Saúde e Assistência Social

Município inicia programa para controle de Borrachudos

Aplicação de BTI busca reduzir proliferação dos insetos e desconforto para moradores

Quando é calor, são comuns também os inconvenientes mosquitos borrachudos que rodeiam as localidades cortadas por rios, córregos ou riachos. Ano após ano, quando não controlados, atrapalham a vida de todos que “se obrigam” a conviver com eles.

Pensando em facilitar o dia a dia da população a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) elaboram um plano de trabalho para aderir ao programa de aplicação do inseticida biológico Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) que dificulta a proliferação de larvas do mosquito.

“Uma limpeza correta dos rios, evitando dejetos de animais, por exemplo, aliada a preservação da mata ciliar, junto com a correta aplicação do BTI, é a receita mais eficaz para o combate dos mosquitos. Precisamos da colaboração de todos”, destaca o vice-prefeito e secretário Lairton Heineck (Republicanos).

O produto foi aplicado pela última vez em 2016. Conforme o técnico agrícola Michel Batistti e o agente de epidemias Marcelo Grohe, o BTI é um produto específico para a larva do mosquito borrachudo, que se desenvolve apenas em água corrente.

“Ele não mata o mosquito adulto, por isso sua utilização em outros locais que não tenham água corrente não fará diferença nenhuma no combate ao mosquito. O produto também não mata peixes ou outros animais aquáticos ou pragas de lavoura”, explicam.

Como evitar o borrachudo

- Mantenha a pocilga e o estábulo longe dos rios ou riachos para que eles não fiquem contaminados com os dejetos;

- Evite o desmatamento e replante trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo e para impedir o deslocamento dos borrachudos;

- Só utilize agrotóxicos com orientação técnica e evite, ao máximo, a contaminação de riachos;

- Evite a pesca e a caça e não mate os predadores dos borrachudos;

- Verifique a situação de esgotamento sanitário da sua residência para evitar a proliferação do inseto.

Sobre o mosquito

O mosquito borrachudo é um inseto da família dos simulídeos, mas que não tem nada a ver com o pernilongo. Os borrachudos gostam de voar durante o dia, com sol quente e ainda bem pequenos. A fêmea é quem dá a picada e se alimenta do sangue de mamíferos. A região da pele atingida incha porque quando o inseto pica injeta uma substância que provoca uma reação alérgica na pele.

A fêmea adulta deposita os ovos em folhas e galhos submersos em água corrente dos riachos. Os ovos viram larvas e pupas, e depois de 25 dias o borrachudo adulto sai de dentro da água. Quando a fêmea é fertilizada, procura um mamífero para picar, porque o desenvolvimento dos ovos que ela carrega depende da proteína do sangue, que pode ser o de um ser humano.

Ao contrário do mosquito da dengue, por exemplo, o borrachudo não gosta de água parada, e quanto mais sujeira houver, melhor para ele. As larvas se alimentam de matéria orgânica, por isso, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo.

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação