Saúde e Assistência Social

Em um ano, programa distribuiu mais de 8 mil medicamentos

O espaço funciona junto à Unidade Básica de Saúde Dr. Juca, no Centro, onde é possível fazer o descarte correto

Instituído em dezembro de 2021, o programa Farmácia Solidária completou um ano de funcionamento e desde então distribuiu 8,2 mil unidades.

Conforme o Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos), o objetivo é atender a população com a distribuição gratuita de medicamentos, estimular o descarte correto dos comprimidos e embalagens e diminuir a automedicação.

“Criamos um espaço junto à farmácia, onde é possível fazer o descarte com as farmacêuticas, ou caixas coletoras. Também é possível fazer a retirada dos medicamentos.”

Em um ano de funcionamento mais de 20 mil itens foram recebidos. A Farmácia Solidária possui 312 produtos cadastrados e atende hoje 118 pacientes. Num período de 12 meses mais de 8 mil medicações foram distribuídas aos pacientes e cerca de 5,2 mil foram descartadas.

Toda a medicação recebida na farmácia passa por uma triagem. O trabalho é coordenado pela farmacêutica Larissa Conte. São consultadas datas de validade, qualidade dos comprimidos e embalagens e após é feita a destinação das unidades nas prateleiras. A entrega aos pacientes ocorre apenas mediante receita médica.

Conforme Heineck, o programa auxilia muitas famílias que não encontram algum medicamento na rede privada e nem pública. “Muitas vezes quem precisa não consegue adquirir a medicação, não só por falta de recursos financeiros, mas porque o produto está em falta no mercado. Com a Farmácia Solidária, muitas vezes, conseguimos disponibilizar estes medicamentos em falta nas farmácias e que ficariam guardados até vencer. E ainda evitamos que a pessoa fique sem o remédio para seu tratamento.”

Inspiração

A Farmácia Solidária está em funcionamento desde dezembro de 2021. O projeto é inspirado em uma ação desenvolvida no município de Farroupilha, que deu origem a uma a lei 15.339/2019 de autoria da então deputada estadual Fran Somensi (Republicanos)

Em Marques de Souza o projeto foi apresentado pela Câmara de Vereadores, aprovado e sancionado como lei municipal. O espaço funciona junto à Unidade Básica de Saúde Dr. Juca, no centro, onde é possível fazer o descarte correto de medicamentos.

Como funciona

Todos os medicamentos recebidos passam por triagem e análise técnica, para ver se estão preservados corretamente, dentro da validade e próprios para o consumo. Após esta primeira análise, serão separados e disponibilizados para quem precisa. Como todo medicamento, a retirada acontece somente com prescrição médica, devidamente válida.

No local, também são aceitos remédios vencidos ou que estragaram devido ações da umidade, por exemplo. Estes terão como destino o descarte correto.

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação