de Bela Vista do Fão.

O prefeito Fábio Mertz (PP) visitou o colégio de Tamanduá e ficou impressionado com a estrutura.

A diretora Marlise Becker aprovou a iniciativa e destaca os investimentos a serem feitos no educandário, cujo valor deve R$ 56.071,00. Será feita a troca do piso, melhorias no acesso e outras melhorias.

“Ainda temos 22 alunos matriculados, do 1º ao 9º Ano. É uma pena, poderíamos atender 150 estudantes, mas a maioria foi estudar em outras instituições. Esta mudança feita pelo município, pode no futuro reverter esta situação.”

Leia mais
Educação

Carlos Gomes recebe investimento de R$ 800 mil

Serão construídas três salas de aula e dois banheiros. Obra estará concluída em quatro meses

Marques de Souza – A área da educação é uma das prioridades da atual administração municipal. Para garantir mais conforto e abrir novas vagas no Ensino Fundamental, foram iniciadas esta semana as obras de ampliação da Escola Carlos Gomes, localizada no bairro Cidade D’ Água.

Conforme o prefeito Fábio Mertz (PP), a vencedora da licitação, a empresa Sigma Sul Eirelli vai construir três novas salas de aula e dois banheiros. O investimento em recursos próprios supera R$ 800 mil. O prédio terá 304,52 metros quadrados e deve estar concluído em 120 dias.

“O objetivo é garantir mais espaço e conforto aos alunos, tendo em vista o constante aumento no número de matrículas e necessidade de ofertar mais vagas no Ensino Fundamental.”

Este aumento na procura por vagas nas escolas municipais é justificada pelas obras de duplicação da BR-386 e o crescimento do setor industrial, o que provocou uma migração de muitas famílias ao município.

 

Melhorias

O secretário de Educação Jurandir Brenner destaca outras melhorias em andamento como a remodelação dos laboratórios de informática, ajustes na parte pedagógica e implementação do turno inverso aos alunos do 1º ao 4º ano.

“Essas ações são importantes para a nossa estrutura educacional, observando que nos próximos anos teremos um aumento na procura.” Outra obra em andamento é a remodelação do pátio da Escola de educação Infantil Brilho de Infância, cujo investimento chega a R$ 680 mil, também com recursos próprios.

Entre as intervenções previstas está a construção de um mini campo de futebol com grama sintética, playground com piso emborrachado, área de estacionamento, paisagismo, jardim, cobertura, bancos e instalação de brinquedos temáticos.

 

Para saber

A Escola Carlos Gomes atendia 30 alunos em 2004. Hoje recebe 250 alunos do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, sendo a maior escola do município. Enquanto a Educação Infantil retorna gradativamente, o Ensino Fundamental volta no dia 23 de fevereiro.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação 

Leia mais