Agricultura e Meio Ambiente

Gabinete Itinerante do Mapa realiza trabalho para apoiar agro

Após a criação do Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no estado do Rio Grande do Sul (PERSul), pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no final do mês de maio, o Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deu início aos trabalhos em prol ao agro local.

A equipe do Ministério, composta por dez servidores, realizou reunião com o vice-prefeito Lairton Heineck, o secretário Municipal de Agricultura, Diego Bazzo e demais servidores ligados à pasta na manhã de hoje.

Logo após foram feitas vistorias em vários pontos na área rural do município para entender o cenário após as fortes chuvas e cheias. A comitiva foi liderada pelo diretor de Gestão de Risco da Secretaria de Políticas Agrícolas, Jônatas Pulquério.

“O nosso objetivo é oferecer um suporte efetivo aos produtores rurais que foram duramente atingidos por essa calamidade. Estamos aqui para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para a reconstrução e recuperação do agronegócio gaúcho.”

Para Heineck, a situação é dramática para muitos produtores. “Pelo levantamento da Emater/RS-Ascar os prejuízos passam de R$ 10,8 milhões. Necessitamos de auxílio para conseguir recuperar nossas propriedades e garantir a renda para centenas de famílias.”

 

Para saber

As ações do programa serão conduzidas pelo Gabinete Itinerante, que seguem dez eixos de atuação: estradas vicinais; defesa agropecuária; assistência técnica e extensão rural; insumos agropecuários; financiamento ao setor agropecuário; seguro rural; monitoramento e comercialização de safra; reparação de instalações físicas do Mapa; estratégias de comunicação; e transparência.

 

Fotos Edson Seidel e texto Giovane Weber/FW Comunicação