Saúde e Assistência Social

O mais importante é sua saúde e bem-estar

Encontro abordou a importância da prevenção como forma de evitar o câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizou um encontro para as mulheres no Salão da OASE. A programação, alusiva ao Outubro Rosa, teve palestra com a médica ginecologista e obstetra Ritajaína de Lima Freitas, animação musical com o professor Glauco Rodrigues e sorteio de brindes doados pela Cooperativa Certel.

“Precisamos conhecer nosso corpo, nos tocar e cuidar da nossa saúde. Quanto antes a mulher descobrir o câncer, maior a chance de cura”, destacou Ritajaína. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em subdesenvolvidos.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, é o mais frequente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas no Sul (74,30 mulheres em 100 mil) e no Sudeste. A estimativa é de 66.280 novos no Brasil para 2022. A médica ainda falou do câncer de colo de útero e ovário.

Confira mais imagens do evento:
 

Fatores de risco

Ritajaína destacou os fatores de risco como obesidade após a menopausa, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, sedentarismo, entre outros. “Devem ser examinadas por um profissional experiente e fazer o rastreamento com Mamografia anualmente todas as mulheres a partir dos 40 anos até 69 anos. Caso tenham algum familiar (mãe ou irmã) com a doença, é preciso consultar 10 anos antes da idade no diagnóstico, cada caso deve ser avaliado individualmente. Em torno de 95% dos casos, quando descobertos precocemente, tem cura.”

Para o secretário Lairton Heineck, o momento foi de conscientização. “Garantimos que nenhuma mulher ficará sem atendimento. O cuidado e acolhimento são o primeiro passo para o tratamento eficaz.” Os exames podem ser marcados pessoalmente na Unidade Básica de Saúde ou pelos telefones (51) 3705-1051 ou (51) 9.9921-8759 (WhatsApp).

 

“Todo cuidado é pouco”

Dirce Schneider descobriu o câncer de mama faz sete anos e desde então está em tratamento. Apesar de estar controlado, destaca a importância do diagnóstico precoce e do cuidado diário. “Foi um susto muito grande. Hoje estou em boa recuperação. Cada mulher precisa se conhecer, se tocar e caso sinta alguma alteração, procurar apoio médico imediatamente. Somente a prevenção ajuda a evitar a doença e caso a tenhamos, quanto mais cedo fizermos o tratamento, antes estaremos curadas.”

 

Faça o autoexame

Debaixo do braço direito e esquerdo;

Toda a mama;

Por cima da mama;

Deite-se e toque-se;

Explore realizando círculos.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação