Projeto oferece bolsa de estudos com 50% de desconto

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto e a Escola Inovar Centro Educacional ( EJA - EAD), de Lajeado, firmaram uma parceria para estimular a conclusão do Ensino Médio. O projeto foi apresentado ao prefeito Fábio Mertz, vice-prefeito Lairton Heineck e a Secretária da Educação Sibele Thiele.

O diretor Gilmar Hermes destaca a oferta de Bolsas de Estudo com 50% de desconto para os alunos do Município. “As aulas são ministradas a distância (plataforma EAD), sendo apenas uma presencial ao mês. A entrega do diploma ocorre após 18 meses.”

Para Sibele, esta é uma oportunidade de buscar conhecimento e ter mais chances no mercado de trabalho. “Não importa a idade. O estudo é sempre importante, indiferente do estágio da vida. É uma plataforma moderna, com linguagem fácil e será um grande diferencial em projetos futuros”, afirma Heineck.

As aulas virtuais iniciam 48h após a matrícula e os encontros mensais a partir de 16 de março. Para se matricular é preciso ter 18 anos. Os documentos necessários são a Carteira de Identidade e CPF, comprovante de residência, histórico escolar de conclusão do ensino fundamental, número de telefone e e-mail.

Mais informações podem ser obtidas na Escola Inovar Centro Educacional pelo WhatsApp (51) 9.9601-2174.

 

Leia mais

“A prevenção é fundamental para evitar a disseminação do vírus”

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e a prevenção é fundamental para evitar a disseminação do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda uma série de cuidados e medidas que podem ser adotadas para reduzir os riscos de infestação e proliferação do mosquito transmissor.

Segundo o secretário Lairton Heineck, além das medidas básicas, como eliminar recipientes que acumulam água parada e manter caixas d'água fechadas, é importante conscientizar a população sobre a importância de manter seus ambientes limpos e livres de possíveis criadouros do mosquito.

“A limpeza regular de calhas, a correta destinação do lixo e a colaboração de todos os moradores são essenciais para controlar a proliferação do Aedes aegypti. Além disso, o uso de repelentes, telas de proteção em janelas e portas, e a manutenção de piscinas limpas e tratadas são medidas complementares que auxiliam na prevenção da dengue.”

Uma das ações desenvolvidas foi o recolhimento de pneus no Distrito de Tamanduá. Conforme o agente de epidemias Marcelo Grohe, todos precisam entender a gravidade da situação e fazer sua parte. “Embora não seja nossa obrigação dar um destino correto aos pneus, por exemplo, entendemos ser importante e fundamental auxiliar para evitar a proliferação e quem sabe até o contágio pela doença.”

 

Leia mais

Campeões do Intercamping Guri são revelados

A Associação Esportiva de Marques de Souza, em parceria com a Administração Municipal, organizou a primeira edição do Intercamping Guri. Participaram do certame quatro escolinhas da região: Futuros Craques, de Marques de Souza, Gurizada Futebol, de Forquetinha, Pratas da Casa, de Arroio do Meio e Ale, de Lajeado.

Os campeões das categorias 2009/2010; 2011/2012 e 2013/2014 foram conhecidos no sábado, dia 24, em rodada disputada no Camping do Germano, em Linha Perau.  

 

Resultados

Ale 4x2 Pratas da Casa – nascidos 2013/2014 

Ale 3x1 Pratas da Casa – nascidos 2011/2012

Pratas da Casa 0x1 Futuros Craques – nascidos 2009/2010

Leia mais

Uninter/Os Guri da 24, FF Capitão e Uninter/Borracharia do Naco são campeões

A Associação Esportiva Marques de Souza (AEMASO), em parceria com a Administração Municipal e patrocínio da Cooperativa Sicredi Integração RS/MG, realizou no sábado, dia 24, a última rodada do Intercamping para definir os campeões de cada categoria.

Os jogos ocorreram no Camping do Germano, em Linha Perau, com um público superior a 2,5 mil pessoas. O prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck, o esporte é uma ferramenta poderosa para promover a integração das comunidades e identificar talentos locais.

“Este é um dos maiores campeonatos da Região Sul. Queremos ressaltar o respeito e a organização exemplares de todos os envolvidos. Até a próxima edição.” Na categoria Força Livre o Uninter/Os Guri da 24 soltou o grito de campeão. Já no Feminino, o FF Capitão levantou a taça, assim como o Uninter/Borracharia do Naco no Sub 21.

