Saúde e Assistência Social

Marques de Souza recebe o selo de “Município Amigo da Vacina”

Cidade superou em mais de 20% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde

A Administração Municipal foi reconhecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul com o selo de “Município Amigo da Vacina”. A homenagem se dá devido ao esforço e empenho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Habitação e Assistência Social em imunizar  crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.

Conforme a responsável pela aplicação das doses, Maristela Fleck, a meta era aplicar 146 vacinas e já alcançamos 168. “Isso representa 20,6% acima da média estipulada pelo Ministério da Saúde. Nós enquanto trabalhadores da saúde ficamos imensamente gratos pelo reconhecimento. E devemos esse selo ao intenso trabalho em equipe que realizamos e vamos manter até o dia 22 quando a vacinação será encerrada.”

Conforme os dados mais recentes, 313 dos 497 municípios do Estado estão abaixo do percentual definido pelo Ministério da Saúde. Outro ponto que provoca alerta é a queda vacinal nos últimos anos: 53% dos municípios gaúchos alcançaram a meta em 2016. Em 2022, apenas 34% chegaram à cobertura esperada contra a pólio até o momento.

Esforço conjunto

Para o secretário Lairton Heineck, o resultado alcançado é fruto do trabalho conjunto entre os agentes da saúde, educação e população em geral. “Juntos buscamos sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia. A vacina é a forma que temos de proteger nossas crianças, por isso não medimos esforços para facilitar o acesso às doses.”

Doses aplicadas

Poliomielite

Meta – 146

Aplicadas - 168 (115,6% - 20,6% acima da média)

1ª dose – 3.710

2ª dose – 3.584

3ª dose ou 1º reforço – 2.770

4ª dose ou 2º reforço – 805

Dose única – 102

Dose adicional – 03

Atendimento

O Posto de Saúde está aberto diariamente, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h para aplicação das doses contra a poliomielite. Já para as doses de covid-19 as crianças entre 3 e 11 anos precisam agendar a aplicação pelo telefone (51) 3705.1051. Quem tiver acima desta idade pode fazer a vacina sempre às quartas-feiras, na Unidade de Saúde Central, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h.

Todo cuidado é pouco

A poliomielite é uma doença causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, e normalmente atinge crianças com menos de quatro anos. Os sintomas são semelhantes aos de infecções respiratórias (febre e dor de garganta) e gastrointestinais  (náusea, vômito e prisão de ventre). Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, capaz de causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Foto Giovane Weber/FW Comunicação