Kelly Caroline Richter é eleita nova rainha do município

Andressa Simonetti e Natália Vitória Bonassina foram escolhidas como princesas. Corte terá a missão de destacar as potencialidades de Marques de Souza por todo Estado 

Após 12 anos, um novo concurso para escolha da corte de soberanas foi organizado pela atual Administração Municipal. O desfile reuniu 11 candidatas na Sociedade Esportiva Picada Flor.

Os jurados elegeram Kelly Caroline Richter como rainha. Ela representa o Esporte Clube Juventude. Já Andressa Simonetti e Natália Vitória Bonassina foram escolhidas como princesas e representam o Salão de Beleza New Look e a Lotérica Marques de Souza.

Elas ficarão responsáveis em destacar as potencialidades do município nos principais eventos a serem realizados nos próximos anos.

As ganhadoras receberam como premiação joias da Deusa Cristais e uma viagem para Serra Gaúcha, ofertada pela empresa Hübner e Viagens e Turismo. A atual corte era formada pela rainha Paula Artus, as princesas Lilian Arend e Larissa Pochmann e a simpatia Kelly Ludwig.

 

Noite histórica

Segundo o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), foi uma noite histórica. “Elas levarão,  além do nome, a nossa simpatia, trabalho, beleza e força da mulher marquesouzense. Desejo sorte para a nossa nova corte.”

O prefeito Fábio Mertz (PP), agradeceu pela presença de todos, autoridades e comunidade que prestigiaram o evento.

“Este desfile, após 12 anos, nos encheu de gratidão. Todas elas são vitoriosas pelo simples fato de colocar seu nome à disposição e querer representar nosso município. Parabéns à antiga corte e a atual e podem contar com o nosso apoio para realizar um trabalho intenso e bonito para destacar as nossas potencialidades.”

 

As concorrentes

Amanda Daiana Bernardi - 25 anos – representou a Farmácia da Associação Hospitalar Marques de Souza

Ana Cristina Noll – 20 anos – representou a Padaria Doce Sonho

Andressa Simonetti - 24 anos – representou o Salão de Beleza New Look

Cheila Fuchs - 23 anos – representou o Grêmio Esportivo Picada May

Eduarda Melissa Krumenauer Forster - 17 anos – representou a MF Multimarcas

Fernanda Caroline Auler - 21 anos – representou a Sociedade Esportiva Nova Aliança

Kelly Caroline Richter - 24 anos – representou o Esporte Clube Juventude

Larissa Appelt - 21 anos – representou a Loja Armazém Moda e Estilo

Morgana Dhein Mariani - 22 anos –  representou o Camping da Pedra

Natália Vitória Bonassina - 18 anos – representou a Lotérica Marques de Souza

Rafaela Giovana Fröeder - 17 anos – representou a Cerâmica Barrinha

 

Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Audiência discute alterações no projeto de duplicação

Uma comitiva composta pelo prefeito Fábio Mertz (PP), o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), o procurador jurídico Evandro Muliterno de Quadros e o engenheiro civil, Samir Batisti estiverem reunidos com o coordenador da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Região Sul, em Florianópolis.

O titular Gilmar Cardoso recebeu as demandas e pedidos tanto da Administração Municipal como de empresários, moradores e usuários da via, principalmente em torno do trevo de acesso, discutidos em audiência na Câmara de Vereadores na última semana. 

“Buscamos soluções, principalmente, para as alças das vias de acesso, diferente do que foi executado no projeto original. Temos agora que protocolar as nossas intenções para posterior análise da ANTT em Brasília. Após estas mudanças serão repassadas e discutidas com a CCR Viasul para estudar a viabilidade. Foram nos passados os caminhos. Tivemos uma luz no fim do túnel e pedimos um pouco de paciência aos envolvidos. Estamos atentos e alertas a tudo que pode acontecer. Quem mais quer a solução somos nós e todos que passam por lá diariamente e temos urgência nisso”, destacam Mertz e Heineck.

Uma nova audiência com vereadores e a comunidade deve ser agendada para apresentar os avanços e discutir as próximas ações.

 

Para saber

No trecho entre Marques de Souza e Lajeado são 20,3 quilômetros para duplicação e faltam ainda 6 quilômetros, que correspondem ao alargamento no município de Forquetinha. Entre Estrela e Lajeado, são 5,1 quilômetros para a construção da terceira pista em cada sentido.