 

Resultados

La Mafia 0x3 Tapa na Galinha – Sub 21 – Prata

O Que Importa é o que Interessa 1x3 Arroio do Ouro – Força Livre – Prata

FF Capitão 3x2 Malaguetas – Feminino

Assombrados 1x2 Uninter/Borracharia do Naco – Sub 21 – Ouro

Uninter/Os Guri da 24 1x1 Os Guri da 24 B – Força Livre – Ouro

7x6 nos pênaltis

 

Premiados

Sub 21

Revelação – Lucas Flach – Uninter/Borracharia do Naco 

Craque – Pedro Heck – Assombrados

Goleador – Gabriel Dietrich – Galatasarrafo/Valecar

Goleiro menos vazado – Renan Schmitz – Assombrados

Disciplina – Tapa na Galinha

 

Vice-campeão Prata – La Mafia

Campeão Prata – Tapa na Galinha

 

Vice-campeão Série Ouro – Assombrados

Campeão Série Ouro – Uninter/Borracharia do Naco 

 

Feminino 

Craque – Renata Zien - FF Capitão

Goleadora – Vanessa Ahne – Malaguetas

Goleira menos vazada – Lia Cardoso – FF Capitão

Disciplina – FF Capitão

 

Vice-campeã – Malaguetas

Campeã – FF Capitão

 

Força Livre

Craque – Felipe Werner – Uninter/Os Guri da 24

Goleador – Felipe Cardoso – Os Guri da 24 B

Goleiro – Talles Schossller – Galatasarrafo/Valecar

Disciplina - Uninter/Os Guri da 24

 

Vice-campeão Série Prata – O Que Importa é o Que Interessa

Campeão Série Prata – Arroio do Ouro

 

Vice-campeão Série Ouro – Os Guri da 24 B

Campeão da Série Ouro – Uninter/Os Guri da 24

 

Fotos Alexandre Labres e texto Giovane Weber/FW Comunicação

 

Leia mais

Vice-prefeito tem audiência com presidente da Assembleia

Durante viagem para a capital, o vice-prefeito Lairton Heineck esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito.

Na pauta os programas de irrigação, perfuração de poços artesianos e o pedido de apoio do parlamento gaúcho na luta do município para a resolução dos problemas decorrentes das obras da duplicação da BR-386, em especial, o trevo de acesso.

"É fundamental termos o apoio da assembleia para conseguirmos alcançar nossos objetivos e atender as reivindicações da nossa população e usuários da rodovia."

Leia mais

Comitiva busca por recursos em Brasília

O prefeito Fábio Mertz e os vereadores Wilkyns Gross e Lorival Paulo Fleck estão na capital federal para encaminhar projetos e conferir o andamento de outras demandas em vários Ministérios.

Segundo Mertz, a busca de recursos para o município é uma iniciativa importante para o desenvolvimento local. “Beneficiarão a comunidade, melhorando a infraestrutura, os serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos.”

Para ele, as propostas encaminhadas atendem às demandas da população e ajudam a promover o crescimento de todos os setores, com foco na geração de emprego e renda.

Entre as visitas realizadas esteve o gabinete do senador Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Paim (PT) e dos deputados Bibo Nunes (PL), Pedro Westphalen e Afonso Hamm, ambos do PP, além de Ministérios.

 

Audiência ANTT

 

Eles também estiverem reunidos em audiência na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com Emmanuel Valverde, Coordenador Geral de Relações Parlamentares.

Foi apresentado mais um dossiê de fotos, vídeos e demais documentos para evidenciar os erros cometidos na elaboração do projeto de duplicação da BR-386 no trevo de acesso e em vários pontos ao longo do trecho até a divisa com Forquetinha.

“Estamos acompanhando, assim como também fez o vice-prefeito Lairton Heineck, na viagem em dezembro, o projeto protocolado na ANTT pela CCR ViaSul após nossas sugestões. Inclusive, ele está sob análise para futura aprovação e execução. Diante do aumento do tráfego e riscos de acidentes, é fundamental realizar intervenções eficazes, como a instalação de sinalizações adequadas, retornos, a ampliação das vias de acesso e a implementação de medidas que melhorem a fluidez do trânsito na rodovia com segurança.”

Mertz disse ser primordial manter o diálogo e espera ter a colaboração da ANTT para juntos poderem fazer as alterações reivindicadas pelos usuários.

