Proerd previne o uso de drogas entre crianças e adolescentes

Objetivo é dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias.

O projeto está em andamento na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e envolve as duas turmas do 5° ano, totalizando 38 alunos.

Segundo a soldado e responsável por ministrar o curso, Kelen Anversa, o programa representa a junção de esforços entre escola, Brigada Militar,  família e comunidade com o objetivo de prevenir o uso de drogas e combater a violência.

São 10 encontros, sendo que a cada encontro é trabalhado um tema diferente, sendo disponibilizado o livro do estudante com várias atividades realizadas em sala de aula, bem como em casa com a participação dos pais.

“Todos os temas são debatidos, com a finalidade de orientar e conscientizar sobre os malefícios provocados pela dependência de substâncias químicas,  sejam elas lícitas ou ilícitas,  bem como da importância de dizer não, ser responsável, tomar boas decisões, ser bom cidadão,  como ajudar alguém em situação de Bullying,  entre outros.”

A formatura deve ocorrer ainda neste semestre, em data a ser definida.

Aliado dos alunos

Para a diretora Emanuele Amanda Scherer, o Proerd aproxima a escola da Brigada Militar, fazendo com que os alunos a percebam como uma aliada no combate a violência e as drogas.

“Participamos do projeto no ano passado, no qual formamos duas turmas, e nesse ano, teremos mais duas turmas formadas.”

Foto Divulgação