As obras foram iniciadas no dia 1º de julho de 2021. A expectativa era que o trecho entre Marques de Souza e Lajeado ficasse pronto até o final do primeiro semestre deste ano, porém a CCR não conseguirá cumprir o prazo previsto em contrato.

A concessionária pretende duplicar, até 2030, 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios.

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Base asfáltica é preparada por empreiteira

As obras de asfaltamento da Estrada Velha, entre o EC Brasil e a Picada Flor, estão em ritmo acelerado. Na última semana foi iniciada a colocação de rochas para posterior colocação de base e camada asfáltica.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o Secretário Municipal de Obras estiveram no local e destacam a importância da obra. “Com o asfalto teremos mais uma alternativa de acessar o Centro de uma forma mais rápida e segura. Além disso, é uma forma de levar mais comodidade e desenvolvimento para o município e moradores.”

Serão aplicados mais de R$ 3,7 milhões com recursos próprios para asfaltar 2,2 quilômetros.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Município escolhe nova corte nesta sexta-feira

O desfile inicia às 19h30min, na Sociedade Esportiva Picada Flor. Onze candidatas estão inscritas

Após 12 anos, o município elege nesta sexta-feira, dia 28, a nova corte de soberanas. O desfile inicia às 19h30min, na Sociedade Esportiva Picada Flor. À noite o corpo de jurados vai dar suas notas para o teste de vídeo, desembaraço, beleza, simpatia e passarela. Conforme a coordenadora Micheline Rempel, esta será a última etapa para definir quem serão as três garotas a compor a nova corte.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), convidam toda população a prestigiar o evento. “Será um aprendizado para vida toda, pois este convívio durante a preparação gera infinitos aprendizados, amizades e vínculos. Independente de quem forem as escolhidas, teremos certeza que representarão muito bem o nosso município e suas potencialidades.”

A atual corte é formada pela rainha Paula Artus, as princesas Lilian Arend e Larissa Pochmann e a simpatia Kelly Ludwig. Logo após o desfile, inicia o baile com animação do DJ Tampinha, com ingresso gratuito.

 

Premiação

As ganhadoras recebem joias da Deusa Cristais e uma viagem para Serra Gaúcha, ofertada pela empresa Hübner e Viagens e Turismo. 

 

As inscritas

Amanda Daiana Bernardi - 25 anos – representa a Farmácia da Associação Hospitalar Marques de Souza

 

Ana Cristina Noll – 20 anos – representa a Padaria Doce Sonho

 

Rafaela Giovana Fröeder - 17 anos – representa a Cerâmica Barrinha

 

Eduarda Melissa Krumenauer Forster - 17 anos – representa a MF Multimarcas

 

Natália Vitória Bonassina - 18 anos – representa a Lotérica Marques de Souza

 

Cheila Fucks - 23 anos – representa o Grêmio Esportivo Picada May

 

Andressa Simonetti - 24 anos – representa o Salão de Beleza New Look

 

Larissa Appelt - 21 anos – representa a Loja Armazém Moda e Estilo

 

Fernanda Caroline Auler - 21 anos – representa a Sociedade Esportiva Nova Aliança

 

Morgana Dhein Mariani - 22 anos – representa o Camping da Pedra

 

Kelly Caroline Richter - 24 anos – representa o Esporte Clube Juventude

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação  

Leia mais

Alunos participam de espetáculos teatrais

Durante os turnos da manhã e tarde, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, do Bairro Cidade D’Água, Escolas de Educação Infantil Primeiros Passos e Brilho de Infância, da Escola Estadual Ensino Fundamental Henrique Geiss, do Distrito de Tamanduá, da Escola Estadual Severino José Frainer, de Linha Atalho e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Antonio, do Distrito de Bela Vista do Fão, assistiram aos espetáculos “Família Susto S/A” e “Abra a Boca e Feche os Olhos”.

Esse projeto é uma realização do Teatro Luz e Cena e Sesc Lajeado. Conforme a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thile, as duas peças artísticas mostram de forma divertida, em tempos de tantas transformações e revoluções, que o amor e a união sempre serão os principais elementos que conectam e unem as pessoas.

“Estas expressões culturais permitem que as crianças desenvolvam a expressividade corporal, exerçam a criatividade, exercitem a fala e possam se expressar da forma que elas são. Podendo assim, desenvolver habilidades que lhes permitam aprender a interagir com o meio social e com o mundo.”