Leia mais

Roçadas garantem mais segurança e melhoram a trafegabilidade

O trabalho é feito às margens das estradas, tanto no interior como em trechos urbanos. A equipe conta com o auxílio de um trator equipado com uma roçadeira hidráulica articulada, roçadeiras de operação manual e soprador, facilitando a tarefa e a tornando mais rápida e eficiente.

O prefeito Fábio Mertz acompanha os serviços e ressalta que os mesmos garantem mais segurança aos motoristas, aumentam a visibilidade, principalmente em curvas e trechos sinuosos, além de contribuir para o embelezamento das vias.

“Manter as margens das estradas limpas e bem cuidadas não só melhora a visibilidade dos motoristas, permitindo uma condução mais segura, mas também ajuda a evitar acidentes e facilita o deslocamento de veículos.”

A iniciativa foi aprovada pelo morador Luiz Devites. “Estávamos aguardando por este trabalho. Ficou ótimo. Conseguimos nos deslocar seguramente e com menos riscos de sofrer algum acidente.”

 

Leia mais

Ponte pênsil é reformada no Distrito de Tamanduá

Principal meio de ligação entre as duas margens do Arroio Tamanduá, a ponte pênsil foi arrancada pela força das águas em novembro. Com isso, várias famílias passaram a enfrentar dificuldades para chegar à área de terras.

“A ponte é uma importante ligação para os residentes, permitindo o deslocamento seguro e eficiente, além de promover a conectividade entre comunidades. Ficamos felizes em podermos fazer a reforma. Esta nova estrutura ficará bem melhor, pois não balançará ao atravessarmos”, afirma o Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll.

O prefeito Fábio Mertz acompanhou as obras. “O trabalho é um compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos moradores, proporcionando condições adequadas de acesso a serviços essenciais como saúde. Ficará bem mais seguro atravessar, sem tantos riscos de acidentes”, afirmam.

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

“Pontilhão deixou passagem mais segura para todos”

A estrutura construída em Linha Tigrinho melhorou significativamente a trafegabilidade e a segurança. Segundo o prefeito Fábio Mertz, na maioria das vezes em caso de enxurradas ou chuvas acima da média, as águas invadiam o leito da estrada e deixavam várias famílias isoladas.

“A segurança dos pedestres e motoristas também foi beneficiada, pois agora há uma passagem segura para atravessar a via, evitando acidentes. Essa iniciativa sem dúvida trouxe benefícios importantes para a comunidade local.”

No local foram retirados os antigos bueiros e colocados outros com dois metros de altura para melhorar a vazão do arroio.

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Colégios recebem melhorias na infraestrutura

O pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e de Educação Infantil Pequenos Passos será totalmente remodelado. Além de novos pergolados, estão em andamento melhorias no pátio, telhados e calçamento de vias internas para melhorar o deslocamento entre os prédios.

Conforme a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele, o investimento em infraestrutura escolar é fundamental para melhorar a qualidade de ensino. “Criamos um ambiente propício para o aprendizado, com instalações adequadas e equipadas para atender às necessidades dos alunos e dos educadores.”

O prefeito Fábio Mertz visitou as obras e frisa que estas remodelações não só proporcionam um espaço mais confortável e seguro para o desenvolvimento educacional, mas também contribuem para o estímulo ao aprendizado e para a valorização da educação. O valor aplicado será de R$ 447.352,72, com recursos próprios.

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Distrito de Tamanduá recebe Posto de Saúde reformado

“Para mim era um transtorno ir para a Unidade Básica do Centro. Dependia de ônibus e sempre demorava. Agora conseguirei fazer minhas consultas e a retirada de remédios do lado de casa novamente”, comemora Sueli Kohlrausch.

A opinião é compartilhada pelos vizinhos Osvaldo e Marlene Henicka. Eles aproveitaram a oportunidade para fazer os exames preventivos e consultar. “Temos ótimos profissionais e uma infraestrutura muito boa, o que nos traz segurança e agilidade na hora da necessidade de atendimento”, afirmam.

A Unidade Básica de Saúde do Distrito de Tamanduá foi reinaugurada na manhã deste sábado. O prédio passou por reformas no telhado e na parte interna. Segundo o vice-prefeito e Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, as obras são uma medida essencial para melhorar a infraestrutura e a qualidade de atendimento.

“Feliz também em poder compartilhar este momento com os moradores e usuários. Este é nosso objetivo: qualificar o atendimento com ambiente moderno e profissionais capacitados.” O valor aplicado chegou a R$ 124 mil com recursos próprios. O prédio ainda é sede da Agência dos Correios.

