Ervas Medicinais e Temperos Aromáticos serão destaque na Expointer

Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer é a representante do município na feira

O Projeto Ervas Medicinais e Temperos Aromáticos, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino José Frainer, de Linha Atalho, será destaque na 45ª Expointer, em Esteio, na categoria Escola do Campo.

De acordo com a diretora Simone Zambiasi, o colégio representará a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). “O cultivo de plantas medicinais integra o projeto interdisciplinar “Práticas Sustentáveis”, que tem como objetivo oportunizar a criação e reforço de laços afetivos por parte de alunos, família e corpo docente para com o ambiente escolar, assim como renovar os sentimentos de união e troca de saberes.”

Toda comunidade foi envolvida nas ações. Além de fazer uma pesquisa sobre quais as variedades ainda são cultivadas e utilizadas como remédio no dia a dia, cada família doou mudas e raízes para ampliar a diversidade do pomar e horto da escola.

Hoje são mais de 400 mudas em desenvolvimento que serão novamente distribuídas para incrementar o plantio nas propriedades e estimular seu uso medicinal. “Ainda disponibilizamos um informativo onde destacamos formas de plantio, manejo, preparo, contraindicações e os benefícios para a saúde.”

Ainda foi realizada uma tarde de integração com a moradora Marlene Bugs para ensinar o preparo de uma receita de óleo para massagens de forma natural. Durante a feira, nos dias 27, 28 e 29, os alunos distribuirão mais de 2 mil embalagens de ervas medicinais e temperos aos visitantes. “Estes foram preparados ao longo dos últimos meses pelos alunos.”

Todo trabalho também conta com apoio da Emater/RS-Ascar. Essa é a segunda vez que a escola participa da Expointer. Em 2019, o projeto “Hortas Sustentáveis” foi selecionado.

Sustentabilidade em foco

A coordenadora pedagógica, Regiane Mallmannn, e a assessora pedagógica do Campo, Fabiana Loeblein, representantes da 3ª CRE, destacam a importância da escola em representar a entidade na feira.

“É uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido nas questões ambientais, com foco no desenvolvimento de habilidades dos alunos e o espírito de cooperação e sustentabilidade trabalhados dentro e fora do ambiente escolar.”

A escola mantém outras iniciativas sustentáveis, como a coleta de tampinhas de pet e lacres destinados a instituições ou ONGs e o trabalho com reciclagem de resíduos secos, incluindo coleta e armazenamento. O sistema de coleta de água permite a irrigação da horta.

Referência

Para o prefeito Fábio Mertz (PP), a proposta é elogiável e mostra a importância de preservar esta tradição mantida por gerações.

"Muitos dos remédios que tomamos advém de plantas. Esse projeto visa à importância da utilização das plantas medicinais como alternativa de medicamento natural, fazendo com que melhoremos a qualidade de vida da população, e o contato do aluno com o meio ambiente e também a noção de equilíbrio e sustentabilidade do meio em que estão inseridos.”

Para saber

A equipe da escola conta com sete professores, diretor, uma professora da rede municipal e duas funcionárias. O ensino fundamental possui 38 alunos matriculados, enquanto cinco crianças estão na Educação Infantil Municipalizada.

Visite!

A 45ª Expointer ocorrerá entre 27 de agosto e 4 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os ingressos custarão R$ 16 (inteiro), R$ 8 (meia entrada), R$ 40 (estacionamento de visitantes) e R$ 400 (camping para expositores). Pedestres poderão ingressar no parque entre 8h e 20h30min pelos portões 2 e 6.

Fotos Divulgação