 

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Novo poço beneficia 51 famílias

A perfuração de um novo poço artesiano na comunidade de Picada Serra vai beneficiar 51 famílias. Conforme o Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll, a profundidade da estrutura chegou a 504 metros e alcançou excelente vazão.

“O próximo passo é instalar a bomba e interligar com a rede atual para evitar no futuro, em épocas de estiagem, principalmente, a falta de água para abastecimento humano e de animais.”

Outra obra em andamento é a instalação de uma nova rede de água para em torno de 20 famílias na Linha Atalho. O prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), destacam a importância da obra.

“Sabemos o quanto é necessário esta obra para o produtor rural que é um pilar de nossa economia. São famílias que trabalham incansavelmente e a água é essencial para que desenvolvam suas atividades.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Dia da Paz e da Gentileza nas escolas

Cartazes, balões, lembrancinhas, abraços, beijos e muita interação entre os alunos, professores, funcionários e os pais. Assim foi marcado o dia 20, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes e Escola Municipal de Educação Infantil Brilho de Infância.

Conforme as diretoras Magda Bauer e Alexandra Schlabitz o objetivo foi incentivar a comunidade escolar a viver um dia de demonstrações de afeto, carinho, respeito e amor com todos e realçar o sentimento de paz, gentileza e empatia. “Vamos construir juntos o ambiente escolar de forma que proporcione ainda mais segurança às nossas crianças”, enfatizam.

“Que este dia seja lembrado pelo poder da positividade demonstrado por cada pessoa em transformar seu meio”, finaliza a Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thiele. 

Fotos Divulgação

Leia mais

Candidatas participam de teste cultural

Dando sequência ao treinamento das candidatas à nova corte de soberanas foi realizada mais uma etapa do concurso: a aplicação do teste cultural.

A próxima etapa ocorre na terça-feira, dia 25, para uma noite de aprimorar os conhecimentos com palestras sobre etiqueta social, comportamento, moda, cuidados com a saúde e corpo.

Segundo a coordenadora Micheline Rempel, nesta edição do concurso não será analisada somente a beleza da candidata, mas sim um conjunto de atributos para ser soberana: são eles a prova cultural, teste de vídeo, desembaraço, beleza, simpatia e passarela, tarefa árdua para jurados.

“Vamos unir beleza e conhecimento. Queremos convidar toda população a prestigiar este grandioso evento.” A atual corte é formada pela rainha Paula Artus, as princesas Lilian Arend e Larissa Pochmann e a simpatia Kelly Ludwig.

 

Desfile

A escolha da nova corte está prevista para o dia 28, a partir das 19h30min, na Sociedade Esportiva Picada Flor. Antecedendo o momento, será servido o coquetel aos jurados e convidados.

As ganhadoras recebem como premiação joias da Deusa Cristais e uma viagem para Serra Gaúcha, ofertada pela empresa Hübner e Viagens e Turismo. Logo após ocorre o baile de integração com o DJ Tampinha.

 

As inscritas

Amanda Daiana Bernardi - 25 anos – representa a Farmácia da Associação Hospitalar Marques de Souza

Ana Cristina Noll – 20 anos – representa a Padaria Doce Sonho

Rafaela Giovana Fröeder - 17 anos – representa a Cerâmica Barrinha

Eduarda Melissa Krumenauer Forster - 17 anos – representa a MF Multimarcas

Natália Vitória Bonassina - 18 anos – representa a Lotérica Marques de Souza

Cheila Fucks - 23 anos – representa o Grêmio Esportivo Picada May

Andressa Simonetti - 24 anos – representa o Salão de Beleza New Look

Larissa Appelt - 22 anos – representa a Loja Armazém Moda e Estilo

Fernanda Caroline Auler - 21 anos – representa a Sociedade Esportiva Nova Aliança

Morgana Dhein Mariani - 22 anos – representa o Camping da Pedra

Kelly Caroline Richter - 24 anos – representa o Esporte Clube Juventude

 

Foto Divulgação  

Leia mais

Após 24 anos, distrito recebe novo trecho de asfalto

Entrega oficial da obra ocorre nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 9h com presença de autoridades e moradores

“Esta obra era muito aguardada por todos. Representa desenvolvimento, melhora da infraestrutura e menos custos com manutenção dos veículos”, destaca o empresário Nei Rabaiolli.

