Cultura e Desporto

Cantoria mantém viva tradição de mais de 50 anos

Ao entardecer, Iracema Lucian, Carlos da Costa e Valdir Lazzaron preservam uma jornada iniciada há mais de cinco décadas em Marques de Souza: cantoria do Terno de Reis. Fundado no Distrito de Tamanduá, o trio realiza as visitas entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro.

Sob a luz da lua ou no breu na noite, passam por diversas localidades do município. “Começamos ao entardecer e tem dias que voltamos só quando o sol já nasceu. São momentos mágicos, de muita fé. Levamos mensagens de amor e esperança”, afirma Iracema.

Segundo Lazzaron, a surpresa é o grande encanto do terno. “Nossa emoção é ver o dono da casa acender a luz, abrir a porta e nos convidar para entrar. Temos pessoas que choram copiosamente enquanto cantamos. É algo que emociona e nos faz manter esta tradição.”

Da Costa vem de Lajeado todos os dias e afirma não ter problema. “É um privilégio fazer parte do grupo. Precisamos levar adiante a história e o folclore de uma das festas mais tradicionais da religião católica. Nosso maior desafio é despertar numa futura geração o desejo de cantar as músicas e se dispor a fazer o que a gente faz.”

Ao sair de cada residência, o trio recebe comes, bebes e até valores em dinheiro como forma de recompensar a visita. “Tem de tudo um pouco. Cerveja, vinho, cachaça, refrigerante, doce, cuca, linguiça entre tantas outras coisas. É um agradecimento.”

Na RBS TV

E toda dedicação fez o trio chegar a uma das experiências mais emocionantes ao longo de 50 anos de cantoria: se apresentar no Jornal do Almoço, na RBS, em Porto Alegre, neste sábado, a partir das 11h45min.

“Ficamos sem palavras e muito honrados com o convite. Precisamos agradecer ao Davi Musskopff, amigo pessoal do repórter e jornalista Giovani Grizotti, que nos fez o convite para participar. Ao prefeito Fábio Mertz e ao vice-prefeito Lairton Heineck pelo apoio e incentivo em manter vivo este projeto. Enquanto pudermos, cantaremos”, finalizam.

Mertz e Heineck destacam a importância de levar a mensagem do nascimento de Jesus Cristo. “Estas visitas espalham amor, esperança e coragem. Nos orgulhamos em termos viva esta cantoria e faremos de tudo para ela se perpetuar.”

Canto ao chegar na casa:

“Agora mesmo chegamos
Na beira de seu terreiro
Para tocar e cantar
Licença peço primeiro
Meu senhor dono da casa
Acordai se estais sonhando
Venha ver os Três Reis Magos
No seu rancho estão chegando."

Depois de acesas as luzes da casa, volta o Terno a cantar:

"Porta aberta, luz acesa
Sinal de muita alegria
Entra eu, entra meu terno
Entra toda a companhia.”

Para saber

O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação