Notícias
INICIAL - NOTÍCIAS
Agricultura e Meio Ambiente
Encontro orienta avicultores sobre gripe aviária
A Inspetoria de Defesa Agropecuária – Departamento de Defesa Agropecuária com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Marques de Souza e Travesseiro reúne os avicultores para orientar sobre formas de prevenir a gripe aviária.
A atividade ocorre no dia 6 de julho, no CTG Caminhos da Serra, a partir das 13h30min. Segundo a médica veterinária Mariane Gomes, toda e qualquer suspeita, que inclua sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita devem ser notificados urgentemente à inspetoria.
“A gripe aviária é uma doença que tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para o Estado, por isso precisamos do apoio de todos os nossos produtores e agricultores.”
Sintomas
Dificuldade respiratória;
Secreção nasal ou ocular;
Espirros;
Incoordenação motora;
Torcicolo;
Diarreia;
Alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres.
Cuidados
Telas dos galpões e passarinheiras íntegras para que evitem a entrada de pássaros;
Corrigir falhas de vedação nos galpões;
Remoção de ninhos de pássaros nos telhados e de entulhos no entorno dos galpões que possam servir de abrigo para roedores;
Veículos devem ser desinfetados antes da entrada e na saída das granjas;
Controle rigoroso do trânsito de veículos e pessoas. Não permitir a entrada de pessoas que não fazem parte do processo de produção;
Manter registro de entrada de pessoas e veículos;
Utilização de roupas e calçados exclusivos dentro dos aviários;
Pessoas que trabalham nas granjas devem evitar ao máximo o contato com outras aves;
Controle permanente de roedores;
Proteger fontes de água e caixas d’água.
Para saber
No Rio Grande do Sul o primeiro caso da doença foi registrado em 29 de maio, também em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus, conhecida como cisne-de-pescoço-preto. O caso foi confirmado na Reserva Ecológica do Taim, no Sul.
Foto Divulgação e Texto Giovane Weber/FW Comunicação