A obra será inaugurada nesta sexta-feira, dia 21, no Distrito de Bela Vista do Fão na presença de autoridades, empresários e comunidade em geral. Pelo projeto desenvolvido em parceria com o Governo do Estado (Programa Pavimenta RS), foi pavimentado um quilômetro, entre a área central em direção a Barrinha, divisa com o município de Progresso (até o belvedere). O valor aplicado chega a R$ 1.613.987,06.

Segundo o prefeito Fábio Mertz (PP) e o vice-prefeito Lairton Heineck (Republicanos), além de estimular o turismo, traz mais otimismo aos empresários e assim conseguir no futuro gerar mais empregos e renda para todos.

“Preenche um desejo da nossa comunidade, sonhado há muito tempo. Nosso povo ordeiro e trabalhador, nosso produtor, indústrias e empreendimentos comerciais mereciam este investimento. Após seis legislaturas, entregamos esta obra num misto de alegria e alívio, pois traz qualidade de vida, transmite modernidade e anima para novos empreendedores surgirem. Agradecemos a todos os envolvidos que de uma forma ou outra colaboraram para acontecer. Muito obrigado.”

Ao longo do governo a meta é pavimentar outros trechos, inclusive no Distrito, em direção a BR-386. O único ponto asfaltado na comunidade foi conquistado quando o distrito pertencia a Lajeado. A obra foi uma promessa de campanha do ex-prefeito Leopoldo Feldens, que ocupou o cargo entre 1993 e 1997.

A localidade fica distante 12 quilômetros da rodovia federal e 25 quilômetros da área central.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

 Novas salas são inauguradas na escola Carlos Gomes

Foram construídas três novas salas e banheiros com acessibilidade. Investimento chega a R$ 883 mil

A Administração Municipal fez a entrega oficial das novas salas de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, no bairro Cidade D' Água. Ao todo foram construídas três novas salas e banheiros com acessibilidade.

Conforme o prefeito Fábio Mertz (PP), havia a necessidade de ampliar o espaço físico e dar boas condições de acolhimento aos alunos. “Vamos melhorar constantemente o ambiente de ensino. A educação é o pilar e a família é o ponto mais importante para alcançarmos cada vez melhores resultados. Este investimento garante um futuro promissor para todos, principalmente para os estudantes estarem preparados para atender as necess

O vice-prefeito e Secretário Municipal da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck (Republicanos) elogiou os trabalhos dos profissionais da educação que auxiliam diariamente para dar aos alunos e a comunidade escolar este ambiente de transformação. “Esta obra busca proporcionar maior qualidade de ensino, o pilar de formação do ser humano. Quero encerrar com uma frase de Nelson Mandela: a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

 

Eficiente e humana

A Secretária Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Sibele Thile destaca que o novo prédio possui 304,52 metros quadrados. A escola atendia 30 alunos em 2004 e atualmente passa de 300 do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, sendo a maior do município.

“Sabemos que todas as profissões são importantes, mas a educação é o pilar de qualquer comunidade igualitária e socialmente justa. Por isso, quero parabenizar o empenho de todos aqueles que no dia a dia contribuem para fazer a educação de Marques de Souza cada vez mais eficiente e humana. Parabéns a todos os profissionais da educação.”

 

Crescimento

A diretora Magda Betina Bauer citou as várias transformações do colégio desde a sua fundação em Picada Flor. Atualmente são 17 turmas. Atuam 30 professores, além de monitores, funcionárias e contamos também com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, fonoaudióloga, neuropsicopedagoga, profissional da sala de recursos e assistente social.

“Com esta obra é possível reorganizar o nosso espaço escolar e todos terem salas amplas e estruturadas. Inclusive, agora conseguimos ter um local apropriado para as aulas de música e artes. Anualmente vivemos momentos de muitas alegrias, aprendizado, experiências e partilhas. Em algumas situações aparecem obstáculos, incertezas, mas juntos em parceria continuamos na busca pelo melhor aos estudantes.”

 

Para saber

Estavam presentes na cerimônia o Secretário Municipal de Administração, Ricardo Kich, Secretário Municipal da Agricultura Diego Bazzo, o Secretário Municipal de Obras Marcelo Stoll, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social, Liane Parise Nardino, a presidente da câmara municipal de vereadores, Sandra Scherer, os vereadores Osmar Finatto, Lorival Paulo Fleck, Rudi Heid, Rubens Heineck, Roberto Kremer e Amenófis Stacke e a presidente do Círculo de Pais e Mestres (COM), Patrícia Agnete Arend de Castro.

