Comitiva busca recursos para pavimentação

Meta é iniciar o asfaltamento de um trecho de 12 km até o Distrito de Bela Vista do Fão

O prefeito Fábio Mertz (PP), o vereador Osmar Finatto (Republicanos) e os empresários Júnior Compagnoni e Vendelino Rabaioli, de Bela Vista do Fão, estiveram em audiência com o deputado estadual Juvir Costella (MDB), em Porto Alegre.

O objetivo foi buscar apoio político para conseguir a liberação de recursos e iniciar a pavimentação da estrada entre a rodovia BR-386 e o Distrito. Costella sugeriu montar um projeto executivo com todos os custos da obra e depois estabelecer um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

“Somos parceiros e vamos ajudar a concretizar este projeto. Sabemos da importância que o asfalto tem para o desenvolvimento do município e da comunidade.” Vendelino e Júnior destacam que esta seria uma saída para manter e atrair novos investimentos para o Distrito.

“Este asfalto seria uma das maiores conquistas da nossa história. Representa menos custos e a possiblidade dos jovens ficarem e até empreenderem. Esta é uma luta de muitas décadas e com a ajuda da administração temos a certeza de conseguir alcançar o objetivo”, afirmam.

Projetos encaminhados

O município aguarda pela liberação de recursos do Governo Estadual por meio do Programa Pavimenta. No total serão investidos mais de R$ 1,1 milhão no asfaltamento de um quilômetro em direção à divisa com a cidade de Progresso.

O projeto permite o avanço do asfalto já existente na comunidade até um belvedere, ponto turístico para apreciação do rio Fão. “Ao longo do mandato faremos mais trechos de asfalto.”

O único ponto asfaltado na comunidade foi conquistado quando o distrito pertencia a Lajeado. A obra foi uma promessa de campanha do ex-prefeito Leopoldo Feldens, que ocupou o cargo entre 1993 e 1997.

A localidade fica distante 12 quilômetros da rodovia BR-386 e 25 quilômetros da área central.

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação