Proerd orienta para escolhas seguras e saudáveis

O programa carrega uma mensagem de valorização à vida através da cooperação entre órgãos de segurança, escolas e as famílias dos jovens

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto em parceria com a Brigada Militar realizou na última quarta-feira, dia 30, o último encontro com os alunos que participaram das aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd).

As aulas envolveram 31 estudantes das turmas A e B, do 5º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes. As aulas foram ministradas pelo soldado Marcos Adriano da Silva Zin.

Segundo ele, durante os encontros são enfatizados assuntos como respeito e responsabilidade, além dos danos causados à saúde pelo uso de álcool, cigarros e outras drogas.

“O tema abordado foi comunicação: como se comunicar de forma confiante, comunicação não-verbal e escuta ativa. Todos aprenderam a identificar diferentes formas de bullying, a importância de ter empatia e ajudar os outros.”

Para a diretora, Magda Betina Bauer, o Proerd é um programa muito importante para a continuidade da formação educacional do aluno. “Esperamos que sejam multiplicadores do aprendizado adquirido e espalhem em seu meio no dia a dia.”

Bons cidadãos

A secretária Sibele Thiele vê o Proerd como uma ferramenta imprescindível na orientação às crianças sobre as drogas e seus malefícios. “Nesse ambiente hostil que a sociedade vive, as crianças estão vulneráveis. Então o espaço escolar é adequado para que se possa ensinar, às crianças, sobre o não uso das drogas e quais são as lícitas e as ilícitas. Assim, esse programa vem acrescentar muito à educação delas.”

O vice-prefeito Lairton Heineck acompanhou a cerimônia. Para ele, o programa carrega uma mensagem de valorização à vida através da cooperação entre Polícia Militar, escolas e as famílias dos jovens. “Os alunos aprendem estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, conduzindo suas vidas livre do abuso de drogas e da violência.”

Redação destaque 5⁰ A: Aluno Vicente de Souza Heineck

Redação destaque do 5⁰ B: Thauane Luísa Meine

Melhor redação de todas: Luísa Baldissera (5⁰ A)

Aluno destaque 5⁰ A: Vitória Antunes Bergmann