Educação - 18/09/2025

Educação Ambiental ganha espaço em ação de reflorestamento

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes foi palco da primeira ação da 4ª edição do projeto “Juntos Plantando Árvores”, promovido pela Estação Semear com o apoio da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG. A iniciativa tem como objetivo promover educação ambiental com teoria e prática.

Após uma conversa em sala de aula envolvendo reflexão e dinâmicas para uma conscientização sobre a importância de plantar e cuidar das árvores, das florestas e da mata ciliar, a equipe do projeto e os estudantes seguiram até o Parque Municipal, onde realizaram o plantio de 50 mudas de árvores nativas às margens do Rio Forqueta. A proposta é recuperar a mata ciliar e proteger as encostas, duramente afetadas pela enchente ocorrida em maio de 2024.

A secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele, destacou a importância da ação para envolver os jovens e despertar neles o senso de responsabilidade ambiental, contribuindo com a recuperação e preservação de áreas próximas a cursos d’água. “O objetivo é que os alunos se sintam parte ativa da transformação do local, e que no futuro possam usufruir de um ambiente mais saudável graças ao seu esforço coletivo.”

Ambiente mais sustentável

A diretora da EMEF Carlos Gomes, Sandra Scherer, celebrou a participação da escola no projeto da Estação Semear: “Precisamos envolver os alunos e toda a comunidade na recuperação dos espaços degradados, despertar o espírito de cuidado e compromisso com a natureza e sua preservação.”

A estudante Sofia Valentina Gisch ressaltou a importância das informações compartilhadas durante a conversa com as sementes da Estação, que explicaram sobre espécies plantadas, importantes funções das árvores, maneira de plantar e cuidar das mudas, benefícios da mata ciliar e os impactos positivos que ela gera para o meio ambiente como um todo.

A coordenadora da Estação Semear, Laiza Pitol, explicou que Marques de Souza foi o município escolhido para iniciar as ações da 4ª edição do projeto. “Foram selecionadas oito instituições do Vale do Taquari este semestre para participar das atividades, que combinam educação ambiental teórica e prática com o envolvimento direto de alunos, professores e demais colaboradores.”

Para saber

A participação do município de Marques de Souza decorreu da submissão de proposta ao Edital, elaborada pela engenheira ambiental Tanara Schmidt. Cabe destacar que esta 4ª edição do Juntos Plantando Árvores conta com financiamento do Fundo Social da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG e tem apoio dos parceiros como a Cooperativa Certel, com doação de mudas e da Vital Terra.

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

09/09/2025

Estudantes podem se inscrever no Concurso Fotográfico

Leia mais
09/09/2025

X Feira do Livro valoriza a leitura e a cultura

Leia mais
05/09/2025

Formação sobre a Lei Lucas garante mais segurança nas escolas

Leia mais
04/09/2025

Abertas as inscrições para os exames supletivos

Leia mais
02/09/2025

Projeto “Desenhos que Transformam” beneficia Escola Carlos Gomes

Leia mais
01/09/2025

Mascote do trânsito é escolhido por alunos em ação educativa

Leia mais
29/08/2025

Escola realiza Encontro da Família

Leia mais
28/08/2025

Escolas recebem investimentos do Fundo Social

Leia mais
19/08/2025

MP apresenta Projeto Sinais para rede de apoio à criança

Leia mais
13/08/2025

“Temos o compromisso de formar bons cidadãos para o futuro que queremos”

Leia mais
28/07/2025

Para manter auxílio, alunos precisam preencher novo formulário online

Leia mais
26/07/2025

Escola se destaca com projetos de sustentabilidade e ciência

Leia mais
14/07/2025

Mostra Científica valoriza pesquisa, inovação e protagonismo estudantil

Leia mais
10/07/2025

Mostra de Iniciação Científica valoriza a criatividade

Leia mais
01/07/2025

Município abre inscrições para contratação de monitor educacional

Leia mais
13/06/2025

Concurso de nome para o Mascote do Trânsito

Leia mais
09/06/2025

Pedágio de Sensibilização marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

Leia mais
03/06/2025

Educação para o trânsito é destaque nas atividades escolares

Leia mais
24/05/2025

Jovens iniciam curso de robótica

Leia mais
24/05/2025

Ações reforçam a conscientização para um trânsito mais seguro

Leia mais