 

Fotos Giovane Weber/Divulgação/Agora no Vale

Leia mais

Calçamento da Rua 4 de Setembro ganha forma

Com a liberação do recurso de R$ 250 mil, intermediada pelo parlamentar Maurício Dziedricki  (Podemos), a Rua 4 de Setembro teve continuidade no seu calçamento com blocos de concreto. No total serão aplicados R$ 556.400,68.

O prefeito Fábio Mertz (PP) e o Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll, estiveram na rua para vistoriar os trabalhos. “Está ficando bonito. Além de melhorar a trafegabilidade, ajuda a valorizar os imóveis e aumenta a qualidade de vida dos moradores”, destacam.

A primeira etapa está concluída e foi realizada com recursos de uma emenda parlamentar de R$ 238,7 mil, de autoria do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) e contrapartida da prefeitura.

 

Fotos Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Estradas do interior recebem manutenção

Mesmo com precipitações pluviométricas abaixo da média, o que dificulta os serviços de reparação e manutenção das estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Obras tem trabalhado no reparo em algumas localidades no interior do município.

Nas últimas semanas foi feita a recuperação em Linha Atalho e Vasco Bandeira entre a rodovia BR-386 e o Distrito de Bela Vista do Fão. Segundo o secretário Marcelo Stoll entre os trabalhos executados estão o patrolamento, limpeza de valetas, bueiros e colocação de material.

“Essas ações buscam garantir melhor trafegabilidade, oferecer mais segurança e conforto para moradores e produtores dessas localidades, viabilizando o escoamento da produção agrícola no interior do município.”

Outra localidade atendida é a de Picada Flor onde foi feito patrolamento, limpeza e colocação de material e Linha Perau, que recebeu o serviço de roçada.

 

Serviço aprovado

Os moradores Renivo Spich e Solange Kehl, de Linha Atalho aprovaram o serviço executado pelas equipes.

“Temos muito movimento de caminhões nas estradas para fazer o escoamento da produção e trazer matéria-prima como ração aos animais. Ficou muito bom, acredito que não teremos problemas durante o inverno”, afirmam.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Praça recebe melhorias e pintura

Um tradicional ponto de encontro das famílias, principalmente aos fins de semana no Distrito de Bela Vista do Fão, a praça localizada em frente a Igreja Católica Nossa Senhora de Lourdes, recebeu melhorias nos últimos dias. Conforme o Secretário Municipal de Obras, Marcelo Stoll, no local foi feita a pintura dos cordões, meio fio e das faixas.

“Estas melhorias deixam o ambiente mais bonito e organizado para receber os moradores e visitantes. Ainda realizamos uma vistoria nos banheiros e bancos. É um dos pontos turísticos do distrito e muito frequentado, por isso sempre tentamos cuidar bem.”

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Abertas inscrições para seleção de professores

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer abriu Processo Seletivo Simplificado para o cargo de professor de e Educação Física e de Português. A carga horária é de até 22h semanais. O vencimento varia de R$ R$ 2.675,48.

A contratação será pelo prazo determinado de 06 (seis) meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, considerando a permanência da situação precária.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo Setor de Protocolo, junto à sede da prefeitura municipal, na Rua Getúlio Vargas, número 796, Bairro Centro, até o dia 14 de abril, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h. Informações pelo telefone (51) 3705-1122.

O edital completo está no link: https://marquesdesouza.rs.gov.br/share/edital-no-022-abre-inscricoes-contrato-emergencial-professor

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais

Picada Serra terá novo poço artesiano

Para auxiliar no abastecimento de água na localidade de Picada Serra a Administração Municipal vai fazer a perfuração de mais um poço artesiano. As obras devem iniciar nos próximos dias pela empresa vencedora da licitação.

Conforme o prefeito Fábio Mertz (PP), o objetivo é garantir que as famílias não enfrentem escassez de água, principalmente no verão e assim possa prejudicar a produção primária baseada na criação de aves e gado leiteiro.

“A gente faz por que a função do gestor é trabalhar para o bem da sua comunidade e a água potável sempre foi uma prioridade. Com a construção do novo poço artesiano conseguiremos sanar uma possível falta de água que possa ocorrer em partes da localidade.”

Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras abriu uma estrada de acesso e assim permitir a entrada da máquina perfuratriz.

 

Foto Giovane Weber/FW Comunicação

Leia mais