Para marcar o ato de reinauguração, foi organizada uma feira de saúde com a oferta de exames gratuitos e aplicação de vacinas. A UBS a partir da próxima semana também terá atendimento médico duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras.

Atendimento eficiente

O prefeito Fábio Mertz salienta a importância da população ter um atendimento qualificado e eficiente. “A infraestrutura reflete diretamente na qualidade de vida da comunidade, promove o bem-estar e previne doenças. Portanto, é dever do governo municipal assegurar um atendimento digno e acessível a todos, por isso colocamos a saúde como uma prioridade da gestão."

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Equipe alerta para proliferação do mosquito Aedes aegypti

A Administração Municipal, por meio da Vigilância Sanitária, setor vinculado à Secretaria de Saúde, prepara novas ações para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya e ‎Zika Vírus).

Além das atividades já desenvolvidas de forma permanente, equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias trabalham com iniciativas de prevenção e eliminação de criadouros do mosquito.

Conforme o agente de epidemias Marcelo Grohe, o aumento de casos em municípios vizinhos e a proliferação dos insetos em vários pontos de Marques de Souza traz preocupação. “É fundamental que cada um de nós faça a sua parte para combater esse vetor e prevenir a propagação da doença.”

Entre as orientações a mais importante é a eliminação de locais de acúmulo de água. “Vasculhe sua casa e quintal em busca de recipientes como pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros. Mantenha-os sempre limpos e secos.”

Outra orientação é o uso de repelente e roupas adequadas. Proteja-se contra as picadas do mosquito utilizando repelentes e roupas que cubram a maior parte do corpo, principalmente durante o amanhecer e entardecer, orienta.

Colaboração

Conforme o prefeito em exercício, Lairton Heineck, em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nos olhos, manchas vermelhas na pele e dores musculares, é preciso buscar ajuda médica.

“Vamos unir forças para manter nossa cidade livre da dengue. A colaboração é essencial para proteger a saúde de todos.”

Leia mais

Inicia construção de novo pontilhão

Com o intuito de melhorar a mobilidade das famílias e evitar alagamentos na comunidade de Linha Tigrinho, a Secretaria Municipal de Obras iniciou a construção de um novo pontilhão na Linha Tigrinho.

Conforme o prefeito em exercício, Lairton Heineck, esta importante obra trará benefícios significativos para os moradores, garantir maior fluidez no trânsito e evitar transtornos causados pelas chuvas e enxurradas.

“Estamos comprometidos em investir em infraestrutura que promova o bem-estar da população, e este novo pontilhão é mais um passo nessa direção. Agradecemos o apoio de todos os envolvidos e reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando para uma cidade mais segura e acessível para todos." Os trabalhos são acompanhados pelo Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll.

Solução

O morador Volmir Mann mora a poucos metros da obra. Em dias de chuva forte, com o aumento da vazão do arroio, a rua ficava alagada e todos os moradores ficavam isolados. “Foram muitas promessas de governos anteriores e apenas agora ela foi cumprida. É um alívio para gente, pois ficamos mais seguros e com menos riscos de acidentes.”

 

 

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Reunião discute Programa RS Qualificação

O prefeito em exercício, Lairton Heineck, recebeu no gabinete o assessor especial da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gabriel Quevedo. Durante a reunião foram discutidas ações a serem implementadas com o desenvolvimento do Programa RS Qualificação. 

Conforme Heineck, um programa de qualificação de mão de obra é de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade, ao ajudar a melhorar as habilidades e a empregabilidade dos cidadãos.

“Esse tipo de iniciativa pode contribuir significativamente para o crescimento econômico local, atrair investimentos e gerar mais oportunidades de emprego. Além disso, a qualificação profissional pode elevar o padrão de vida da população e fortalecer a competitividade da região no mercado de trabalho.”

A iniciativa prevê a oferta de qualificação e capacitação nas áreas de indústria, serviços e empreendedorismo, para aumentar a empregabilidade e o faturamento de pequenos negócios.

Cursos de soldagem, elétrica predial, robótica, construção em alvenaria, técnicas básicas para o cuidado com o idoso e informática serão oferecidos, em parceria com o Sistema S. Quase 100 pessoas serão qualificadas. Ainda participou do encontro o vereador Beto Giovanella.

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais