Jurandir Brenner deixa Secretaria Municipal da Educação

Funcionário público desde 2001, ingressou como pedreiro e após duas décadas sai como Secretário da Educação

Com a aposentadoria, Jurandir Brenner, 53, optou deixar o comando da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto no último dia 30. O prefeito Fábio Mertz (PP), o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), secretários e colegas prestaram uma homenagem pelos anos de trabalho na prefeitura municipal na qual ingressou por meio de concurso público em 2001 para ocupar o cargo de pedreiro.

Ao longo de duas décadas trabalhou como Auxiliar Administrativo nas Secretarias de Administração, Obras, Educação e por três oportunidades como Secretário de Educação, sendo a primeira em 2010 até final de 2013, a segunda de 2015 a 2016 quando saiu para ser candidato a vereador tendo exercido o mandato na legislatura passada e a terceira na  atual gestão quando novamente assumiu como Secretário Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

“Além de amigo, Brenner foi sempre um funcionário e secretário exemplar. Pontual, dedicado e com muito conhecimento. Desejamos sorte na nova etapa de sua vida”, destaca Mertz.

Brenner agradeceu aos colegas e munícipes pelo convívio, pela troca de ideias, pela troca de experiências e pelos aprendizados. “Agradeço muito por todas as oportunidades que me foram dadas e por todas as responsabilidades que me foram confiadas. Saio feliz e tranquilo,  com a sensação de dever cumprido.”

Quem é o Jurandir Brenner?

Jurandir - Sou natural de Marques de Souza. Gosto das coisas simples da vida, gosto de ficar em casa com a família, no trabalho procuro ser bastante pontual, prático e objetivo visando atender a coletividade na maior brevidade possível. Não meço esforços para manter os compromissos assumidos e cobro na mesma intensidade.

Qual a sua formação?

Jurandir - Eu tenho Licenciatura em História, sou pós-graduado em Gestão Pública, em Gestão de Recursos Humanos e em Ciência Política.

E onde foi seu primeiro emprego?

Jurandir - Meu primeiro emprego foi em uma fábrica de calçados chamada INCOMEX, no ano de 1984 na localidade de Arroio do Ouro, município de Estrela. Ingressei na vida pública em 2001. Prestei concurso público para o cargo de pedreiro para o qual fui chamado em seguida.

Depois, quando as demais funções desenvolvidas?

Jurandir - Em seguida voltei aos estudos e em 2006 prestei concurso público para o cargo de Auxiliar Administrativo tendo sido chamado naquele ano onde  iniciei  os trabalhos na nova função  junto a Secretaria Municipal de Administração no Protocolo e outros setores da mesma secretaria. Também trabalhei na parte administrativa da Secretaria Municipal de Obras e no ano de 2009 pedi uma oportunidade para a Secretária Municipal da Educação. Na época, Sônia Scherer parou de exercer a função e eu assumi a área administrativa.

Quando você se tornou Secretário Municipal da Educação?

Jurandir – Ocupei o cargo em três oportunidades, sendo a primeira em 2010 por indicação da então secretária Sônia Scherer que por questões particulares  deixou a função e me indicou. Fiquei até o final de 2013. A segunda foi de 2015 a 2016 quando sai para ser candidato a vereador tendo exercido o mandato na legislatura passada e na  atual gestão novamente assumi a função de secretário.

Qual o maior desafio frente a secretaria?

Jurandir - Encontrar  o ponto de equilíbrio nos investimentos na estrutura física, pedagógica, recursos humanos, transporte escolar, alimentação escolar entre outros sem que nenhum quesito seja prejudicado e sempre possa ter valor  agregado que resulte em ganho na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Como a educação pode mudar o mundo?

Jurandir - Acredito que a mudança tem que começar dentro de nós. A educação pode nos fazer compreender o mundo em que vivemos. Dentro do nosso município têm grandes diferenças culturais e podemos mudar o mundo entendendo estas diferenças e respeitando-as, desde que  cada um de nós faça a sua parte dentro dos seus limites respeitando as diferenças.

Qual o papel da escola e dos pais na formação?

Jurandir - É um trabalho conjunto, hoje muitas crianças e adolescentes passam mais tempo com os professores do que com os pais, se não houver sintonia entre escola e família o resultado final não será bom, cada qual tem que respaldar o trabalho do outro, é muito importante que em qualquer situação  se mantenha  o diálogo, escola e família precisam estar próximas para o bem de todos e principalmente das nossas crianças e adolescentes.

Após duas décadas de trabalho, qual o aprendizado que você leva para sua vida?

Jurandir - No meu entendimento o que de mais importante fica e o que realmente levo para a vida são as vivências proporcionadas nesses anos todos com os colegas, com os alunos das escolas com os munícipes e pela minha experiência o que posso dizer é que devemos nos preparar para os nossos objetivos, porque as oportunidades vão aparecer e se você não estiver preparado não adianta se lamentar.

E os projetos futuros?

Jurandir - Nesse primeiro momento quero fazer algumas reformas e pintar a minha casa, para o ano que vem ainda não defini.

Frase destaque

“Acredito que a mudança tem que começar dentro de nós, a educação pode nos fazer compreender o mundo em que vivemos, dentro do nosso município têm grandes diferenças culturais, podemos mudar o mundo entendo estas diferenças e respeitando-as, desde que  cada um de nós faça a sua parte dentro dos seus limites respeitando as diferenças.”

Foto Giovane Weber/FW Comunicação