Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Lista de espera por vagas dos educandários Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoAdministração - 27/08/2025
Governo Federal libera 12,6 milhões para construção de ponte
Em audiência com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, o prefeito Fábio Mertz, o vice-prefeito Lairton Heineck e o vereador Júlio Cesar Kerber Cardoso, com participação do prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, por videoconferência, acertaram os últimos detalhes para a construção da nova ponte sobre o Arroio Forqueta, que ligará novamente os dois municípios.
O secretário confirmou que, nos próximos dias, será liberado o valor de R$ 12.658.000,00, recurso destinado à execução da obra. A estrutura terá 161,20 metros de extensão e 10,40 metros de largura, incluindo a demolição e remoção da ponte danificada. O prazo previsto de execução é de 14 meses.
Segundo o secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, e o deputado federal Paulo Pimenta, ex-ministro extraordinário da Reconstrução do Estado, esta é uma das primeiras obras a contar com recursos federais após a enchente, junto com a ponte entre Lajeado e Arroio do Meio.
“Na época, cerca de R$ 4 milhões já haviam sido liberados, mas o projeto precisou ser atualizado pela prefeitura de Travesseiro e, com isso, o valor foi ampliado. Agora o governo federal complementa o montante necessário”, explicaram.
As lideranças locais ressaltaram a importância da obra, que vai reunificar as duas cidades, fortalecer a economia regional e devolver segurança à travessia.
“Agradecemos ao Governo Federal pela liberação dos recursos e a todas as equipes envolvidas neste processo”, destacaram Mertz e Heineck.
Além da ponte, também foi aprovado um aditivo para estender o prazo de conclusão das obras de reestruturação final do Parque Municipal.
Entenda o caso
A ponte foi gravemente danificada em 2 de maio de 2024, quando cerca de 50 metros da estrutura foram levados pela força das águas durante a enchente, superando inclusive os danos registrados na cheia histórica de 2010.
Fotos Felipe Stefani (aéreas) e Giovane Weber/FW Comunicação