Meio Ambiente - 01/09/2025

Mutirão promove plantio de 400 mudas nativas

Na manhã de sábado, dia 30, mais de 20 voluntários se reuniram em Marques de Souza para o plantio de 400 mudas nativas nas margens do Rio Forqueta. A iniciativa, coordenada pela professora Elisete Freitas, do Movimento Pró-Matas Ciliares, integra dois projetos de pesquisa apoiados pela Fapergs e pela CEEE e busca recuperar áreas degradadas pela enchente histórica de 2024, além de proteger as barrancas e preservar a biodiversidade da região.

No total, mais de mil mudas foram doadas pela Banricoop, por meio do projeto Cooplantar, que nasceu durante as enchentes do ano passado como forma de contribuir para minimizar os impactos ambientais. A ação conta também com o apoio da Prefeitura e da Univates.

A professora Elisete, destacou “precisamos de medidas que unam técnicas de proteção de barrancos, como o uso de engenharia natural e o plantio de espécies adequadas ao ambiente. É isso que estamos colocando em prática aqui hoje, e novas etapas deverão ocorrer em breve, especialmente no talude.”

De acordo com Cleber Porto, coordenador de marketing do Banricoop, a cooperativa mobilizou 23 voluntários para participar do plantio. “Esse projeto representa o nosso compromisso em ajudar a recuperar as áreas afetadas e em fortalecer a parceria com a Univates, visando sempre a preservação ambiental”, ressaltou.

Cuidar do futuro

“O plantio de 400 mudas às margens do Rio Forqueta é um passo importante para recuperar áreas degradadas pela enchente de 2024 e preservar a nossa biodiversidade. Com a união de voluntários, entidades e a Prefeitura, mostramos que cuidar do meio ambiente é também cuidar do futuro de Marques de Souza”, destacou o prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck.

Fotos Mateus Souza/Grupo A Hora e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Notícias Relacionadas

11/08/2025

Profissionais participam do Projeto Caminho das Águas

Leia mais
21/07/2025

Caiaqueiros promovem reflorestamento nas margens do Rio Forqueta

Leia mais