Categorias ↓
Administração Agricultura Agricultura e Meio Ambiente Assistência Social Canto Coral Casa de Cultura Cultura Desporto Educação Educação, Cultura, Desporto e Turismo Gabinete do Prefeito Gabinete do Vice-prefeito Lei Aldir Blanc Lei Paulo Gustavo Licenças Meio Ambiente Obras PIT Saúde SISBI TurismoCultura - 12/08/2026
Exposição reúne apaixonados por orquídeas e apresenta exemplares únicos
A beleza, a diversidade e o encanto das orquídeas estarão entre os grandes atrativos da 10ª OrquiArte, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Centro do município.
A exposição reunirá mais de 400 exemplares de orquídeas, com participação de mais de 70 orquidófilos, apresentando diferentes espécies e variedades que prometem encantar os visitantes.
A programação inicia na sexta-feira, dia 21, às 13h, no Salão da OASE, com o julgamento e premiação dos mais belos exemplares expostos. Já a venda e comercialização contará com a participação do Orquidário do Vale, Passa, BW Orquídeas, SS Orquídeas e LK Cactos e Suculentas no Salão da União Centenária, onde o público poderá adquirir diferentes espécies.
A presidente da Associação de Orquidófilos, Rosângela Krüger Simonetti, destaca a importância da exposição e convida a comunidade e os visitantes a prestigiarem os espaços.
“A OrquiArte será uma oportunidade especial para conhecer a grande variedade de espécies, apreciar exemplares únicos e conhecer mais sobre o cultivo e cuidados. Esperamos todos para prestigiar essa exposição preparada com muito carinho pelos apaixonados por essas flores.”
“Cultivar me tornou uma pessoa melhor”
Entre os participantes da 10ª OrquiArte estará a SS Orquídeas, do casal Silvio e Susete Jaeger, de Mato Leitão, que há mais de 30 anos se dedica ao cultivo e à comercialização de diferentes espécies de orquídeas.
Ao longo dessa trajetória, o casal construiu uma coleção com cerca de 4,5 mil exemplares. A paixão pelas flores, aliada ao encanto pelas formas, cores e pela beleza única das orquídeas, foi o que motivou Silvio e Susete a iniciarem esse trabalho.
Segundo o casal, ainda existe a ideia de que as orquídeas são plantas difíceis de cuidar, mas esse é um conceito que pode ser desmistificado. Para eles, com os cuidados adequados, o cultivo segue princípios semelhantes aos de outras plantas.
“O mais importante é entender que elas possuem ciclos próprios. São flores que nos ensinam sobre paciência, porque precisamos acompanhar cada etapa do seu desenvolvimento e respeitar o seu tempo”, explicam.
Para Silvio, o contato com as orquídeas vai muito além do cultivo. A prática trouxe mais leveza e significado para sua rotina, mostrando o quanto essas flores podem transformar a relação das pessoas com a natureza.
“O colorido, as formas exóticas e os diferentes perfumes nos proporcionam alegria ao cultivar e acompanhar cada nova floração. Colecionar orquídeas me trouxe mais leveza e me tornou uma pessoa melhor. Acredito que elas têm o poder de melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Para saber
Estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio Master
Cooperativa Sicredi Integração RS/MG; Ouro: Eco Máquinas e Vogar Park Terras Altas; Prata: Corsan. Nossa natureza movimenta o Rio Grande; Bronze: Rabaioli Compagnoni e STR Supermercado Lajeado.
Patrocínio Cultural
Havan, Certel Cooperativa, Mondial Veículos, Delícias Ruschel, Disafe, Thérapi e Governo do Rio Grande do Sul; Apoio: Emater/RS-Ascar.
Financiamento Pró-Cultura
Governo do Rio Grande do Sul, realização: Prefeitura de Marques de Souza – Terra de Oportunidades, Associação de Orquidófilos e de Artesãos de Marques de Souza e Ministério da Cultura - Governo Federal.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

