Agricultura e Meio Ambiente

Marques de Souza implanta coleta seletiva de lixo

Gestão dos resíduos sólidos e destinação correta contribui com a qualidade ambiental e preza pela sustentabilidade

Com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido, incentivar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e auxiliar na preservação dos recursos naturais, a cidade passa a ter coleta seletiva de lixo a partir do dia 13.

Este novo formato de recolhimento prevê a separação do lixo em orgânico (compostável), reciclável (seco) e rejeito (comum), sendo que os resíduos deverão ser colocados em sacos separados e depositados nos locais indicados apenas nos dias e horários de coleta.

De acordo com o prefeito Fábio Mertz (PP) a implantação do programa de coleta seletiva demonstra a preocupação do governo municipal com a gestão dos resíduos sólidos, destinação de forma correta e assim contribuir com a qualidade ambiental e prezar pela sustentabilidade.

“Vamos nos antecipar ao marco regulatório e cumprir mais uma promessa de campanha. Tivemos sete empresas no processo licitatório e conseguimos uma economia muito boa, pois o valor a ser aplicado ficou bem abaixo da projeção. Agora cabe a nós, população, fazer a separação correta para alcançar o resultado desejado e necessário ao meio ambiente.”

 

Campanhas educativas

O próximo passo é intensificar os trabalhos de divulgação e educação ambiental, a fim de orientar e estimular toda população a participar ativamente do programa e realizar a separação correta dos resíduos de acordo com suas características e destiná-los aos locais adequados, nos dias e horários de coleta.

Segundo o coordenador do Departamento de Meio Ambiente, Elemar Camargo, a importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. “Quando separamos o lixo ou o que sobrou do que consumimos, facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.”

A coleta do lixo comum, ou rejeito, continuará nos mesmos moldes já feitos até o presente momento. O que muda é a coleta seletiva a qual ocorrerá uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, em toda a área urbana do município (inclui-se nesta os distritos de Bela Vista do Fão e Tamanduá).

Camargo lembra que o projeto foi apresentado à comunidade no ano de 2019 pelo Departamento de Meio Ambiente Univates, de Lajeado, através de reuniões e treinamento à líderes comunitários de diversos segmentos como comércio, Emater, Agentes Comunitárias de Saúde, líderes religiosos, recicladores e comunidade em geral.


Mudança de hábito

O vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos), enfatiza que o município inicia um processo de mudança de hábitos por meio da separação e, principalmente, da conscientização de que o cidadão é responsável pelos resíduos que gera em sua residência.

“O sucesso do programa de coleta seletiva dependerá da participação, engajamento e empenho de toda comunidade, visando um município cada vez mais limpo, organizado, sustentável e feliz de se viver.”

 

Como funciona

Coleta Seletiva

Quem mora na zona urbana ou nos distritos deve colocar na frente de casa nos dias de coleta (sempre nas quintas-feiras, a partir das 7h), o lixo reciclável.

 

Lixo comum ou rejeito

Deverão ser embalados em sacos ou sacolas plásticas e colocados na frente de casa nos dias de coleta, conforme cronograma.

 

Lixo orgânico

Este deve ser utilizado na horta, composteira ou para alimentar animais.



Separe em casa

Resíduo Reciclável (seco): jornais, papéis, revistas, papelão, cadernos, embalagens longa vida, tampas de garrafas, sacos e sacolas, garrafas PET, copos e potes descartáveis, plásticos e embalagens em geral, latas de aço, alumínio e embalagens metálicas em geral, isopor, copos, pratos e outros objetos de vidro, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, entre outros.

 

Resíduo Orgânico (compostável): restos de comida, cascas de legumes, frutas, cascas de ovos, erva mate, borra de café, sementes, restos de varrição da casa, podas de jardim, guardanapos de papel usados, entre outros.

Importante: em vez de mandar o resíduo orgânico para a coleta, faça sua composteira em casa. Use o adubo na horta, vasos de plantas e jardim.

 

Resíduo comum: lenços, bitucas, cotonetes, papel higiênico, fraldas, absorventes, entre outros.

 

Resíduos especiais

Verdes: resíduos de podas, plantas, galhos e troncos. Depositar em locais de fácil acesso para a coleta. Em caso de maiores volumes, agendar o recolhimento com a Secretaria Municipal de Obras pelos telefones (51) 3705- 1081 ou (51) 9.9615-6724 (WhatsApp).

Volumosos: móveis, sofás, colchões, camas, armários, entre outros. Se estiverem em bom estado, deverão ser encaminhados para doação. Quando não for possível a doação, o proprietário deverá desmontar o móvel e reutilizar todos os materiais possíveis. Mais informações pelos telefones (51) 9.9626-5334 (WhatsApp) ou (51) 3705-1145 com o Departamento de Assistência Social.


Construção civil: restos de concreto, tijolos, entulhos de metal, entre outros. Estes deverão ser destinados a empresas de Tele-entulho especializadas para o recolhimento e fica sob responsabilidade dos proprietários/geradores a sua contratação e pagamento de eventuais despesas.


Lâmpadas, pilhas, baterias e eletrônicos: conforme sistema de Logística Reversa (Lei Federal n° 12.305/2010), os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem receber e dar o destino final adequado dos resíduos das lâmpadas. Então procure o local onde adquiriu o produto para fazer a devolução.


Óleo de cozinha e vidros: armazene as sobras do óleo de cozinha em garrafas PET e leve até os pontos de coleta localizados: prefeitura, subprefeitura de Bela Vista do Fão e Tamanduá, Supermercado STR e AC(Centro).


Embalagens de agrotóxicos: devem ser tríplice lavadas e entregues na campanha anual de recolhimento, em parceria com a Fundação Pró-Rio Taquari, conforme calendário de divulgação.


Resíduos de saúde: sobras de medicamentos, frascos de remédios, seringas e outros materiais usados. Levar diretamente no Posto de Saúde Municipal durante todo o ano.


Fotos Divulgação