Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoEducação - 18/09/2025
Educação Ambiental ganha espaço em ação de reflorestamento
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes foi palco da primeira ação da 4ª edição do projeto “Juntos Plantando Árvores”, promovido pela Estação Semear com o apoio da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG. A iniciativa tem como objetivo promover educação ambiental com teoria e prática.
Após uma conversa em sala de aula envolvendo reflexão e dinâmicas para uma conscientização sobre a importância de plantar e cuidar das árvores, das florestas e da mata ciliar, a equipe do projeto e os estudantes seguiram até o Parque Municipal, onde realizaram o plantio de 50 mudas de árvores nativas às margens do Rio Forqueta. A proposta é recuperar a mata ciliar e proteger as encostas, duramente afetadas pela enchente ocorrida em maio de 2024.
A secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele, destacou a importância da ação para envolver os jovens e despertar neles o senso de responsabilidade ambiental, contribuindo com a recuperação e preservação de áreas próximas a cursos d’água. “O objetivo é que os alunos se sintam parte ativa da transformação do local, e que no futuro possam usufruir de um ambiente mais saudável graças ao seu esforço coletivo.”
Ambiente mais sustentável
A diretora da EMEF Carlos Gomes, Sandra Scherer, celebrou a participação da escola no projeto da Estação Semear: “Precisamos envolver os alunos e toda a comunidade na recuperação dos espaços degradados, despertar o espírito de cuidado e compromisso com a natureza e sua preservação.”
A estudante Sofia Valentina Gisch ressaltou a importância das informações compartilhadas durante a conversa com as sementes da Estação, que explicaram sobre espécies plantadas, importantes funções das árvores, maneira de plantar e cuidar das mudas, benefícios da mata ciliar e os impactos positivos que ela gera para o meio ambiente como um todo.
A coordenadora da Estação Semear, Laiza Pitol, explicou que Marques de Souza foi o município escolhido para iniciar as ações da 4ª edição do projeto. “Foram selecionadas oito instituições do Vale do Taquari este semestre para participar das atividades, que combinam educação ambiental teórica e prática com o envolvimento direto de alunos, professores e demais colaboradores.”
Para saber
A participação do município de Marques de Souza decorreu da submissão de proposta ao Edital, elaborada pela engenheira ambiental Tanara Schmidt. Cabe destacar que esta 4ª edição do Juntos Plantando Árvores conta com financiamento do Fundo Social da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG e tem apoio dos parceiros como a Cooperativa Certel, com doação de mudas e da Vital Terra.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação