Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Lista de espera por vagas dos educandários Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoEducação - 13/08/2025
“Temos o compromisso de formar bons cidadãos para o futuro que queremos”
Trinta e três alunos do 5º Ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes comemoraram a formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
Durante o programa, que aconteceu por meio de encontros semanais em sala de aula, sob a orientação da instrutora, Soldado Ândria Gerevini, os alunos foram capacitados através de atividades, dinâmicas e reflexões que estimulam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fortalecem a autoestima e ensinam a tomar decisões seguras e responsáveis.
O vice-prefeito Lairton Heineck destacou, em seu discurso, que entre os diversos projetos desenvolvidos pela Brigada Militar ao longo dos seus 200 anos, o PROERD é um dos mais significativos e inspiradores.
Ele incentivou os alunos a levarem para a vida o que aprenderam nas aulas e a valorizarem os ensinamentos dos pais no dia a dia, ressaltando que, embora o mundo nem sempre seja fácil, o compromisso da sociedade é formar cidadãos melhores para o futuro.
“Sociedade mais segura e responsável”
A comandante da 3ª Companhia de Arroio do Meio, Capitã Deus Lopes, destacou a importância do Proerd como um programa que orienta os alunos para um compromisso com a vida, com a paz e com escolhas saudáveis.
“É mais do que um simples projeto de prevenção, sendo uma poderosa ferramenta de transformação social, que fortalece a parceria entre escola, família e comunidade na construção de uma sociedade mais segura e responsável.”
A secretária municipal de Educação, Sibele Thiele, também fez questão de destacar que o Proerd vai muito além de um programa educacional.
“Ele representa uma parceria sólida entre família, escola e comunidade, e sua importância não pode ser subestimada. Atua como um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, livre de violência e drogas, incentivando a reflexão e a tomada de decisões conscientes desde cedo.”
Ainda estiveram presentes o sargento Carlos Diovane Veber da Brigada Militar de Marques de Souza, o vereador Amenófis Stacke, o presidente do Consepro, Edvino Claas, a diretora Sandra Scherer, além de outras autoridades convidadas, pais e a comunidade em geral.
Destaques
A redação destaque foi das alunas Letícia Arnold e Lara de Jesus. Já Manuela Closs Bünecker e Murilo Machado foram escolhidos como estudantes destaques.
Para saber
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma iniciativa educativa que ensina crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras e responsáveis, mantendo-se longe das drogas e da violência, e promovendo escolhas saudáveis para um futuro melhor.
Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação