Projeto estimula plantio de frutíferas

Numa ação conjunta da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS-Ascar e Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, foi feito o plantio de 60 mudas de árvores frutíferas no parque municipal.

Com auxílio dos alunos do 9º Ano, foram plantadas as variedades de limão, laranja, bergamotas e pêssego. Segundo os professores Gabriel Nicolini e Cátia Fontana, a ideia surgiu em maio do ano passado, a partir de um diagnóstico da ausência de frutíferas nas áreas de lazer.

O objetivo é fazer com os estudantes e frequentadores do espaço ajudem a cuidar e no futuro possam usufruir de uma alimentação saudável. “Estas ações só se tornam possíveis graças ao envolvimento de todos. Agora é preciso zelar pelo pomar para que possa render bons frutos”, destaca a secretária da Educação Sibele Thiele.

Recentemente foram plantadas 100 mudas de árvores nativas no mesmo espaço para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente.

A estrutura

O parque começou a ser construído em agosto de 2020. O espaço possui 12 hectares no total, uma área situada entre a BR-386 e a ponte de divisa com Travesseiro, na lateral da Avenida Benjamin Dorr.

Atualmente o espaço conta com pista de caminhada, belvedere, área de lazer com brinquedos, iluminação, banheiros e futuramente a nova sede da Brigada Militar. Toda a área é administrada pelo governo municipal e recebeu mais de R$ 3,5 milhões em investimentos nos últimos três anos.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação